brasilma escreveu:Pamv, bem lembrado a questão dos operacionais, uma base deste assunto é interessante, preciso de uma recomendação de material didático legal sobre isto!
Se não me engano, o Arduino tem dois módulos que usam operacionais de forma bem didática, um é aquele com um par fotodiodo/led infravermelho onde um comparador é usado pra "tunar" a detecção da luz refletida. O outro é aquele que amplifica o sinal de um microfone piezoelétrico e aplica um offset de 2.5V.
O meu texto de referência tem sido o livro do Horowitz, mas ele é inglês e o nível tem uma amplitude grande, do elementar ao avançado.
Essa onda de "makers" gerou uma enciclopédia gringa de eletrônica em 3 volumes que traz 95% dos sensores, transdutores, dispositivos passivos, ativos, etc .
Ela é inglês mas é bem mais acessível para um público começando do que o livro do Horowitz e tem pdf "disponível" para download na libgen.
Procure por "Encyclopedia of Electronic Components", Charles Platt.
Volume 1: Resistors, Capacitors, Inductors, Switches, Encoders, Relays, Transistors
Volume 2: LEDs, LCDs, Audio, Thyristors, Digital Logic, and Amplification
Volume 3: Sensors for Location, Presence, Proximity, Orientation, Oscillation, Force, Load, Human Input, Liquid ... Light, Heat, Sound, and Electricity
Cada assunto é apresentado rapidamente e uma ou mais aplicações exemplificadas. A parte de motores, se não me engano não é muito detalhada