Pergunta aos engenheiros

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Pergunta aos engenheiros

Mensagempor edsont » 27 Dez 2017 12:25

No capítulo que aborda a construção de um motor de corrente contínua aparece:

"Para prolongar a vida do motor, coloque uma barra de ferro ou de aço entre os pólos do imã, quando ele não estiver em uso"1

Tá certo?

1Kenedy Jr.,Tom; Divirta-se com a eletricidade (original norte-americano: Fun With Eletricity); p.49; Seleções Eletrônicas, 1976.
edsont
Word

Localização: Araraquara-SP Brasil - Terra - Sistema Solar - Via Láctea

Re: Pergunta aos engenheiros

Mensagempor KrafT » 27 Dez 2017 13:35

Não tenho o livro, mas poderia ser para não magnetizar o rotor/estator. Por outro lado, os milhões de motores de ímã permanente que exitem por aí não tem nada disso.
Podes compartilhar o desenho do motor em questão?
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor edsont » 27 Dez 2017 15:31

KrafT escreveu:Não tenho o livro, mas poderia ser para não magnetizar o rotor/estator. Por outro lado, os milhões de motores de ímã permanente que exitem por aí não tem nada disso.
Podes compartilhar o desenho do motor em questão?

Faria sentido se o rotor não fosse de madeira (carretel de linha).
Eu entendi que era para aumentar a vida do imã.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
edsont
Word

Mensagempor KrafT » 27 Dez 2017 21:02

Tem que dar um desconto para essas literaturas mais antigas. Talvez fosse mesmo o material do ímã, ou superstição, vai saber...

Se você for ver literaturas da época, uma lâmpada série era proposta com os bornes não isolados e expostos, sem nenhum alerta sobre possíveis choques elétricos. Mas enfim, que desenho lindo... Eu tinha seis anos na época e já arrancava transistor do rádio de meu pai para corta-los ao meio com machado para ver o que tinha dentro. Bom, os AC187 e AC188 tinham uma gosma branca, que mais tarde descobriria se chamar de pasta térmica
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor edsont » 27 Dez 2017 21:35

KrafT escreveu:Tem que dar um desconto para essas literaturas mais antigas. Talvez fosse mesmo o material do ímã, ou superstição, vai saber...

Se você for ver literaturas da época, uma lâmpada série era proposta com os bornes não isolados e expostos, sem nenhum alerta sobre possíveis choques elétricos. Mas enfim, que desenho lindo... Eu tinha seis anos na época e já arrancava transistor do rádio de meu pai para corta-los ao meio com machado para ver o que tinha dentro. Bom, os AC187 e AC188 tinham uma gosma branca, que mais tarde descobriria se chamar de pasta térmica

Eu também abri um desses transistores, meu pai tinha uma oficina de eletrônica e eu pegava o que estava "queimado". O meu preferido era o 2N3055 que eu tentava transformar num gerador solar.

Quanto ao livro eu ficava babando quando via o anúcio dele nas revistas do meu pai por causa do projeto de uma bobina de Tesla. Só ganhei o livro muito tempo depois. acho que eu tinha uns 12 anos, mas não tinha dinheiro para montar nada.

A dúvida sobre o imã eu tenho desde a primeira vez que li, mas não tinha pra quem perguntar. Estes dias lembrei dela quando apareceram alguns videos de moto contínuo no youtube.
edsont
Word

Mensagempor mrgadotti » 28 Dez 2017 07:19

edsont escreveu:
KrafT escreveu:Tem que dar um desconto para essas literaturas mais antigas. Talvez fosse mesmo o material do ímã, ou superstição, vai saber...

Eu também abri um desses transistores, meu pai tinha uma oficina de eletrônica e eu pegava o que estava "queimado". O meu preferido era o 2N3055 que eu tentava transformar num gerador solar.

Quanto ao livro eu ficava babando quando via o anúcio dele nas revistas do meu pai por causa do projeto de uma bobina de Tesla. Só ganhei o livro muito tempo depois. acho que eu tinha uns 12 anos, mas não tinha dinheiro para montar nada.

A dúvida sobre o imã eu tenho desde a primeira vez que li, mas não tinha pra quem perguntar. Estes dias lembrei dela quando apareceram alguns videos de moto contínuo no youtube.

