Contornar falha do Mestre numa rede RS485 half-duplex

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Contornar falha do Mestre numa rede RS485 half-duplex

Mensagempor Raji » 31 Mar 2017 22:32

Boa noite.

Alguém tem uma sugestão de como tornar um escravo de uma rede RS485 half-duplex mestre, caso o mestre atual falhe?

Tava pensando em fazer o endereço imediatamente superior ao atual mestre assumir essa função ao não escutar mais o barramento, mas se a falha for somente no RX do escravo, ele pode derrubar a rede tentando virar mestre...
Raji
Nibble

Re: Contornar falha do Mestre numa rede RS485 half-duplex

Mensagempor xultz » 01 Abr 2017 11:11

Você misturou um pouco os conceitos. A rede RS485 não é um protocolo mestre-escravo, não existe este conceito na RS485. A rede 485 determina que somente um dos dispositivos pode mandar informação por vez, e todo mundo dentro da rede vai escutar o que foi transmitido, e só. Sequer existe o conceito de endereço.
Usando a rede RS485 é possível utilizar protocolos que funcionam no sistema mestre-escravo, é a topologia mais utilizada. Se você está usando um protocolo assim, diga qual é, ou se você bolou teu próprio protocolo, explica como ele é.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor edsont » 01 Abr 2017 11:40

Raji escreveu:Boa noite.

Alguém tem uma sugestão de como tornar um escravo de uma rede RS485 half-duplex mestre, caso o mestre atual falhe?

Tava pensando em fazer o endereço imediatamente superior ao atual mestre assumir essa função ao não escutar mais o barramento, mas se a falha for somente no RX do escravo, ele pode derrubar a rede tentando virar mestre...

Se tiver como impementar um Echo, pode verificar se o potencial mestre consegue "escutar" ele mesmo antes de tentar assumir a posição. Se for defeito no RX poderá gerar colisão na rede neste momento, depois terá que inativar. O mestre poderá identificar a ausencia do nó e gerar algum alarme.
edsont
Word

Localização: Araraquara-SP Brasil - Terra - Sistema Solar - Via Láctea

Mensagempor Raji » 01 Abr 2017 12:03

Xultz, o Edsont captou o problema: Como só posso ter um mestre, se ele falhar, eu quero que o resto da rede sobreviva, ou seja, alguém tem que virar mestre.

A sugestão do Edsont é boa, pois eu posso manter o RX do driver (MAX485) sempre ativo e escutar o que "eu estou falando".
Nesse meio tempo, encontrei esse documento sobre o J1708 que permite multimestre e assim, arbitramento de colisões. Mas o J1708 não é diretamente aplicável para mim, pois ele usa uma impedância muito alta para a distância que quero operar.

Os maiores problemas são:
-Um escravo virar mestre sem derrubar toda a rede, por conflitar com outro na mesma situação;
-Um mestre sair da rede e voltar em seguida, conflitando com o escravo que se "autopromoveu" a mestre.

Um desafio e tanto...
Raji
Nibble

Voltar para Assuntos Gerais