Fonte 5V, 1A

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Fonte 5V, 1A

Mensagempor MOR_AL » 03 Fev 2017 16:59

Nos diversos projetinhos que faço, necessito de fonte de alimentação com 5V e consumo de menos que 1A.
Como comprar os componentes individuais fica mais caro que comprar essas fontes XingLing de celular, acabei comprando umas 5 delas a uns 3,50 Temers cada. Vi que só faltava o CI 431, que comprei bem baratinho.
Pensei em aproveitar quase todas as peças e até mesmo o layout da PCI. Uma das tarefas seria medir o trafo principal e a frequência, para ver até que potência poderia tirar do trafinho.
Nesse meio tempo, descobri um sítio na internet, que mostrava a (péssima) qualidade das fontes XingLing vendidas por aí (Ebay, etc). Claro que nem me interessei por elas.
Mas na busca vi uma fonte (5V, 1A), que, aparentemente, me pareceu legal e acabei comprando. Porque?

Porque:

1 - Tem o acoplador ótico, que significa que a tensão de saída é monitorada e não a "imagem dela" vista pelo primário.
2 - Tem o 431 monitorando a tensão de saída. Um Ci que possui um operacional, em que uma das entradas é um zener com boa precisão. A outra monitora a tensão de saída.
3 - Tem uma distância legal entre o circuito de primário e o de secundário, necessário para permitir um isolamento de uns 1500V.
4 - Tem um filtro na entrada para filtrar a EMI, produzida pelo chaveamento, para a rede.
5 - Tem um capacitor entre o primário e o secundário, para terra para AC.
6 - Tem um Varistor no primário para proteção de transientes rápidos provenientes da rede.
7 - Tem um NTC no primário para impedir que ao se ligar a fonte na rede, não haja uma sobrecorrente de surto na filtragem da tensão de rede.
8 - Tem um CI no circuito de primário, para melhor controlar as tensões e correntes da fonte e melhorar a sua regulagem.
9 - É compacta. Daria para incluir nos meus projetos.
10 - Tem um indutor de filtro no circuito de retificação do secundário, para reduzir a tensão de ripple.

Com todos estes itens, não deveria ser uma fonte porcaria. Parecia ser uma fonte bem projetada.

Por estes motivos é que fiquei interessado, além do fato que me custou (a preços de hoje) onze Temers!!! ONZE Temers!!! :shock: Se tiver que projetar o circuito, comprar as peças, fazer o layout da placa, montar o circuito, testar a fonte e fazer as devidas correções, me daria muito mais trabalho, tempo e custo do material.

Hoje decidi testar esta fonte. Claro que não é um teste completo. Só variei a tensão de entrada da rede e a resistência de carga. Medi a tensão de saída, a corrente na carga e verifiquei se tinha uma incomum tensão de ripple devido ao chaveamento.
No arquivo .pdf tem os detalhes.
MOR_AL
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Re: Fonte 5V, 1A

Mensagempor norad58 » 04 Fev 2017 13:39

Um tempo atrás li um artigo na internet, onde um fulano testava varias fontes xing-ling, a maioria não prestava, eram muito instaveis ou com carga, caia a tensão de saída.
Eu estava tentando arrumar aqui uma fonte destas xing-link de 24V x 1A, ocorreu um estrago devido a faiscamento, chegou até corroer trilha. :shock:
Nem 4 diodos tinha na entrada, apenas 3, 2 diodos para retificar uma fase AC e 01 diodo para a outra fase. Praticamente o conector de entrada AV estava conectado aos diodos e havendo somente um fusível de 1A, mais nada de proteção.
A foto da fonte do seu manuscrito, me lembra do circuito das lâmpadas Leds economicas, tenho 3 queimadas aqui e o circuito é bem parecido.
Resumindo, tudo tem um custo, fonte chaveadas boas contém de 1 a 2 estágios de filtragem na entrada AC e várias proteções e custam caro.
Já reparei várias fontes de PC comuns e é a mesma coisa, sempre faltam componentes. Algumas até haviam na PCB local para os componentes, mas o xing-ling prefere economizar e colocajumper no lugar das bobinas e retira os capacitores.
Eu peguei uma fonte de PC tão ruim, que quando da partida no PC chega a criar interferências no nobreak, deve ter um oscilador com relês ao invés de Ci e transistor na entrada..... :mrgreen:
norad58
Word

Mensagempor MOR_AL » 04 Fev 2017 16:31

Eu pretendo usar estas fontes para os meus projetos. As XingLings custam cerca de um terço desta.
Se tiver mais informações eu posto aqui.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 02 Ago 2017 15:37

Pessoal.
Projetei uma Carga Eletrônica para testar especificamente fontes de 5V. A carga consome até 2A, mas o transistor de potência só fica morno. Enfim.
Com a carga eletrônica, pude variar a corrente e obtive mais pontos de consumo e de tensão da rede.
Testei a fonte entre 80Vca e 240Vca para correntes desde 50mA até 1,2A (0,05A, 0,1A, 0,2A, ..., 1,1A e 1,2A).
A fonte é a da figura da primeira postagem que é a YS-5V1ASZD.
Coloquei em dois gráficos, cada um com 6 e 7 curvas de corrente de carga.
A fonte é excelente no quesito para correntes fixas e mesmo para tensão de ripple. Este último, eu medi, mas dá muito trabalho para passar para um gráfico.
Não medi a tensão de saída em função de pulsos de corrente, apenas para correntes fixas.
Seguem os gráficos.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
MOR_AL
Dword

Mensagempor andre_luis » 02 Ago 2017 20:13

Ás vezes temos de considerar outros aspectos para avaliar a qualidade de um produto, mas pelo que voce reportou já é um indicio de que apesar de ser chinesa não é uma porcaria como as conterraneas. Digo isso porque a muito tempo atrás, avaliamos uma WebCam xing ling de 1,5 dólares que tinha uma qualidade muito superior á concorrencia de marca, como da Microsoft ( ironicamente também fabricada na China ) e essa era a que menos apresentava ruídos na imagem, mas essa camera travava a USB com muita frequencia. Enfim, pode ser que o camarada tenha usado os ingredientes certos nessa fonte, mas vai saber se usou a receita correta...Não tem jeito, por mais que os chineses estejam cada vez mais apresentando produtos de qualidade no mercado, é difícil limpar uma imagem tão suja.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor MOR_AL » 03 Ago 2017 18:28

andre_teprom escreveu:Ás vezes temos de considerar outros aspectos para avaliar a qualidade de um produto, mas pelo que voce reportou já é um indicio de que apesar de ser chinesa não é uma porcaria como as conterraneas. Digo isso porque a muito tempo atrás, avaliamos uma WebCam xing ling de 1,5 dólares que tinha uma qualidade muito superior á concorrencia de marca, como da Microsoft ( ironicamente também fabricada na China ) e essa era a que menos apresentava ruídos na imagem, mas essa camera travava a USB com muita frequencia. Enfim, pode ser que o camarada tenha usado os ingredientes certos nessa fonte, mas vai saber se usou a receita correta...Não tem jeito, por mais que os chineses estejam cada vez mais apresentando produtos de qualidade no mercado, é difícil limpar uma imagem tão suja.

É verdade, mas temos a história dos japoneses. Lembra que eles também passaram por isso. Bah. Produto japonês... Hoje eles se superaram.

Bom.
Nos meus projetos com uC alimentados com 5V e com consumo maior que 100mA(*), vou usar estas fontes. As outras XingLing ainda vou testar com mais detalhes, agora que fiz uma carga eletrônica e posso aposentar os três resistores de potência (insuficiente) para o teste.
Em tempo:
1 - Deixei a fonte ligada (Vca = 120V @ 0,5A) por três horas e ela manteve a tensão medida antes. O trafinho esquentava razoavelmente.
Os componentes tem que ser bons e o circuito muito bem projetado para aguentar nestas condições.
2 - Procurei entender porque (ou como) uma fonte tão pequena fornecia tanta corrente. Descobri que a oscilação dela com I0 = 1,2A e Vca = 240V, chegava a incríveis 688kHz. :shock:

(*) - Em três fontes XingLing que verifiquei, o diodo no secundário era o 1N4148. Eles aguentam cerca de 100mA contínuos à uma temperatura de junção de 100ºC. A montagem tem que ter os lides com 10mm.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor eng.viniciuspais » 27 Ago 2017 20:22

Mor_al, tenho dela aqui kkkkk acabei de confirmar. Gostei muito dela também e olha que é muito barata. Só que quero estou usando uma um pouco menor que ela.
Pode passar o circuito de carga que voce fez?
eng.viniciuspais
Byte

Mensagempor MOR_AL » 28 Ago 2017 08:26

Aí começa outra história, hehehe. :roll:

Primeiro fiz a carga eletrônica 1.
É exclusivamente para testar as fontes de 5V até 2A. Não tinha mosfet como transistor de potência e sim um NPN (2N3055). Tinha muitos na minha sucata e decidi aproveitá-los. Funcionou bem, mas aí decidi fazer uma outra carga eletrônica; a 2.

Essa sim já possuía mosfet, dissipador com ventoinha e sensor de temperatura (LM35) para ligar a ventoinha e para desligar a corrente. Possuía também um AO OP07, com baixo offset.
Bom.
Esta carga 2 funcionou em parte. Foi projetada para medir até 10A, mas com garantia, os testes foram até 35W @2,5A. Não tenho fonte para mais que isso e este é o limite de potência que garante o funcionamento seguro da carga.
Ocorreu que a corrente apresentou pequena instabilidade. tanto em baixa como em alta frequência. Mas era cerca de 15mA que só eram visíveis no osciloscópio para cargas ajustadas em poucas dezenas de mA.
Apliquei todas as técnicas de estabilização que aprendi nestes cerca de 50 anos lidando com eletrônica (comecei aos 15 anos).
Algo não fazia sentido. Nas diversas simulações com sucesso que fiz, nenhuma funcionou na prática.
Comecei a suspeitar do OP07 (XingLing) quando fiz duas montagens básicas, sem a parte da temperatura. Uma com o OP07 e outra com LM324, também XingLing.
Quem diria. Com o LM324 funcionava e a prática de estabilização bateu com a teoria, o que não aconteceu com o OP07. Então, não fiquei satisfeito com a carga 2.

Passei para a Carga 3, onde descartei o OP07 e introduzi o LM324. Estou na fase de PCI deste projeto.

Caso a Carga 1 (5V2A) lhe interesse, poderei disponibilizar tanto o circuito, como o layout. Esta carga não possui ventoinha e nem o controle térmico.

No momento estou apanhando na confecção do layout da carga 3.
Meu método é arcaico. Tento colocar muitos componentes em pouco espaço. Muitos resistores ficam em pé, já que tem outros componentes altos, como transistores, eletrolíticos etc.

MOR_AL
MOR_AL
Dword

Voltar para Assuntos Gerais