Aquecimento do transformador de fonte chaveada.

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Re: Aquecimento do transformador de fonte chaveada.

Mensagempor menegola » 08 Set 2017 09:02

Fiz uns novos testes gostaria de menciona-los.
Se não usar indutor aquece o transformador.
Se usar indutor aquece indutor,não aquece tanto transformador.
Usei tres tipos de nucleos dois fabricantes nacionais mais famosos e epcos importada,não mudou em nada.
No primeiro POST eu representei a carga como resistiva em OHMs vista pelo transformador,mas na verdade é capacitiva.

Segue imagem da nova representação
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
menegola
Word

Mensagempor eletroinf » 08 Set 2017 09:57

Pelo seu relato e pela topologia utilizada, como o MOR_AL comentou, é muito provável que o seu problema seja de simetria da largura dos pulsos. Mesmo uma assimetria muito pequena vai fazer o núcleo saturar e por conseguinte aquecer.
Eu não tenho muita experiência, mas nesse caso me preocuparia em garantir que o PWM de acionamento é perfeitamente simétrico. Pelo que sei, se o núcleo não possuir GAP este detalhe é vital, vai saturar mesmo.

Segue abaixo alguns materiais que encontrei realizando a busca a respeito do tema:

https://www.mag-inc.com/getattachment/e ... lang=en-US

E esta discussão, bem interessante, na qual é explicada a diferença entre transformador e indutores acoplados:

https://electronics.stackexchange.com/q ... mps-design

Editei o post pra colocar o link do livro abaixo na seção que fala da saturação do núcleo e do efeito do GAP:
https://books.google.com.br/books?id=Uq ... on&f=false

Another interesting file:
http://www.ferronics.com/files/Toroid.pdf

.
Editado pela última vez por eletroinf em 08 Set 2017 10:47, em um total de 2 vezes.
"De cada um segundo sua capacidade a cada um segundo sua necessidade."
eletroinf
Word

Mensagempor andre_luis » 08 Set 2017 10:01

Mas já havia se chegado á essa conclusão anteriormente; o que mencionei, e que talvez você não tenha se atentado, é que você parece estar tentando chegar num resultado de trás pra frente por eliminação de hipóteses ao invés de calcular. Releia o comentário a respeito do dimensionamento do núcleo.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor menegola » 08 Set 2017 10:48

andre_teprom escreveu:

Mas já havia se chegado á essa conclusão anteriormente; o que mencionei, e que talvez você não tenha se atentado, é que você parece estar tentando chegar num resultado de trás pra frente por eliminação de hipóteses ao invés de calcular. Releia o comentário a respeito do dimensionamento do núcleo.

Engraçado, com carga resistiva lâmpadas 3x maior não acontece este fenômeno
menegola
Word

Mensagempor eletroinf » 08 Set 2017 11:26

Engraçado, com carga resistiva lâmpadas 3x maior não acontece este fenômeno

Se a sua carga não consome exatamente a mesma energia em ambos os semi-ciclos da tensão de saída vai acontecer o que mencionei, o seu núcleo vai saturar e vai aquecer.
"De cada um segundo sua capacidade a cada um segundo sua necessidade."
eletroinf
Word

Mensagempor menegola » 08 Set 2017 15:03

Baixei a frequência, melhorou muito,mas muito mesmo.
Só que não posso trabalhar com essa frequência mais baixa.
menegola
Word

Mensagempor menegola » 08 Set 2017 15:05

andre_teprom escreveu:

Porque baixando a frequência baixa temperatura do indutor, mesmo mantendo a mesma carga em watts?
Me explica isso?
Não consigo entender.
menegola
Word

Mensagempor MOR_AL » 08 Set 2017 19:04

1 - Como seu circuito possui capacitor em série com o trafo, não haverá migração da curva BH para um dos lados, já que o capacitor impede um nível CC de polarização da curva BH. O que pode ocorrer, e aparentemente não tem muita importância, é que o valor instantâneo (de pico) positivo da curva BH pode ser diferente do valor de pico negativo, mas o valor médio será nulo.
2 - A carga capacitiva vai solicitar picos altos de corrente no trafo, do mesmo jeito que ocorre com retificação e filtragem em 60Hz. Dê uma olhada (pesquise) no gráfico da corrente no capacitor do filtro em 60Hz. Há um surto de corrente inicial, em algum ângulo da senóide. Agora imagine se fosse uma onda quadrada, que tem muitos componentes em mais alta frequência, quando o mesmo capacitor possui MENOR impedância. A corrente de surto vai aumentar. Agora suba a frequência para várias dezenas (ou centenas) de KHz. A impedância do capacitor vai ser MUITO menor. A corrente de surto em cada semi-cilo (retificação em onda completa) vai decolar como um foguete. POR ISSO (para diminuir este surto de corrente) e para melhorar a filtragem (onde o filtro passa a ser de segunda ordem, portanto mais porreta) é que se coloca o indutor. Aliás, este indutor não é pequeno como os primos encontrados no secundário de fonte flyback. São mais parrudos mesmo. Se colocar indutor pequeno, por melhor que seja o fabricante, não vai resolver. Tem que ser calculado mesmo..., ou vai tentando até conseguir resolver.
Carga resistiva não tem pico de corrente. A resistência é constante, não varia com a frequência. Por isso é que fica melhor.

Bom.

Observe as postagens criadas por mim. Elas possuem dúvidas e indagações. Em TODAS elas eu faço questão de responder às sugestões. É questão de socialização, convívio e respeito por quem nos auxilia com sua experiência, que não temos. Observe a quantidade de informações que eu costumo postar. A gente (eu) fico desanimado em tentar tirar as dúvidas e não poder observar o seu avanço.

Gostaria de retorno de sua parte sobre o que todos nós propusemos. Principalmente as minhas postagens. De nada adianta você jogar um monte de situações novas sem comentar as nossas sugestões. Não sei da opinião dos outros, mas passarei a evitar sugerir algo para você e quem quer que seja, que não comente as sugestões.

Boas reflexões. :?

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor andre_luis » 08 Set 2017 19:28

Porque baixando a frequência baixa temperatura do indutor, mesmo mantendo a mesma carga em watts?

Concordo com as reflexões do MOR_AL, mas vou te dar uma chance...rsrs

A curva BxH, na verdade á "área" fechada dentro dessa curva, representa a potencia (calor) gerado pelo nucleo. Se você repete esse ciclo menos vezes, nas palavras do MOR_AL, vai estar gerando menos "pacotes" de energia. De qualquer modo, ainda estamos nos palpites, considerando que voce não apresentou sua regua de cálculo - vejas as postagens do MOR_AL sobre o assunto onde ele indica o passo a passo do porquê ter chegado a tal valor; continuo achando que seu nucleo está mal dimensionado,
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor menegola » 09 Set 2017 16:02

MOR_AL escreveu:1 - Como seu circuito possui capacitor em série com o trafo, não haverá migração da curva BH para um dos lados, já que o capacitor impede um nível CC de polarização da curva BH. O que pode ocorrer, e aparentemente não tem muita importância, é que o valor instantâneo (de pico) positivo da curva BH pode ser diferente do valor de pico negativo, mas o valor médio será nulo.
2 - A carga capacitiva vai solicitar picos altos de corrente no trafo, do mesmo jeito que ocorre com retificação e filtragem em 60Hz. Dê uma olhada (pesquise) no gráfico da corrente no capacitor do filtro em 60Hz. Há um surto de corrente inicial, em algum ângulo da senóide. Agora imagine se fosse uma onda quadrada, que tem muitos componentes em mais alta frequência, quando o mesmo capacitor possui MENOR impedância. A corrente de surto vai aumentar. Agora suba a frequência para várias dezenas (ou centenas) de KHz. A impedância do capacitor vai ser MUITO menor. A corrente de surto em cada semi-cilo (retificação em onda completa) vai decolar como um foguete. POR ISSO (para diminuir este surto de corrente) e para melhorar a filtragem (onde o filtro passa a ser de segunda ordem, portanto mais porreta) é que se coloca o indutor. Aliás, este indutor não é pequeno como os primos encontrados no secundário de fonte flyback. São mais parrudos mesmo. Se colocar indutor pequeno, por melhor que seja o fabricante, não vai resolver. Tem que ser calculado mesmo..., ou vai tentando até conseguir resolver.
Carga resistiva não tem pico de corrente. A resistência é constante, não varia com a frequência. Por isso é que fica melhor.

Bom.

Observe as postagens criadas por mim. Elas possuem dúvidas e indagações. Em TODAS elas eu faço questão de responder às sugestões. É questão de socialização, convívio e respeito por quem nos auxilia com sua experiência, que não temos. Observe a quantidade de informações que eu costumo postar. A gente (eu) fico desanimado em tentar tirar as dúvidas e não poder observar o seu avanço.

Gostaria de retorno de sua parte sobre o que todos nós propusemos. Principalmente as minhas postagens. De nada adianta você jogar um monte de situações novas sem comentar as nossas sugestões. Não sei da opinião dos outros, mas passarei a evitar sugerir algo para você e quem quer que seja, que não comente as sugestões.

Boas reflexões. :?

MOR_AL

Obrigado pelas sua sábias informações.
Eu sou cabeça dura mesmo.
Não estou dando retorno porque não estou conseguindo resolver.
menegola
Word

Mensagempor menegola » 09 Set 2017 16:02

andre_teprom escreveu:

Concordo com as reflexões do MOR_AL, mas vou te dar uma chance...rsrs

A curva BxH, na verdade á "área" fechada dentro dessa curva, representa a potencia (calor) gerado pelo nucleo. Se você repete esse ciclo menos vezes, nas palavras do MOR_AL, vai estar gerando menos "pacotes" de energia. De qualquer modo, ainda estamos nos palpites, considerando que voce não apresentou sua regua de cálculo - vejas as postagens do MOR_AL sobre o assunto onde ele indica o passo a passo do porquê ter chegado a tal valor; continuo achando que seu nucleo está mal dimensionado,

Quais informações você quer que eu poste?
menegola
Word

Mensagempor MOR_AL » 09 Set 2017 17:39

Não estou dando retorno porque não estou conseguindo resolver.

Numa boa Menegola!
O livro
High-Frequency Switching Power Suplies: Theory and Design Pesquise por "PDF High-Frequency Switching Power Suplies: Theory and Design"
do autor George Chryssis
Editora McGraw-Hill
Na página 28 (da minha edição), item 3-4 Circuit Variations of the Push-pull Converter, Sub-item 3-4-1 The Half-Bridge Converter.
Tem mais itens e tem 2 exemplos de cálculo.
Mesmo que seu inglês não seja dos melhores (como o meu) dá para entender, pois além de usar palavras técnicas, que já conhecemos, sobram poucas palavras que um dicionário on line (Google Tradutor por exemplo) tira de letra.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor andre_luis » 09 Set 2017 19:52

menegola escreveu:Quais informações você quer que eu poste?

Está lá na postagem que eu escrevi 15 dias atrás, faltou as informações completas do transformador.
andre_luis
Dword

Mensagempor menegola » 10 Set 2017 09:01

andre_teprom escreveu:
menegola escreveu:Quais informações você quer que eu poste?

Está lá na postagem que eu escrevi 15 dias atrás, faltou as informações completas do transformador.

Não entendi direito sua pergunta.

Não consigui adicionar imagens porque o sistema não aceita extensão.xcf
menegola
Word

Mensagempor andre_luis » 10 Set 2017 11:02

menegola escreveu:Não entendi direito sua pergunta.

Não consigui adicionar imagens porque o sistema não aceita extensão.xcf

Na boa, tentei ajudar compartilhando um pouco da experiencia que adquiri trabalhando com eletrônica de potencia, mas não há como mudar o sistema; só me resta torcer pra que você consiga acertar nas dimensões do trafo.

andre_teprom - 2 semanas atrás escreveu:...está faltando o cabeçalho na tabela da 2a figura acima, não dá pra saber o que representa cada parâmetro.
andre_luis
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para Assuntos Gerais