Historia do fórum ASM51

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Historia do fórum ASM51

Mensagempor eng.viniciuspais » 19 Set 2017 17:36

Conheci esse fórum através do google e vejo que há muitos doutores, mestres e profissionais da área nele.

Me vem a pergunta, de onde surgiu este fórum? Quem são as pessoas que o fundaram e que o utilizam?
eng.viniciuspais
Byte

Re: Historia do fórum ASM51

Mensagempor andre_luis » 19 Set 2017 18:17

Ha uns 15 anos atrás, o mercado de microcontroladores era mais diversificado, havia bastante opção no menu, como o emergente PIC16C apesar do 8051 ainda estar presente numa variedade de produtos daquele tempo. Naquela época, também trabalhar com programação de firmware não era algo tão banalizado como hoje, e isso aqui foi um imã pois numa sacada genial colocaram diversas seções, uma para cada fabricante. Bom, o fundador do asm51 foi o Gabriel que criou o site original que até pouco tempo atrás conseguiram o ressuscitar, mas por pouco tempo ( parece que alguns aqui deixaram rastros que não podem mais ser apagados da base..rsrs e o melhor foi o tira do ar ) cujo foco eram realmente os Kits baseado no 8051 que fizeram sucesso naquela época; e é á ele que devemo esse espaço; eventualmente ele ainda aparece por aqui para tentar resolver algum problema, mas é raro. Mas assim como todos nós ele teve coisas mais importantes para lidar e para não fechar as portas teve de deixar com alguns colaboradores aqui que mantém a chama piloto acesa, em especial o Rodrigo. Mas cada um dá sua participaçao como pode e no conjunto todos são na verdade um patrimonio dessa casa, já que como voce mesmo disse o nivel da galera é alto, e não é a toa que aqui sempre é minha 1a opção de pedir socorro quanto a coisa fica feia...rsrs.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor KrafT » 20 Set 2017 07:06

Os PIC16C são coisa dos anos 90... Ainda na década de 90 a Microchip começou a grande virada com o PIC16F84, que foi o "Arduíno" de uma geração inteira.

Aí no início do século 21, a NXP contaminou o mundo com os ARM (LPCs) e nada mais foi como antes :roll: .

Lembro que em 1999 utilizei o PIC16F877 para meu trabalho de conclusão do curso técnico. Apresentei o novo "e poderoso" chip para o professor, e ele falou "Quero ver você gerenciar tudo isso." Compreensível, pois o nobreak que ele fabricava tinha dois PIC16C72: Um para comandar o LCD e o outro controlava o nobreak em si...
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor Fábio Pereira » 20 Set 2017 10:21

Caramba,

Há 15 anos atrás eu lançava o meu primeiro livro, o Microcontroladores PIC Técnicas Avançadas que tratava do PIC16F628! Nossa inacreditável que já passou tanto tempo :( Lembro que eu comecei a participar do fórum (que eu nem conhecia) porque estavam malhando o pau no meu livro aqui e o Egídio (Kraft) acabou entrando em contato comigo e comentando sobre isso. Bom, eu vim para me defender e acabei ficando! Acho que o fórum acabou acompanhando quase todos os livros que eu lancei até 2011, quando lancei meu último livro, sobre os RL78 da Renesas.
Mas o mundo mudou muito, o Arduino rompeu barreiras e levou a programação de microcontroladores para as massas. Para o bem e para o mal, hoje temos muito mais gente neste mercado, muita gente competente, muita gente não tão competente assim, muita gente que entende realmente o que está fazendo e outros que limitam-se a utilizar aquilo que acham pronto na Internet.
Mesmo já não sendo tão movimentado como outrora, considero que o ASM51 é o maior fórum nacional sobre sistemas embarcados e provavelmente a maior concentração de conhecimento também!

T+
Fábio Pereira
embeddedsystems.io
Fábio Pereira
Word

Mensagempor Red Neck Guy » 20 Set 2017 16:01

Eu posso dizer que sou um participantes dos quais o fórum fez grande diferença na vida, pois foi através do Fórum que conheci o Kraft, que depois me arrumou uma vaga na empresa onde ele trabalhava. Por conta disso, mudei do RS para o SC e aqui continuo depois de 10 anos.
Em 16 de abril de 2017 fez 10 anos que cheguei lá em Blumenau num dia de hora-extra...
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor KrafT » 20 Set 2017 16:43

Putz, o troféu agitador é meu então...

