Osciloscópio Tektroxix 2465 - 300MHz _ Queimou. Opções?

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Osciloscópio Tektroxix 2465 - 300MHz _ Queimou. Opções?

Mensagempor MOR_AL » 28 Abr 2017 17:34

Olá!
Possuo um osciloscópio Tektroxix 2465 (4 canais). Responde até 300MHz. A tela é de raios catódicos.
Vivia evitando de usá-lo, pois tenho um digital novo que vai até 100MHz, mas a tela é de LCD.
O problema é que as telas de LCD dos meus equipamentos duram cerca de 2 anos. A umidade aqui é, em média, cerca de 80%.
Na maior parte do tempo eu guardo os meus equipamentos com tela LCD em uma mini geladeira (quebrada, porém veda bem) com sílica gel, que reduz a umidade para uns 55%. Logo, o osciloscópio Tek é muito bem-vindo além de mais rápido. O outro tem mais recursos tecnológicos, que uso pouco.
Hoje fui usar o Tek. Depois de 5 minutos, começou a sair fumaça de dentro dele.
Pesquisei no Ebay o preço de venda do Tek. Começa em R$ 600, R$ 750, R$ 1100 e aí vai. Todos funcionando.
Acho que queimou a fonte, pois também acho que tem uma ventoinha interna e depois me lembrei, que não ouvi o motor. Caso haja mesmo a ventoinha, então a fonte sobre-aqueceu e queimou.
É triste ter que jogar fora este osciloscópio, pois mesmo que tenha conserto, talvez o custo impeça o reparo.
Escrevo para ouvir sugestões. Será que vale a pena consertar? Onde ou quem consertaria aqui na cidade do Rio?
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Re: Osciloscópio Tektroxix 2465 - 300MHz _ Queimou. Opções?

Mensagempor egipts » 28 Abr 2017 21:06

Cara que pena, sacanagem...

Eu adoro esse modelo e pelo que tenho visto ele vale em média R$ 4.500,00 no mercado livre. Outro dia tinha um de 400MHz por 5.500...
Eu arriscaria arrumar... Se quiser arrumar aqui em SP tem a Powertronics (Tatuapé) e a LCV (Santa Ifigênia). Já fiz alguma coisa com estes 2 e sei que conhecem bem essa linha CRT... Para essa linha Tektronix e HP eu acho que é bem tranquilo pra estes 2...

Procure deixar os aparelhos dentro de caixas de papelão e com papel (jornal)...

Abraço,
egipts.
egipts
Byte

Mensagempor MOR_AL » 28 Abr 2017 23:29

É ... pena.
Vou pesquisar estas duas empresas.
Grato.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 29 Abr 2017 08:27

Tenho um 2465B de 400Mhz com duas pontas Tektronix de 400Mhz e duas Tektronix de 100Mhz meio parado se quiser fazer negocio me mande um email em particular.....
EDSONCAN
Word

Mensagempor MOR_AL » 29 Abr 2017 09:48

EDSONCAN escreveu:Tenho um 2465B de 400Mhz com duas pontas Tektronix de 400Mhz e duas Tektronix de 100Mhz meio parado se quiser fazer negocio me mande um email em particular.....

Olá EDSONCAN!
Mandei via mensagem particular daqui do fórum, ok?
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor mastk » 30 Abr 2017 13:33

Eu recomendo o pessoal da LCV, já usei os serviços deles e foram muito bons.
mastk
Dword

Mensagempor MOR_AL » 01 Mai 2017 00:10

mastk escreveu:Eu recomendo o pessoal da LCV, já usei os serviços deles e foram muito bons.

Valeu Mastk!
Neste sábado abri o osciloscópio. Não consegui chegar até a fonte de alimentação. Há placas quase que em todas as faces e mal dá para posicionar o osciloscópio aberto sem que quebre algo. Mantive ele aberto no colchão da cama para não quebrar nada. A fonte fica quase que no meio do osciloscópio. Só deu para ver que os eletrolíticos, manchados, já estavam entregando a alma a Deus.
Para retirar uma das placas e ter acesso à região da fonte, é necessário dessoldar vários fios, que não tive a coragem de ir em frente.
Dei o osciloscópio como perdido.
É um "Rolls-Roice", mas com tecnologia antiga.
Seguramente, que o conserto custa mais que um outro idêntico, pois tenho a convicção de que seja imperativo possuir um curso específico de manutenção desta joia. Mesmo assim, certamente com a vida útil já chegando ao seu final, a considerar os capacitores.
Este modelo de osciloscópio deve ser da década de 1970 ou início dos 80.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 01 Mai 2017 08:57

Dessa seria de analógicos o que mais gostei foi o 465 com memoria de remanescência (100 Mhz), um amigo tinha a serie militar de 300Mhz, extremamente raro, quando você abri o scope tem ouro em todos os contatos, mas quando pifa nunca fica igual ao original.
EDSONCAN
Word

Mensagempor MOR_AL » 01 Mai 2017 11:08

Eu tive a oportunidade de trabalhar entre 1975 e 1998 com muitos equipamentos da Tektronix, HP, Fluke etc.
Quando chegavam os equipamentos novos, nós os manuseávamos como jóias raras que eram.
RIP my Tek 2465 :cry:
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor Raji » 01 Mai 2017 17:01

MOR_AL escreveu:Para retirar uma das placas e ter acesso à região da fonte, é necessário dessoldar vários fios, que não tive a coragem de ir em frente.

Tira foto dos fios/placas antes de dessolda-los, etiquete-os se necessário. Você não vai dormir bem sem saber ao menos o que estragou... 8)
Sem contar com as horas de diversão tentando reanimar o bixo.

Pior que está não vai ficar.
Raji
Nibble

Voltar para Assuntos Gerais