Esse negócio de tema é uma coisa complicada. Quando estava na faculdade, eu percebia que os professores viviam numa pequena bolha e não conseguiam enxergar além dela. Como é uma universidade federal, é tudo professor concursado com muitos anos de dedicação exclusiva à universidade. E muitos têm pouco contato com o mercado e a indústria, em muitos eu sequer vi interesse de se atualizar quanto a estes aspectos (prá quê, se ele é funcionário público concursado?). O universo deles se resume a participar de congressos onde os últimos tópicos de pesquisa de ponta são mostrados.
Por exemplo, eu estava fazendo um projeto integrado que foi parte do meu TCC, cujo objetivo era monitorar geladeiras que armazenam bolsas de sangue. O problema é simples e atual: as bolsas de sangue devem ser armazenadas em geladeiras e a temperatura deve ser monitorada. Existem normas rígidas que especificam esta temperatura, e se ocorrer um problema na refrigeração, as bolsas devem ser descartadas. E geladeiras pifam, enquanto a demanda por sangue é maior que a capacidade de arrebanhar doadores. O projeto tinha como objetivo monitorar a geladeira, e se identificasse algum desvio que indicasse algum problema, gerava uma série de avisos por email, sms, o que for, prá alertar os operadores e resolver a situação antes de perder o sangue, simples e muito útil.
Uma partezinha do projeto monitorava se a geladeira tinha energia, se a energia acabasse, gerava alarmes. Foi o suficiente para o orientador pirar. Ele queria que eu fizesse um circuito que medisse a qualidade da energia, gerar uma quantidade bem grande de informações, e cruzar com informações de falhas do refrigerador utilizando mineração de dados, a fim de poder traçar uma metodologia que pudesse prever com precisão quando o refrigerador iria dar defeito e realizar manutenção preventiva no motor do compressor. O problema aqui são dois: eu não conseguiria gerar números em tempo hábil prá fazer essa masturbação matemática, e o custo do circuito que teria que colocar em cada refrigerador prá monitorar a qualidade de energia sai mais caro que agendar uma manutençaõ preventiva uma vez por ano. Só que colocar um circuitinho besta que identifica se tem 220V na tomada da geladeira não gerar paper, enquanto aquela parafernalha e algoritmo de mineração de dados dá um paper bem bonitão que poderia levar o orientador prá passear em algum congresso...