2N3055 era o clássico da caixa de componentes queimados da eletrônica... Também tinha muito daqueles transistores de saída horizontal de TV, o BU208 de metal. Caixa de sucata era a festa com as revistas Antena e Eletrônica Total. :D
mrgadotti
Byte

Mensagempor edsont » 28 Dez 2017 08:15

Pra quem quiser matar saldades ou conhecer as grandes revistas de eltrônica dos tempos pré-MCU dêem uma visitada no Blog do Picco:

https://blogdopicco.blogspot.com.br/
edsont
Word

Mensagempor mrgadotti » 28 Dez 2017 08:39

edsont escreveu:Pra quem quiser matar saldades ou conhecer as grandes revistas de eltrônica dos tempos pré-MCU dêem uma visitada no Blog do Picco:

https://blogdopicco.blogspot.com.br/

Pra mim foi um grande aprendizado lendo revistas de eletrônica. É uma pena que não existem mais publicações no Brasil.
mrgadotti
Byte

Mensagempor pamv » 28 Dez 2017 10:23

Eu ainda peguei a era das válvulas, dos rádios com "olho mágico" e das TVs que precisavam de um estabilizador por causa delas.Estraguei muita coisa do meu pai e quebrei muita válvula para ver como eram por dentro.

Para quem quer matar a saudade daqueles bons tempos também vale a pena uma visita ao site do Newton Braga, acho que colocou lá todos os projetos publicados na Saber Eletrônica e nos livros dele http://www.newtoncbraga.com.br
pamv
Word

Mensagempor andre_luis » 28 Dez 2017 15:06

mrgadotti escreveu:Pra mim foi um grande aprendizado lendo revistas de eletrônica. É uma pena que não existem mais publicações no Brasil.

É uma pena que a eletronica literalmente não exista mais no Brasil, ao menos como antes.
Nenhum hobbista de hoje iria se interessar em montar um radio FM com componentes discretos quando pode comprar um par de transceivers por alguns trocados.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor vtrx » 28 Dez 2017 16:47

Bom, os AC187 e AC188 tinham uma gosma branca, que mais tarde descobriria se chamar de pasta térmica

Hilário!
Eu também fazia isso,mas esmagando com um alicate,e sempre achei que era uma 'aguinha' que tinha dentro...
vtrx
Dword

Mensagempor MOR_AL » 28 Dez 2017 17:14

Cheguei a aprender válvulas no terceiro ano da faculdade, em 1974. Os parâmetros das válvulas não têm quase variações, como os dos transistores. O (mi) da 12AU7 era 17, salvo esquecimento. Cheguei a projetar um amplificador de áudio para a guitarra com as famosas válvulas de saída EL-34, com as grades banhadas a ouro.
Relembrar é viver outra vez... Hehehe.
Bons projetos.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 28 Dez 2017 17:22

andre_teprom escreveu: ...

É uma pena que a eletronica literalmente não exista mais no Brasil, ao menos como antes.
Nenhum hobbista de hoje iria se interessar em montar um radio FM com componentes discretos quando pode comprar um par de transceivers por alguns trocados.

Ainda quero projetar um Dip meter transistorizado e um medidor de Q de indutores. Mas hoje tem tantos tutoriais na Net, que a gente demora para escolher um dos processos.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor mrgadotti » 29 Dez 2017 07:38

andre_teprom escreveu:
mrgadotti escreveu:Pra mim foi um grande aprendizado lendo revistas de eletrônica. É uma pena que não existem mais publicações no Brasil.

Hoje vivemos na geração Arduíno, mas mesmo assim ainda são poucos hobbistas. Mesmo colegas de mestrado, trabalho ou mesmo radioamadorismo, vejo poucos mexendo.
Já tive o prazer de montar um transceptor QRP para a faixa de 40M e fazer um contato usando telegrafia, foi a maior alegria de ver que funcionava.

Lembro das histórias do meu pai que tinha que ir até uma cidade vizinha só para comprar uma revista e componentes eletrônicos.
mrgadotti
Byte

Mensagempor mrgadotti » 29 Dez 2017 07:44

MOR_AL escreveu:
andre_teprom escreveu: ...

Ainda quero projetar um Dip meter transistorizado e um medidor de Q de indutores. Mas hoje tem tantos tutoriais na Net, que a gente demora para escolher um dos processos.
MOR_AL

Cheguei a montar um dip meter com a válvula 6C4, funcionou e cheguei a sintonizar algumas bobinas para encurtar uma antena de 80 m (3,7 MHz). Válvula que retirei da caixa de sucata e alimentei diretamente da rede 220V.
mrgadotti
Byte

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais