Seja bem vindo tiagomg95
É o seguinte, copiar um firmware?...já ouvi dizerem muito a esse respeito, mas copiar de FATO, eu ainda não ví quem o faça de verdade. Uma certa vez, tomei conhecimento de uma persona non grata que dizia fazer isso, fiquei indignado e fui atrás, me passando por um suposto cliente...bom o cara que copiava, simplesmente sumiu, se é que copiava.
Olha, já debatemos a respeito disso aqui no forum, eu creio que pode-se até copiar de fato, não só o pic, mas qualquer outro microcontrolador é vulnerável, uns mais e outros menos.
Eu particularmente lhe daria a seguinte dica:
- Faça uma patente no INPI (
www.inpi.org.br), não gastará mais que 200 reais para fazer isso.
- Lá no seu firmware, crie algumas artimanhas "armadilhas", como por exemplo: Escreva o seu nome ou cpf em algum local do seu programa e crie uma rotina para dar um boot de validação, todas as vezes que o seu programa entrar em funcionamento, no meu caso eu utilizo além disso, uma pequena gravação de audio dentro do firmware que contém essa informação, esse wav é fraguimentado.
- Se você tiver acesso a uma memória eeprom ou flash externa, faça algo parecido também nela...Caso o ladrão apague seus dados, o seu firmware não vai funcionar.
- Outra dica, seria você fazer um arranjo com diodos 1n4148 no seu hardware e também no seu boot, ler esses diodos que formam uma palavra de bits, ai você veja quantos vai utilizar, essa técnica era muito utilizada antigamente na época do z80 e daqueles DSPs abertos.
Essas armadilhas, lhe favorecerão em Juízo, facilitando para o perito identificar com facilidade a autenticidade do seu trabalho e autoria.
E só um cara muito bom em programação conseguiria desmontar sua rotina.
Espero ter colaborado.
Obrigado