Bons tempos em que eu era Top postador de coisas, não necessariamente úteis.
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor mrgadotti » 20 Set 2017 17:04

Acabei por conhecer o fórum por volta de 2009/2010 através do tcpipchip, grande professor que me foi um grande exemplo e foi marcante na minha graduação. Bons tempos dos famosos PIC16F84 e 16F877. Lembro que meu primeiro projeto com PIC foi um frequencímetro publicado na revista Antena, que tive que montar um gravador JDM com o IC-Prog...
mrgadotti
Byte

Mensagempor eletroinf » 20 Set 2017 18:22

Eu entrei no ASM51 lá por 2002 ou coisa do tipo. Naquela época o meu conhecimento era restrito a eletrônica analógica, comecei na área como Radiotécnico e TV lá por 1996, autodidata, sempre fui curioso e sempre fazia algum projetinho analógico e também com os CIs de portas lógicas, CMOS 40xx ou os TTL 74xx. Como depois eu migrei para a área de manutenção de equipamentos médicos, em 99, quando me formei Eletrotécnio; Eu tinha a curiosidade aguçada pelo fato dos equipamentos fazerem "milagre" com uns chips simples, me lembro de muitos usarem 8051 com memória externa, Zilog Z80 ou Atmel 1200 (me lembro até do número).
Por isso eu comecei a pesquisar sobre microcontroladores e percebi que se falava muito em PIC, cursos de PIC, flash, fácil de gravar, etc. Mas eu não sabia nada e não tinha noção se aquilo era programado colocando os bits com uma pinça pra dentro do chip ou por mágica.
Aos poucos fui pesquisando muito, comprei um livro de PIC do Vidal, depois o Desbravando o PIC, depois os do Fábio Pereira e ainda vivia nos fóruns importunando os que sabiam mais.
No começo a combinação era o IcProg e um gravador rudimentar chamado JDM, pela porta serial. Os programas feitos pra PIC, no começo pra piscar LEDs e ler botões, baseados no 16F84, eram em assembly, feitos no bloco de notas e montados usando o MPASM via linha de comando.
Depois de aprender um pouco o grande pulo foi utilizar o MpLab e seu simulador. Aí era possível testar muita coisa sem precisar ficar gravando código bugado - uma baita evolução.
Tudo isso utilizando este fórum como suporte, eu teria sofrido muito mais se não tivesse o suporte de muitos daqui.
Mas aqui também se discutiu além, me lembro de muita conversa acirrada em tópicos sobre engenharia e afins.
Depois eu resolvi, baseado também nas discussões daqui, que deveria estudar. Então eu entrei para o curso de Engenharia de controle e Automação na UFSM em 2009, na primeira turma. Me botei com unhas e dentes, foi uma paulera, me formei e acho que valeu muito a pena.
Nesse tempo, depois dos PICs, eu aprendi C (ainda em PIC), trabalhei com Zilog Encore, MSP430, Freescale HCS e finalmente fui pra ARM, um pouco com NXP e logo em seguida para os STM32F, nos quais utilizo hoje.
Certamente a minha evolução técnica deve muito a este fórum, no qual eu cresci muito assim como vejo que muitos participantes cresceram.
Como disseram em outro post, isso virou uma família, na qual existem divergências, discussões, teimosias e até algumas trocas de farpas, as vezes, mas no final das contas se ganha muito. E é por isso que me mantenho ativo, sempre ajudando no que posso e aprendendo muito sempre.
"De cada um segundo sua capacidade a cada um segundo sua necessidade."
eletroinf
Word

Mensagempor barboza » 21 Set 2017 10:00

No meu perfil do fórum atual mostra que entrei em 2006, mas acredito que foi bem antes disso (me formei técnico em 96), quando ainda engatinhava usando 8051 e tinha pré-conceito dos PIC, que mais tarde ao trabalhar com eles, percebi que o problema não era os PICs e sim os usuários de CCS que foram que precursores dos usuários Arduinos.

Parabéns a todos por manter este rico espaço no ar!!
Os homens mentiriam muito menos se as mulheres fizessem menos perguntas.
barboza
Word

Mensagempor brasilma » 21 Set 2017 10:19

No fórum antigo me parece que a minha data de ingresso foi 2002 e o administrador era o Gabriel de America/SP.

A família 51 de processadores possuía muita força, pois era da INTEL e derivada direta de processadores como o 8085, o instruction set era o mesmo!

Isto facilitou muito para todos, os microcontroladores representaram a evolução natural das coisas naquele tempo e o desejo dos programadores, um dispositivo que reunisse em uma peça só processador, memórias e IO!Lembro que antes com o Z80 usávamos memória E2PROM, RAM, 8255, 8251, era um tal de apagar no UV...(guardo todas essas ferramentas, tenho quilos de E2PROM, cada uma conta uma história, rsrsrs)
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor tcpipchip » 25 Set 2017 10:05

Por falar em Eprom :)

Imagem

Resgatei aqui....1990
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Voltar para Assuntos Gerais