Pensei em projetar as fontes chaveadas que usaria nos meus projetos.
Ocorre que só os componentes custariam mais caro, que se eu comprasse a fonte no Ebay. Sem mencionar, que levaria muito tempo de desenvolvimento e uso de equipamentos caros. Então comprei algumas fontes chaveadas via Ebay, para não ter que colocar os brutamontes das lineares. Aí me veio a dúvida. Como saber se essas fontes são confiáveis? Mesmo observando a imagem dela, se tinha CI no primário e no secundário, opto-acoplador, filtro no primário, isolamento entre primário e secundário e filtro no secundário, ainda assim não poderia saber se a fonte passaria nos testes elétricos.
Comprei algumas que possuíam os componentes listados e decidi testa-las.
Usei alguns resistores de potência para coletar alguns valores de corrente dela, mas na medida que a tensão alterava com a carga, o valor da corrente também alterava.
Precisava de uma "Fonte de Corrente Eletrônica"; Uma Carga Eletrônica.
Mais uma vez recorri ao Ebay e encontrei diversas delas, que pareciam ótimas e a um custo mínimo. Então pesquisei nos vídeos do Youtube e o que descobri não era coisa boa.
Bom. Eu tenho muitos componentes comprados no Ebay, que permitem projetar praticamente qualquer equipamento.
Então nasceu a vontade de projetar a Carga Eletrônica.
Depois de alguns percalços com o CI, finalmente cheguei ao circuito final. Montei, testei e quero compartilhar com vocês, não apenas o circuito pronto, como também todo o procedimento do projeto.
Acredito que ele seja útil para quem estuda eletrônica.
Segue o vídeo da Carga Eletrônica.
Ela também é formada por diversas imagens (fixas). Ainda não encontrei um método mais eficiente e com menos bytes, para gerar os vídeos.
Então o vídeo deve ser visto em HD e de preferência com a tela cheia.
Na medida que o vídeo for avançando, deve-se interrompe-lo para dar tempo de ler e entender.
Este vídeo possui APENAS 8,2MB e a qualidade é quase excelente. Foi uma combinação para poder enviar vídeos pela minha pobre internet.
Circuito aqui.
https://www.4shared.com/photo/LV5WTY4tc ... _Fina.html
Comentários produtivos e críticas construtivas são bem-vindas.
MOR_AL