Introduzindo no mundo dos IoT's

System-On-Chip com Wi-Fi embutido, para aplicações IoT

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Re: Introduzindo no mundo dos IoT's

Mensagempor tcpipchip » 14 Set 2017 16:21

Podes fazer um diagrama do teu projeto para que entenda melhor ?

Os esp8266 estao conectados ao teu roteador, certo ?

Ai via ANDROID APP voce se conecta a cada esp8266 ? um por vez ?

Podes dar mais detalhes ? O que mostra no APP ?

Eu tenho um contato bom dos EUA (amigo meu faz 20 anos)...que pode ajudar...mas....responda as questoes acima...

"Acredito" que possa ser U$2,00 por mes...mas....com um script instalado no Roteador...
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor tcpipchip » 14 Set 2017 16:32

tens como fazer uma aplicacao em LUA, PHP5 ou via scripts dentro do teu roteador ?
tcpipchip
Dword

Mensagempor andre_luis » 14 Set 2017 17:33

Ok,

O sistema atual consiste de uma quantidade arbitrada de até 10 unidades do ESP8266 a serem monitorados pela rede sem fio por uma aplicação no celular que faz o scan ciclicamente, buscando uma resposta especifica de cada um, o que estaria indicando sua presença. No local de cada instalação podem haver até 10 equipamentos de vending machine; sendo que dentro do equipamento há um ESP8266 operando no modo "access point" de modo que é esperado haver sempre um roteador interligando todos na mesma rede local Wifi; A cada um foi atribuído um IP fixo sequencial, tipo...
192.168.<valor_comum_a_todos>.<id_de_cada_aparelho_diferente>.
Desse modo, a aplicação no celular precisa acessar cada equipamento disparando contra a URL de cada um, ou seja, é um processo meio lento.

Ja a nova versão, como ele pediu acesso remoto, ( e como também quero reduzir as conexões á serem contabilizadas pelo broker ) estou pensando em fazer com que esses 10 aparelhos concentrem as informações num único ESP8266 ( chamemos de "Supervisório" ), e esse seja o que vai fazer a ponte dos dados pras nuvens, algo assim:

Rascunho.png

Quanto ao roteador, certamente será o da operadora de telefonia "do cliente do cliente", ou seja, uma figura da qual não temos acesso algum, por isso a arquitetura do sistema tem de ser o mais simples possivel, razão pela qual estou pensando em usar algo pronto.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor Red Neck Guy » 14 Set 2017 20:04

Eu trabalho com telemetria de Vending Machines, na minha solução todas as máquinas se reportam a um servidor dedicado que tenho na Under, lá tem o Apache instalado, as interfaces mandam os dados de venda através de REST. A supervisão, que pode ser por App ou Site, consiste em acessar os webservices desse servidor com as views do banco de dados, e estes webservices podem ser consumidos tanto pelo App Android/IOS , quanto por uma aplicação web rodando em outro servidor com Apache,PHP e estas firulas.
Assim, a máquina pode estar em qualquer rede, e a interface não precisa ter um IP roteavel para que eu visualize os dados coletados.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor andre_luis » 14 Set 2017 20:27

Aquino escreveu:na minha solução todas as máquinas se reportam a um servidor dedicado que tenho na Under
...
Assim, a máquina pode estar em qualquer rede, e a interface não precisa ter um IP roteavel para que eu visualize os dados coletados.

É exatamente esse mesmo o conceito da arquitetura que preciso, que tanto as maquinas em campo como a aplicação no cliente sejam ambas client de um servidor remoto em comum, mas a única diferença para o que você implementou nos requisitos desse projeto é que nem eu nem ou o cliente não vamos lidar com a criação/manutenção desse servidor. A parte do cloud toda tem de ser o mais "de prateleira" possivel. Mais pra frente pode até ser um servidor próprio, mas nessa etapa agora tem de ser algo cujo gerenciamento seja no máximo o cliente pagando a tarifa mensalmente conforme o uso.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor Fábio Pereira » 14 Set 2017 21:01

André,

Apesar de não ser ESP, tempos atrás eu comprei uma Onion Omega2+ e achei ela bem interessante. É mais cara que uma plaquinha baseada em ESP, mas em compensação é muito mais poderosa, roda Linux OpenWRT e você pode programar tanto em linguagens de script/interpretadas, quanto compiladas. Ela usa um MIPS24Ke rodando a 580MHz, tem WiFi onboard, 128Mb de RAM, 32Mb de flash, MicroSD e diversas outras interfaces nos GPIOs (Ethernet, USB host, SPI, I2C). Eu escrevi um post (só em inglês) no meu blog sobre ela e com alguns pequenos exemplos em Node.js: http://embeddedsystems.io/getting-started-onion-omega2/

T+
Fábio Pereira
embeddedsystems.io
Fábio Pereira
Word

Mensagempor Red Neck Guy » 14 Set 2017 21:10

andre_teprom escreveu: É exatamente esse mesmo o conceito da arquitetura que preciso

E porque o https://thingspeak.com/ não te atende? Ele é bem fácil de integrar?
O Amazon IoT também seria uma opção, mas é bem mais chato de trabalhar, eu fiz uma tentativa num Domingo a tarde, não passei da parte de autenticação.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor Red Neck Guy » 14 Set 2017 21:11

Ou, podemos negociar pra você jogar os teus dados no meu servidor.... :D
Te passo a biblioteca do ESP, ou SIM800L e você joga os dados lá...
Depois via página de consulta, você pode visualizar os relatórios.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor andre_luis » 14 Set 2017 21:19

Fábio Pereira escreveu:Apesar de não ser ESP, tempos atrás eu comprei uma Onion Omega2+ e achei ela bem interessante
Olá Fabio, realmente muito interessante essa solução, a placa que estou usando atualmente ainda que também seja baseado num core de 32bits, as bibliotecas de wi-fi são muito sensíveis; precisam ser instanciadas o tempo todo no loop principal sendo que qualquer atraso dá erro na conexão. Essa aí que voce sugeriu por suportar linux já dá pra pensar em colocar outras tarefas concorrendo, mas agora sendo meio provocativo: Você acha que esse produto aí mesmo sendo superior, conseguiria ter uma longevidade maior que os ESPs que parecem já ter dominado o segmento ? Tenho receio de ser mais um dos kits bacanas que compro pra no final ficar fazendo peso na prateleira...rsrs. A proposito fiquei curioso em saber qual foi a data da publicação desse artigo pra ter uma noção da 'novidade' do produto, mas não encontrei a informação na página [achei, 2/Set/2017, apenas 2 semanas atrás]
Editado pela última vez por andre_luis em 15 Set 2017 08:24, em um total de 2 vezes.
Razão: localizado data da publicação do artigo
andre_luis
Dword

Mensagempor andre_luis » 14 Set 2017 21:21

Aquino escreveu:Ou, podemos negociar pra você jogar os teus dados no meu servidor.... :D
Te passo a biblioteca do ESP, ou SIM800L e você joga os dados lá...
Depois via página de consulta, você pode visualizar os relatórios.

Gostei dessa proposta, amanhã vou entrar em contato contigo por PM, aqui onde estou já é madrugada...rsr
Daí voce passa um orçamento pra eu repassar pro cliente.
andre_luis
Dword

Mensagempor andre_luis » 14 Set 2017 21:27

Aquino escreveu:E porque o https://thingspeak.com/ não te atende? Ele é bem fácil de integrar?

É extremamente fácil sim, tem código pronto e tudo para o ESP8266, e até fiz uma aplicação demo para o cliente, mas como postei mais acima, depois de um certo tempo o dashboard desapareceu, talvez por eu estar na versão free. Outro aspecto que também mencionei é o preço, completamente proibitivo.
andre_luis
Dword

Mensagempor Fábio Pereira » 14 Set 2017 21:33

andre_teprom escreveu:Olá Fabio, realmente muito interessante essa solução, a placa que estou usando atualmente ainda que também seja baseado num core de 32bits, as bibliotecas de wi-fi são muito sensíveis; precisam ser instanciadas o tempo todo no loop principal sendo que qualquer atraso dá erro na conexão. Essa aí que voce sugeriu por suportar linux já dá pra pensar em colocar outras tarefas concorrendo, mas agora sendo meio provocativo: Você acha que esse produto aí mesmo sendo superior, conseguiria ter uma longevidade maior que os ESPs que parecem já ter dominado o segmento ? Tenho receio de ser mais um dos kits bacanas que compro pra no final ficar fazendo peso na prateleira...rsrs. A proposito fiquei curioso em saber qual foi a data da publicação desse artigo pra ter uma noção da 'novidade' do produto, mas não encontrei a informação na página.

Realmente não sei dizer sobre a longevidade do produto deles, mas um fato importante (que eu mencionei no artigo) é que eles acabaram de lançar (acho que foi em Julho) um módulo SMT da Onion Omega2, este módulo é fabricado em escala justamente para atender demandas maiores (como integradores).

Sobre servidores, eu estou pensando em escrever um artigo com aplicação "full-stack" usando a Omega2+ onde ela leria um sensor qualquer, enviaria a um servidor remoto (rodando Node.js) que armazeria os dados num database SQL. O mesmo server vai abrigar uma página em Javascript onde um front-end pode visualizar um gráfico com os dados coletados. Eu tenho utilizado o Heroku para fazer brincadeiras em Javascript/Node.js, ele é free para pequenos usos e você tem acesso para criar máquinas virtuais Linux pequenas mas capazes de trabalhar com os mais variados scripts (eu tenho utilizado Node.js, mas você pode optar por outros). O setup é bem simples e funciona muito bem (especialmente porque eles utilizam o Amazon AWS).

T+
Fábio Pereira
embeddedsystems.io
Fábio Pereira
Word

Mensagempor tcpipchip » 14 Set 2017 22:05

Eu uso faz 2 anos o concorrente do OMEGA2, o LINKIT SMART 7688.

Dentro dele rodo um proxy e conectado ao servidor weaved, consigo acessar a pagina web dentro dele de qualquer lugar. Os teus ESPs poderiam estar conectados a este LINKIT e a tua aplicacao ficaria dentro do LINKIT, nada de APP em Androids.

Bem estável...
tcpipchip
Dword

Mensagempor andre_luis » 15 Set 2017 05:10

tcpipchip escreveu:Os teus ESPs poderiam estar conectados a este LINKIT e a tua aplicacao ficaria dentro do LINKIT.

Bem estável...

Mais um kit pra conhecer, mas no que diz respeito ao preço o LINKIT está $12,90 contra $9,00 do OMEGA2+, pagável obviamente.
Mas de volta á questão inicial, isso que você sugeriu não se enquadra na solução, afinal teria de ficar ou no cliente, ou na instalaçao, então :

1o ) Não conseguiria garantir uptime de 100% nem na casa do cliente, nem no local da instalação que poderia funcionar em apenas 2 turnos, além da falta de energia e operadora de telefonia instavel padrão dos nossos tempos; notar que esse servidor teria de atender á outros "clientes do cliente" também.
2o ) Recai na questão de que alguém leigo teria de dar suporte á esse serviço; Posso estar redondamente enganado, mas onde trabalhei sempre tinha de ter alguem monitorando os servidores para ver se o serviço estava operacional, expurgar logs, verificar integridade da DB, etc...

Enfim, já contactei o Aquino e enquanto isso vou esperar pela resposta de outro atendimento do google clouds.
andre_luis
Dword

Mensagempor tcpipchip » 15 Set 2017 09:41

a solução do Aquino tambem é otima!

Eu gosto do yoics-->weaved-->remot3 pq conheço um dos donos e confio nele!
tcpipchip
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para ESP8266/ESP32