EDSONCAN escreveu:Aqui ja usamos 0102 para alguns casos, bga´s e etc, o único que monta isso para nos é o Fernando da Playtec, considero ele um mestre nesse assunto, ultima vez montou um holter com medição de respiração.
Recentemente a Sigma montou algumas pcb´s de Lora e Sigma com esse tamanho mas usa estencil.
A maioria das vezes usamos 0603 e 0805, mas temos workstation´s, microscopios e etc mas esse tamanho da para montar tranquilamente.
Comprei o microscópio para trabalhar com SMD. Alterei o ajuste para uma distância com cerca de 10cm entre a peça e o microscópio.
Fiz um suporte para o microscópio que quase não transfere movimentos na mesa e a imagem nem fica vibrando.
Nessa base há um "fixador de componente SMD no local onde deve ser soldado". Algumas idéias vieram do YouTube.
Com esta pesquisa, estou vendo que o mais fácil é componente 1206. O mais comum é componente 0805.
Acho que, para os meus protótipos, o mais recomendável é o 0805.
Tenho resistores e capacitores com 1206 e 0805, além de diversos transistores e CIs.
Quando faltar algum componente, considerarei estas medidas.
Vídeo do meu dispositivo para soldar SMD
https://youtu.be/-AHi6uc6-zEMOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain