Projeto de Mestrado On-line!!!

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Projeto de Mestrado On-line!!!

Mensagempor brasilma » 13 Mar 2017 09:25

Olá Colegas,

Meu trabalho de Mestrado foi disponibilizado para acesso on-line - há um prazo de 6 meses antes que isso ocorra.

Ficou muito interessante o "casamento" de Instrumentação Eletrônica + Química = Instrumentação Analítica + Mecânica

O sistema conta com três plataformas distintas: uma interface com o sistema analítico desenvolvida com um PIC '4553 e aplicativo desenvolvido em mikroBasic (por questões didáticas) e disponibilizado junto ao trabalho, uma bomba peristáltica desenvolvida com o 89S52 em Assembly e o Aplicativo de Controle e Aquisição rodando em um PC desenvolvido em Visual Basic.

http://www.teses.usp.br/teses/disponive ... /pt-br.php

Abraços
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Re: Projeto de Mestrado On-line!!!

Mensagempor tcpipchip » 13 Mar 2017 10:37

Muito bom!!!!!!!
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor eletroinf » 13 Mar 2017 10:42

Bom dia Brasilma!

Obrigado por compartilhar o seu trabalho.
De cara eu gostei daquela citação do Dalai Lama. Depois vou olhar o conteúdo.
Parabéns!

Estou começando esta empreitada também, ao trabalho!

Abç
"De cada um segundo sua capacidade a cada um segundo sua necessidade."
eletroinf
Word

Mensagempor B-EAGLE » 13 Mar 2017 11:12

parabéns Brasilma!!
B-EAGLE
Word

Mensagempor pamv » 13 Mar 2017 11:22

Parabéns pela dissertação e pelo orientador, o prof Boaventura é um dos pioneiros nessa área aqui no Brasil e um grande ser humano.
pamv
Word

Mensagempor brasilma » 13 Mar 2017 11:35

Obrigadúuuuuuuuuuuuu a Todos!!!

Um trabalho que exige um grande esforço também dá uma grande satisfação quando concluído, e bota trabalho, rsrsrs :-)

Sim o Prof. Boaventura foi um dos pesquisadores que participou do desenvolvimento, muito contribuiu e contribui (continua trabalhando) para o desenvolvimento da Análise em Fluxo. Esta técnica representa uma forma de automatizar procedimentos de analise química clássicos, com rapidez, repetibilidade, baixíssimo consumo de reagentes e consequentemente geração de resíduos. De onde o conhece?

Abraços.
brasilma
Dword

Mensagempor pamv » 13 Mar 2017 13:46

Eu conheço ele de congressos e da literatura. Ele foi pioneiro no uso de microprocessadores em instrumentação química. Ele usava uma placa de desenvolvimento 8085 quando começou.
pamv
Word

Mensagempor brasilma » 13 Mar 2017 15:49

Sim, isto mesmo, ele fez o doutorado dele na Unicamp com este sistema, que se encontra na oficina dele.

Naquela época não existia compilador, e a programação era toda hexadecimal :shock: :o
brasilma
Dword

Mensagempor marcelo_asm » 13 Mar 2017 16:04

interessante, estou trabalhando no projeto de uma bomba peristáltica, já fiz o arranjo mecânico, mas ainda não encontrei um motor que me deixasse contente. Vou ler seu trabalho com cuidado. Parabéns !
marcelo_asm
Byte

Mensagempor brasilma » 13 Mar 2017 16:21

A surpresa que tive durante o desenvolvimento da bomba - por não ser o foco do trabalho estas informações não constam - foi a deslinearidade da vazão.

Na ocasião fiz ensaios controlado a velocidade de rotação x passos do motor para verificar que tudo estava proporcional, e estava, porem a vazão não.

Pesquisando encontrei alguns artigos sobre isso e me convenci que era o comportamento normal (é uma questão mecânica do tubo de bombeamento). Fiz estudos de vazão de 0 - 100%, medindo os volumes correspondentes (fiz uma rotina de acionamento por 300 segundos e pesava o volume transferido), e criei uma tabela de correção com 100 valores (1 em 1%) - tentei obter uma equação, porem não ficou bom.
brasilma
Dword

Mensagempor pamv » 13 Mar 2017 17:53

brasilma escreveu:Sim, isto mesmo, ele fez o doutorado dele na Unicamp com este sistema, que se encontra na oficina dele.

Naquela época não existia compilador, e a programação era toda hexadecimal :shock: :o

Programar em assembler era o de menos, a falta de memória é que pegava pesado, a tsi-1000 tinha 2k de eprom expandível até 4k onde ficava o programa monitor e 256 bytes de RAM expandíveis até 512bytes, e olha que ela era um clone melhorado da placa da Intel. E aquela coisa: desligou a placa, apagou o programa.
pamv
Word

Mensagempor mrgadotti » 13 Mar 2017 20:29

Parabéns pela dissertação!!!
mrgadotti
Byte

Mensagempor EvandrPic » 13 Mar 2017 22:34

Programar em ASSEMBLY...

- Assembly: linguagem de programação.
- Assembler: programa que gera o arquivo binário a partir de um código Assembly.

http://blog.clubedaprogramacao.com/2011 ... -assembly/

pamv escreveu:
brasilma escreveu:Sim, isto mesmo, ele fez o doutorado dele na Unicamp com este sistema, que se encontra na oficina dele.

Programar em assembler era o de menos, a falta de memória é que pegava pesado, a tsi-1000 tinha 2k de eprom expandível até 4k onde ficava o programa monitor e 256 bytes de RAM expandíveis até 512bytes, e olha que ela era um clone melhorado da placa da Intel. E aquela coisa: desligou a placa, apagou o programa.
EvandrPic
Dword

Mensagempor chrdcv » 14 Mar 2017 03:24

Parabéns brasilma! Tu é "pica" rapaz! Quem me dera ter conhecimento assim de química. Teria virado um Heisenberg! Entra logo no doutorado cara!!!
Seu Madruga: "O trabalho não é ruim, ruim é ter que trabalhar"
chrdcv
Dword

Mensagempor brasilma » 14 Mar 2017 06:48

Obrigado novamente a Todos!

Sim Chrdcv, estou no processo seletivo para o Doutorado, a documentação e o projeto, com muita Instrumentação além de Química, já foram enviados, ou faço agora ou nunca mais.

Pela situação atual do País (e minha também) esta é a melhor opção, vamos ver como estarão as coisas daqui a quatro anos...
brasilma
Dword

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais