Consigo rotear vários IPs numa sub-rede c/ apenas 1 canal ?

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Consigo rotear vários IPs numa sub-rede c/ apenas 1 canal ?

Mensagempor andre_luis » 05 Mar 2018 14:45

Olá pessoal,

O ultimo projeto que fiz, foi de tal modo que cada placa receberia um IP fixo pela rede Wi-fi do cliente dele, num máximo de 15 placas na mesma rede (vamos supor, 192.168.x.---). Até aí, tudo estava indo bem, quando o sujeito - alegando não ter como garantir no cliente dele a reserva desses IPs, (pois quase sempre sao os mesmos roteadores da rede de TV a cabo) me pediu para que ao invez dele ter de configurar o IP de cada placa para cada instalação, agora gostaria de uma atribuição automatica do IP, no caso DHCP. Mas isso representa um problema pra mim, pois fiz todo o endereçamento de cada placa amarrado pelo proprio IP, ou seja, além da placa ser endereçada por aquele IP, por uma questão de segurança, ela também responde ao chamado da aplicação do celular com o codigo de status "2xx" HTTP associado á esse IP, ou seja, o sufixo desse código está amarrado ao IP da placa.

Para resolver essa demanda, ou eu mexeria novamente tanto no firmware da placa como também no aplicativo do celular, ou então pensei em fazer isso via um segundo roteador, ou seja, enquanto esse meu roteador+placas já sairia pre-configurados para a instalação com os 15 IPs configurados numa rede interna (192.168.y.---), em campo ele teria apenas que deixar o 2o roteador se conectar á rede do cliente, como abaixo.

ip.png

Como sou leigo nesse assunto de conectividade, pergunto: Isso seria viável, ou teria de mexer também com a porta de cada placa ?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Re: Consigo rotear vários IPs numa sub-rede c/ apenas 1 cana

Mensagempor xultz » 05 Mar 2018 15:17

Cara, vou tentar ajudar, mas já adianto que não entendi direito teu problema porque não entendi direito como teu sistema funciona.
Uma opção que você tem é reservar um IP no servidor DHCP para um determinado dispositivo. Obviamente isso depende do servidor ter essa capacidade, mas (me parece) quase todos têm. Sabendo o número MAC do dispositivo de rede, no servidor DHCP você escolhe um IP para este dispositivo e o servidor não dá esse IP prá mais ninguém.
Uma outra coisa que você pode fazer é criar um sistema de identificação de dispositivos. Imagine que um computador (ou um dispositivo embarcado na rede) que possui IP fixo fica escutando um porta. Cada vez que um dos teus dispositivos entra na rede, se conecta neste computador e manda um pacote dizendo quem ele é e qual IP ele ganhou. Assim você tem como saber quem está na rede e em qual IP. Se este computador não puder ter um IP fixo configurado para ele, você pode fazer um sistema em que os dispositivos enviam um pacote em broadcast numa porta que você escolher, o computador recebe este pacote e se comunica com o dispositivo e eles trocam informação de quem é quem e qual IP ganhou.

Por ora, foram as ideias que tive, mas não sei se elas se aplicam ao teu caso, porque não entendi direito a tua necessidade.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor vtrx » 05 Mar 2018 17:50

Também não entendi o seu sistema,mas acho que voce pode usar o 'nome' da máquina em vez de IP fixo.
vtrx
Dword

Mensagempor andre_luis » 05 Mar 2018 19:40

Pessoal, obrigado pelas respostas, mas vou tentar esclarecer um pouco mais a situaçao.

O que ocorre é que tenho até 15 placas ESP8266 que na configuração atual (somente o roteador Wifi da figura acima á esquerda) ficam em IP's fixos na rede do cliente do cliente; chamemos de instalação, rede essa onde estão pendurados outros dispositivos com regra de atribuição DHCP. Afim de ter uma noção de quantos IPs estariam loteando o roteador na instalação e em que regiões da mascara (tipo, no fim ou no começo do 4o octeto), orientei o instalador do cliente á baixar o programa FING, e procurar uma região desse octeto onde a politica de atribuição de IP do roteador dele dificilmente alcançaria, e isso tem funcionado até então. Porém, em algumas instalações há muitos dispositivos pendurados simultaneamente e muitos aparentemente em IPs realmente aleatórios sem uma logica clara de porque não seguir uma sequencia crescente ou decrescente, atrapalhando assim o funcionamento do sistema, que pressupunha um espaço livre para aqueles meus 15 IPs fixos consecutivos.

Bom, se entendi bem sua sugestão, eu teria de ter acesso ao roteador do cliente, o que nem sempre é possivel; Por isso pensei em, se eu usasse um roteador proprio definindo dentro dele os IPs fixos internos sem risco de conflito, talvez nesse roteador algum roteamento tipo, o numero da porta xxxx+1 redirecionaria para o IP fixo interno 192.168.y.1 da placa 1, e a porta xxxx+10 redirecionaria para o IP fixo interno 192.168.y.10 da placa 10. Quanto á sugestão do pacote em broadcast isso poderá ser um problema, pois a cada segundo escaneio as placas para "escutar" se há algum alarme acionado, e nesse caso aí o comando seria supostamente envioado para os 255 IPs daquela rede simultaneamente.

Mas vamos supor, eu de dentro da rede interna do meu roteador, consigo saber facilmente (tipo via Web interna) qual é o IP externo desse roteador, ou isso é um recurso especifico de cada roteador e teria de estudar caso a caso?
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor xultz » 06 Mar 2018 08:20

Cara, vamos partir do seguinte pressuposto: teus dispositivos estarão numa rede que serve DHCP, e você não tem acesso à configuração deste servidor DHCP. Ou seja, teus dispositivos vão receber um IP e você não tem controle sobre isso. A minha sugestão prá trabalhar por broadcast é a seguinte:
Você cria um dispositivo que vai ficar a a cargo somente de organizar teus dispositivos. Vou chamar este dispositivo de "alfredo". O que o alfredo faz: quando ele liga, pega um IP por DHCP (normal), e fica esperando por pacotes de broadcast na porta 37419 (eu acabei de digitar este número com os olhos fechados, não tem nada de especial nele). E você cria os dispositivos que são os sensores/atuadores/whatever que vão fazer o trabalho efetivo. Vou chamar estes dispositivos de "zezinhos". Quando você liga um zezinho, ele pega um IP por DHCP (normal), e manda um pacote por broadcast para a porta 37419, informando quem ele é, que IP pegou, e coisas do tipo. O alfredo, ao receber o pacote, responde dizendo ao zezinho qual é o seu IP, e pode mandar mais informações que possam ser úteis. A partir daí o alfredo guarda a informação do zezinho, e se precisar falar com ele, sabe em qual IP deve chamá-lo. E o zezinho, quando tiver alguma informação que precise mandar prá frente, manda pro alfredo, porque sabe o IP dele.
Mais ou menos assim.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor andre_luis » 06 Mar 2018 09:00

Valeu pela dica, que de cara não entendi direito, mas tudo bem, é culpa do meu raciocinio; vou reler algumas vezes pra captar a 'essencia' da coisa.
Obrigado.
andre_luis
Dword

Mensagempor vtrx » 06 Mar 2018 17:46

Não tem como o software no celular não ficar dependente dos IPs das interfaces?
vtrx
Dword

Mensagempor Eduardo Augusto » 06 Mar 2018 18:07

Se entendi você quer fazer com que seus dispositivos se encontrem em uma rede com DHCP?

existe service/device discovery.

Uso service discovery, em linux para achar/conversar/configurar equipamentos em redes desconhecidas, ao receber um IP do DHCP publico um "serviço" na rede.
Dai é só diferenciar qual serviço, se é uma central ou um cliente e tomar suas ações.

Algumas tools de exemplo que vc deveria ver são avahi e apple bounjour.

Edit
Acho que não entendi você, mas entendi o xults.
Não é possível dormir com todas mulheres do mundo, mas deve-se fazer o esforço.
Eduardo Augusto
Byte

Voltar para Assuntos Gerais