LINEAR RULLER.

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

LINEAR RULLER.

Mensagempor fabim » 15 Dez 2016 10:38

Pessoal.
Eu fiz uma gambiarra em uma policorte da bosch para controlar a velocidade, afim de utilizar disco de corte para aço ao invés de disco abrasivo, ficou lindo...
Fiz a base para fixar e cortar perfis com até 2 metros de comprimento, e furos com distancias "que deveriam ser calibradas", e mais um paquímetro de serviço pesado de 1000mm com resolução de 0,05..
Ficou uma bosta, eu preciso de centésimos de precisão nos cortes, sempre fica com décimos...
Vendo alguns vídeos no youtubtubiu, eu vi uma maquina de corte onde existe um relógio digital que corre num guia redondo, e entre este relógio e o disco existe uma barra roscada regulável para fazer o ofset de zero entre start e disco.
Basicamente, o cara traz o relógio até um ponto X, trava-o, e através de uma barra roscada ele vai rodando até encostar no disco e através de um buzzer ele sabe que encostou.
Então ele trava o prisioneiro, e libera o reloginho digital.
Ele corre o relógio digital, e vai marcando o comprimento até 6 metros no caso desta maquina, com marcação de 0,05 e tolerância de +/-0,025.

Estou buscando uma solução que não custe 12mil reais, ou que não tenha uma tolerância de +/- 1mm...

Alguém conhece uma forma precisa de fazer medição linear, etc e tals, coisa do tipo, mesmo que analogicamente ?

Obrigado
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Re: LINEAR RULLER.

Mensagempor Red Neck Guy » 15 Dez 2016 11:39

Um encoder incremental com resolução de uns 1024 pulsos por volta, se você acoplar ao teu eixo alimentador vai saber sempre quanto passou de material - desde que não ocorra escorregamento.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor fabim » 15 Dez 2016 14:51

Aquino escreveu:Um encoder incremental com resolução de uns 1024 pulsos por volta, se você acoplar ao teu eixo alimentador vai saber sempre quanto passou de material - desde que não ocorra escorregamento.

Então Aquino!!
Não funfa!! Já tentei!!
O negocio que eu vi é muito louco, eu estou buscando o link no YouTube e não estou encontrando!!
Parece uma fita isolante verde de 1mm+/- de espessura por uns 5mm de largura.
E o reloginho corre sobre esta fita.

Este guia é um eixo retificado, pelo vídeo deve ser de 1".
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor Maffeis » 15 Dez 2016 15:58

não seria uma régua linear
daquelas utilizadas em maquinas CNC
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -0-150-_JM

Porém o proprio desgaste do disco vai ferrar com a sua precisão

acho que vc vai precisar cortar meia boca mesmo (Um pouco maior) e depois fresar ou retificar a peça

corta
mede descobre que tah 0,5 maior
vai na fresa e tira 0,5mm
Maffeis
Word

Mensagempor fabim » 15 Dez 2016 16:11

Então cara, parece apenas com o reloginho, ele corre sobre o guia retificado.
Sobre o desgaste, isto não ocorre!!
Tipo, sempre que for fazer cortes você calibra ele rapidinho, e de tempos em tempos recalibra novamente!!
Procedimento é, puxa o fuso roscado até encostar na serra e apitar, aperta o zero do reloginho e pronto, esta calibrado!
Por parecivel que encreça, é simples, simples!! O único impeditivo é o reloginho!
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor Red Neck Guy » 15 Dez 2016 16:33

Já vi isso que tu falou, era uma fita da 3M que tem variações na magnetização.
Usamos isso numa lixadeira de móveis para medir o deslocamento.
Faz uns 13 anos, então não lembro onde foi comprado, mas para ler era utilizado um sensor HALL.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor Maffeis » 16 Dez 2016 06:40

Maffeis
Word

Mensagempor fabim » 16 Dez 2016 08:33

like it http://www.willtec.de/en/products/magne ... stems/429/

Muiiiiiito caro de mais!!
Para implementar isso ai em 2,50 metro de comprimento não fica menos de 12 mil!!
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor Red Neck Guy » 16 Dez 2016 09:55

Então...
Sabe, nas serras fita com alimentação automática que vi a medição é feita por um encoder acoplado a um rolete na mesa.
Mas como você disse que não rolou, então, se usar a abordagem do encosto ajustável não te serve? Tipo o encosto que tem que calça as chapas nas dobradeiras CNC...
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor edsont » 19 Dez 2016 12:45

Encoder de fio (wire encoder) funcionaria? Não sei se seria mais caro e se disponível por aqui.
Com alguma habilidade dá até pra fabricar um usando um encoder rotativo comum.
edsont
Word

Localização: Araraquara-SP Brasil - Terra - Sistema Solar - Via Láctea

Mensagempor andre_luis » 19 Dez 2016 13:41

Aquino escreveu:Um encoder incremental com resolução de uns 1024 pulsos por volta, se você acoplar ao teu eixo alimentador vai saber sempre quanto passou de material - desde que não ocorra escorregamento.

A maior resolução que se encontra no mercado, e ainda assim nem todos os fabricantes possuem, é de 8192 pulsos, que pras aplicações que usamos é bem preciso. Ok, isso não responde á questão inicial, mas fica aqui apenas o testemunho que é possível ter uma boa precisão com esse Encoder.

fabim escreveu:eu preciso de centésimos de precisão nos cortes, sempre fica com décimos...

De qualquer modo, teria de fazer alguns experimentos pra saber até que ponto essa resolução não estaria perdendo para a incerteza da mecânica.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor Silvio51 » 25 Dez 2016 15:32

Não senhor! já utilizei encoder de 24 bits...muito barato por sinal...se não encontrar, pode comprar um servomotor Yaskawa SigmaII usado por uns mil reais e retirar o encoder. Alguns são 17 bits incremental e outros 24 bits absoluto. Tenho umas 4 peças aqui mas infelizmente não posso me desfazer delas.
Silvio51
Byte

Mensagempor andre_luis » 25 Dez 2016 16:26

Silvio51 escreveu:Não senhor! já utilizei encoder de 24 bits...muito barato por sinal...

Voce está dizendo 24 bits de resolução num encoder tipo incremental ou absoluto?
Isso daria 16.777.216 pulsos por volta !
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor Silvio51 » 26 Dez 2016 20:47

Isso mesmo Andre...resolução absurdamente absurda. Mas estes valores são "padrão" da linha Sigma.
Silvio51
Byte

Mensagempor edison » 03 Jan 2017 23:56

Para ter centésimos de precisão nos cortes não basta uma régua precisa vc tem que pensar
no conjunto mecânico como um todo.

De nada adianta ter precisão na medição se as demais partes mecanicas tiverem folgas.
Deve considerar que durante o corte o disco/serra vibram ,atentar para refrigeração do corte pois conforme a
temperatura tem dilatações ,as guias devem ser rígidas ,rolamentos de precisão ,angulos de remoção
de cavacos adequada,etc.

Não é á toa que um torno ou qquer equipamento de corte CNC ou convencional é robusto e pesado e nesse caso até
a qualidade do piso onde for instalado deve ser considerada.
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
-----------------------------------------------
edison
Dword

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais