por xultz » 02 Mar 2018 08:38
A iniciativa é interessante. Olhando por cima, esse microcontrolador é mais ou menos equivalente a um PIC16F84 que foi lançado há... 25 anos. Ah, que tristeza...
Algumas coisas que não gostei de cara, foi primeiramente a disposição dos pinos de Vcc e GND. Atualmente, pinos de alimentação que não são adjacentes são definidos por pessoas que nunca fizeram uma PCI na vida. Eu sei que internamente é mais fácil rotear o CI colocando os pinos de alimentação em pinos o mais opostos o possível, mas é mais importante facilitar a vida de quem vai usar o CI do que quem vai rotear o CI.
Me incomoda um set de instruções tão reduzido. A Microchip quando lançou os PICs se gabava ao dizer que ter só 35 instruções era uma mega vantagem, mas os PICs foram só ganhando instruções porque os códigos estavam ficando cada vez maiores e mais lentos... Então este aí com 24 instruções, sei lá.
Eu achei profundamente estranho o microcontrolador não ter nenhuma comunicação serial, sem USART, nem SPI, nem I2C, nem nada. Parece que a idéia é usar em situações puramente analógicas, já que ele tem muitas funções analógicas (inclusive de espelho de corrente, eu não entendi muito bem como usar neste CI, mas achei a idéia bem inovadora), e não digitais. Sei lá qual é o mercado que eles esperam atingir com este CI.
O que é urgente é a pessoa que fez o datasheet aprender a mexer direito com o Latex, porque a formatção tá confusa, e estudar um pouco de tipografia, porque aquela fonte serifada usada no texto é uma desgraça...
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.