Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie
KrafT escreveu:Não tenho o livro, mas poderia ser para não magnetizar o rotor/estator. Por outro lado, os milhões de motores de ímã permanente que exitem por aí não tem nada disso.
Podes compartilhar o desenho do motor em questão?
KrafT escreveu:Tem que dar um desconto para essas literaturas mais antigas. Talvez fosse mesmo o material do ímã, ou superstição, vai saber...
Se você for ver literaturas da época, uma lâmpada série era proposta com os bornes não isolados e expostos, sem nenhum alerta sobre possíveis choques elétricos. Mas enfim, que desenho lindo... Eu tinha seis anos na época e já arrancava transistor do rádio de meu pai para corta-los ao meio com machado para ver o que tinha dentro. Bom, os AC187 e AC188 tinham uma gosma branca, que mais tarde descobriria se chamar de pasta térmica
edsont escreveu:KrafT escreveu:Tem que dar um desconto para essas literaturas mais antigas. Talvez fosse mesmo o material do ímã, ou superstição, vai saber...
Se você for ver literaturas da época, uma lâmpada série era proposta com os bornes não isolados e expostos, sem nenhum alerta sobre possíveis choques elétricos. Mas enfim, que desenho lindo... Eu tinha seis anos na época e já arrancava transistor do rádio de meu pai para corta-los ao meio com machado para ver o que tinha dentro. Bom, os AC187 e AC188 tinham uma gosma branca, que mais tarde descobriria se chamar de pasta térmica
Eu também abri um desses transistores, meu pai tinha uma oficina de eletrônica e eu pegava o que estava "queimado". O meu preferido era o 2N3055 que eu tentava transformar num gerador solar.
Quanto ao livro eu ficava babando quando via o anúcio dele nas revistas do meu pai por causa do projeto de uma bobina de Tesla. Só ganhei o livro muito tempo depois. acho que eu tinha uns 12 anos, mas não tinha dinheiro para montar nada.
A dúvida sobre o imã eu tenho desde a primeira vez que li, mas não tinha pra quem perguntar. Estes dias lembrei dela quando apareceram alguns videos de moto contínuo no youtube.
edsont escreveu:Pra quem quiser matar saldades ou conhecer as grandes revistas de eltrônica dos tempos pré-MCU dêem uma visitada no Blog do Picco:
https://blogdopicco.blogspot.com.br/
mrgadotti escreveu:Pra mim foi um grande aprendizado lendo revistas de eletrônica. É uma pena que não existem mais publicações no Brasil.
Bom, os AC187 e AC188 tinham uma gosma branca, que mais tarde descobriria se chamar de pasta térmica
andre_teprom escreveu: ...
É uma pena que a eletronica literalmente não exista mais no Brasil, ao menos como antes.
Nenhum hobbista de hoje iria se interessar em montar um radio FM com componentes discretos quando pode comprar um par de transceivers por alguns trocados.
andre_teprom escreveu:mrgadotti escreveu:Pra mim foi um grande aprendizado lendo revistas de eletrônica. É uma pena que não existem mais publicações no Brasil.
É uma pena que a eletronica literalmente não exista mais no Brasil, ao menos como antes.
Nenhum hobbista de hoje iria se interessar em montar um radio FM com componentes discretos quando pode comprar um par de transceivers por alguns trocados.
MOR_AL escreveu:andre_teprom escreveu: ...
Ainda quero projetar um Dip meter transistorizado e um medidor de Q de indutores. Mas hoje tem tantos tutoriais na Net, que a gente demora para escolher um dos processos.
MOR_AL
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante