PROTEÇÃO, QUEM USA?

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

PROTEÇÃO, QUEM USA?

Mensagempor Vonnilmam » 30 Nov 2016 23:04

Pessoal, não sei quanto a vocês, mas eu já fui, por incrível que parece, vitima de pirataria de software e é muito ruim essa situação, traz uma coisa tão ruim dentro da gente, pois só quem faz (cria) um projeto do (0) zero, sabe como é exaustiva essa tarefa. E, de repente um "ladrão" toma posse do seu trabalho, e começa a comercializar descaradamente sua obra no mercado....Apesar da Lei de direitos autorais (Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998), nos dar algum resguardo, o "dano" já fora grande.

A pergunta é: O que vocês estão utilizando para bloquear, ao máximo a cópia de seus firmwares?

Existe no mercado um chip realmente confiável?

Alguém ainda aqui utiliza as técnicas de antigamente? Os mais antigos sabem do que estou falando.

Obrigado por compartilharem, seus conhecimentos.
VonNilmam "Assembler" e agora "C"
Vonnilmam
Byte

Re: PROTEÇÃO, QUEM USA?

Mensagempor Vonnilmam » 30 Nov 2016 23:08

Viu pessoal, quando me referi a qual chip utilizam, quis dizer também, com relação aos chips de "proteção", tipo os ATMEL, entre outros.

Só para formalizar melhor a pergunta.
Vonnilmam
Byte

Mensagempor andre_luis » 01 Dez 2016 07:43

Eu só me preocuparia com clonagem se meu produto fosse a pico das galaxias.
O problema é que por mais que voce tome todas as providencias, tem sempre uma brecha no lado humano.

Numa das empresas pra quem fiz um projeto, que ficou tão bom, que o cliente tentou clonar sem sucesso.
Mas o proprio filho do dono da empresa fez o favor de gravar um lote inteiro sem a proteção, e aí tudo foi por agua abaixo.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor tcpipchip » 01 Dez 2016 07:57

pergunta complexa :(
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor Vonnilmam » 01 Dez 2016 13:57

Complexa mesmo tcpip.

Tão enigmatica que resolve abrir esse post, mas o objetivo principal é saber como vocês estão se protegendo.

Como o andre disse e no caso dele, o problema é que o firmware ficou na posse do cliente, aí, já viu, tudo é possível.

Uma das formas que eu faço é gravar eu mesmo os firmware e vender o chip gravado...

Fazer uma patente também é bem vinda, desde que se elabore um projeto MASTER, e dele você vá tirando seus afluentes, porém sempre com o mesmo contexto de hardware e software.

Mas eu já houvi falar (eu mesmo nunca usei), de alguns chips que permitem você gravar um tipo de boot, dentro dele e a mcu le esse chip (encriptado) com um trecho do programa main, para ai sim poder rodar...
O que vocês tem a dizer a esse respeito, dizem que o chip é anti cópia e se for violado ele quebra todinho...
Vonnilmam
Byte

Mensagempor rona123 » 01 Dez 2016 15:25

Olá Vonnilmam

Eu uso o metodo antigo, mas é sabido que tem furos e já sabe....

Tive um anuncio copiado e fiquei por conta, tambem roubaram um pendriver que usava para trabalho com meus programas de produtos. Esse ultimo caso defino como assinatura de atestado de incompetencia do ladrão que creio era colega de serviço.

Tambem ouvi falar desses chips, se não me engano da Maxim, mas tambem não testei.

Imagino o que voce passou
rona123
Byte

Mensagempor Rodrigo_P_A » 02 Dez 2016 07:29

Vou contar uma história, um cara enviou uma carta pra mim, dizendo que um produto, que eu inventei em meados de 2004, foi feito por ele, dizendo que tinha patente, inclusive mandou o registro de patente para mim.

Com eu tinha provas que já produzia desde 2004, ou seja, data anterior da patente dele, notifiquei o cara depois disso ele sumiu.

Mundo louco.
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor Red Neck Guy » 02 Dez 2016 11:51

A melhor forma de proteção da propriedade intelectual é a patente, no caso de venda de chips gravados você pode fazer um contrato explicitando que está vendendo os chips com firmware X e que caso o cliente venha a desenvolver por si só uma aplicação semelhante ele te deve direitos.
Como sabemos, hoje o diferencial é a ideia e não a forma de implementação,digamos que eu faça um simulador de montanha russa em realidade virtual e venda pra ti. Aí tu monta isso num carrinho e começa e ver que vender isso dá rios de dinheiro. Aí tu pensa: "Eu vendo por X, o Aquino ganha X/3, vou contratar alguém pra fazer um parecido e aí eu ganho X sozinho". Você pode ser protegido com hardkey, epoxi ou WTF lock que não vai adiantar.
Hoje eu vejo que profissionalmente a melhor forma de se resguardar é através de contratos.
Aí você vai dizer: E se outra pessoa quiser produzir?
Bom, o mercado é assim mesmo... Você inova e faz algo, a concorrência vê o resultado, se o mercado for bom você inevitavelmente terá concorrentes.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor Vonnilmam » 02 Dez 2016 11:57

Então Rona, não é facil, dá um ódio tão grande, uma sensação de impotência.

Uma coisa que eu estou utilizando ultimamente e vou passar para vocês, essa "dica", eu estou gravando uma pequena faixa de áudio dentro do firmware, que contém meus dados, CPF, CNPJ e NOME. Essa função é acionada se for pressionado alguns botões na hora do boot. Depois que fiz isso e começei a divulgar a todos no mercado, percebi que houve um certo "medo".
Diante do Juiz, você pode demonstrar sua prova, como nesse caso, e ai, como vai ficar a cara do malandro...

Outra coisa, importante, menciono isso inclusive para projetos robustos, é importante fazer a patente, pois diante do Juiz o que vale não necessariamente são desenhos, layouts e linhas de programa e sim documentos com o brasão da república, esse sim tem peso e a patente leva um desses.

Eu venho batendo forte sobre isso, porque é inaceitável esses sabichões "lesarem" os inventores, porque o cara que desenvolve um firmware e um hardware, teve muito estudo e trabalho para fazer isso e derrepente vem um invejoso "ladrão" e quer tomar o alheio...

Patente é algo importante, mas deve ser muito bem elaborada, para não deixar brechas ou pelo menos o mais global possível. Como eu havia dito e repito novamente, o mais interessante é você criar um cerne com máximo de tentáculos possíveis (driver's) dentro do seu software, como se fosse um sistema operacional do windows, como exemplo. Tudo isso em cima do seu hardware. Aí tu inicia sua patente no inpi, aliás para quem não sabe, você não precisa procurar uma empresa e pagar caro para fazer sua patente, basta entrar no site e seguir os passos, muito bem explicados e caso tenha dúvidas, basta ligar para eles, que darão todo suporte explicativo. Quando fizer sua patente do software, anexe a ela o seu hardware, pois o seu aplicativo, terá que rodar em algum hardware, por isso do mencionado acima.

E outra coisa, se algum dia alguém quiser comprar um firmware que você criou, cobre caro, uma dica: Antes de vender por qualquer preço, avalie primeiro desejo que seu produto desperta no mercado, segundo o volume que esse produto pode atingir no mercado e terceiro o tempo que gastou para fazer esse "trem".

Não jogue fora o seu trabalho, valorize-o. Outra coisa, quando vender seu firmware, coisa que eu não indico fazer, faça um contrato de sigilo comercial, onde o cabra, vai se responsabilizar pela salva guarda desse firmware, pois é você o autor, ele esta apenas tendo o direito livre ou controlado de produzir sua obra.

Infelizmente, existem malandros para todos os lados e no mundo tecnológico não é diferente. Por isso olho aberto.
Vonnilmam
Byte

Mensagempor tcpipchip » 02 Dez 2016 20:25

------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor pamv » 02 Dez 2016 21:55

Vonilman: qual é o custo de registrar o programa e patentear o produto? Quanto sai pra manter esse registro e a patente ativos? Aqui onde eu trabalho a reitoria inventou de bancar as patentes e o custo de manutenção disso é bem alto (ainda mais que a maioria nunca foi licenciada).
pamv
Word

Mensagempor Alexandro » 03 Dez 2016 08:37

Só pra constar, as industrias farmaceuticas não estão querendo fazer mais antibioticos por que mesmo com patente os governos quebram oficialmente suas patentes e clonam o produto tranquilamente. Patente só serve pra coisas sem importancia.
Alexandro
Byte

Mensagempor Vonnilmam » 03 Dez 2016 11:38

Bom dia,

Veja bem alexandro, não é bem assim, não, Patente é um registro público e tem sim valor judicial. Quanto a indústria farmaceutica a qual foge minha área que é eletrônica, sou totalmente a favor da tal quebra de patente, pois envolve vidas e muitos para não dizer todos os laboratórios lucram abusivamente sobre a desgraça da humanidade, e o governo (não que eu o defenda, aliás sou contra o sistema em muitos haspéctos, principalmente o humano), com base no anti-monopolismo age desta forma...se formos entrar na questão de saúde, fugiremos do foco original do post e com certeza, "acho" e principalmente eu não tenho conhecimentos biomédicos e biológicos para discutir com enfase.

Agora, palm, uma patente pode ser requerida diretamente no INPI (http://www.inpi.gov.br/menu-servicos/pr ... computador), leia com bastante atenção e siga os passos.

Uma patente hoje, vai variar entre 70 e 200 reais, salvo engano, acho que até menos, eu mesmo paguei na minha 140 reais...essa variação vai depender do sistema de confecção da patente para envio, se vai ser em papel ou em cdrom, lá explica direitinho os passos.

Faça o projeto de hardware do microcontrolador, dica se seu projeto for grande, elabore apenas o cerne em torno do microcontrolador o mínimo de hardware que o software funcione.

Depois edite o seu programa e separe alguns trechos cruciais para o funcionamento do seu firmware, pontos chaves que se for alterado, não funciona, grife esses trechos independente da linguagem utilizada. Depois edite a compilação do seu fonte por exemplo com o "winhex" e grife esses mesmos pontos também.

Por que disso, é importante esse detalhe, porque caso alguém clone seu firmware, fica facil a um perito (engenheiro indicado pela justiça) fazer a localização de forma facil e desta forma demonstrar de forma clara ao Juiz os pontos chave onde houve o plagio ou cópia, vale lembrar que Juiz não é técnico, ele é Juiz, então quanto mais direto e prático for sua forma de expor na patente os pontos chaves para identificação da sua autoria, melhor.

De posse disso tudo, grave um CD, anexe os docs pedidos no protocolo de homologação e envie ao INPI mais próximo de você, via sedex com AR ou pessoalmente, antes pague a GRU que é a taxa de coleta e análise do seu pedido.

Depois vai levar uns 3 meses para a resposta do INIP se sua patente esta dentro do protocolo exigido por eles, se estiver eles vai liberar para você um número de patente, e lhe enviará uma das duas vias das cópias que enviou para eles, sendo uma cópia disso fica nos arquivos do INPI, a duas que você vai receber junto com seu número de patente, vem uma lacrada pelo INPI que só poderá ser aberta pelo Juiz.

Anualmente você paga uma mixaria, acho que deva estar em torno de 100 reais no máximo.

Tudo isso é referenciado ao registro de software para computador, fique bem claro.

Agora se você for abonado pode contratar uma dessas empresas de marcas e patentes e pagar aí uns 4 a 10 mil reais para eles fazerem isso e o pior, eles não estão nem aí, se você não sacar como montar direitinho sua patente, como eu expliquei acima, eles enviam de qualquer jeito (A MAIORIA É ASSIM, A MAIORIA PARA NÃO DIZER TODAS), depois eles ainda te cobraram pelo menos uns 1000 reais por ano para dar a manutenção, ou seja, emitir a GRU anual e pagar no banco...

Caso você tenha dúvidas, após ler todo o protocolo de como fazer a sua patente, entre em contato com o INPI da sua região, no meu caso estou em MG, a mais próxima para mim é no RJ, como não quero ser alvo fácil de bala perdida indo até lá, preferi fazer tudo pelos correios, :(
Vonnilmam
Byte

Mensagempor pamv » 03 Dez 2016 11:46

vonNilman: o registro de software equivale ao copyright de obra literária, a patente aplica-se ao projeto de hardware. Eu entendo que tem fazer ambas as coisas, não? Senão o cara copia o seu hardware e desenvolve o código ou, copia o seu software, troca o seu nome pelo dele, e vende no mercado livre os microcontroladores com o programa para quem quiser usar (como fazem com mcu de nobreak). Ainda assim fica barato?
pamv
Word

Mensagempor Vonnilmam » 03 Dez 2016 12:16

Peço desculpas, ao alexandro, se não me fiz claro, por isso vou explicar um pouco melhor o que disse anteriormente.

Não quis com isso dizer que se for de um laboratório farmaceutico, deve ser copiado mesmo, não é isso não.

Salvo engano a indústria que mais lucra no mundo é a farmaceutica, eles não oferecem a cura, apenas remedeiam o indíviduo, para ir sobrevivendo com menos dor, a verdade é essa.

Vejam os remédios para cancer, vejam o valor de um remédio desses, vejam o valor de um remédio para combater o HIV, ou um mais simples, o tratamento da hepatite C, custa nada mais nada menos 5 ou 6 mil reais salvo engano, cada injeção, fora outros medicamentos associados, salvo engano são 6 doses durante o ano, nada nada já são 30 mil reais de tentativa em ser curado, pois nenhum remédio é 100% eficaz, muitos fatores dependem e o principal é seu organismo.

Tem remédios, para cancer que custam mais de 100 mil reais uma única dose.

Alguém poderia dizer, "mas o cientista estudou para isso, criou, inventou, etc", por isso justifica-se tais preços "elevados"? diga-se de passagem, Imagine agora um País inteiro requerendo esses medicamentos diariamente!!!

Vamos um pouquinho mais a fundo na questão de observador, ok. Olhe para o mundo e veja quantas pessoas estão morrendo vitimas de doenças, principalmente de cancer...Dizem os entendidos no assunto, que uma das origens do cancer é por um desequilibrio alimentar, e essa praga pode ser transmitida pelos genes de geração em geração.

Olhe para, o que os governos de todo o mundo, ou pelo menos o nosso Brasil, "deixam" o povo comer? Açucares em abundância, gordura trans, bebidas açucaradas, sem falar nos tais sucos naturais que tem o seu teor puramente composto de açucar, comidas ricas em carboidratos....não é atoa que o Brasil tem um número elevado de diabéticos, de pessoas com problemas renais, de figado, pancreas, etc...

Os governos dizem que não é bom fumar, comer açucares, fazem até campanhas na tv e rádio. Mas ninguém proibe ou educa a população a não comer essas coisas, muito pelo contrário, fazem vistas grossas, porque? Porque isso gera impostos, isso é mundial.

E ai ainda vem os alimentos "saudáveis", chamados de organicos "naturais", que custam o olho da cara, será que um asalariado teria condição de comer alimentos "saudáveis", suprir a ele e sua família? Lógico que não. Sempre haverá alguém que vá explorar sem o mínimo escrupulo o próximo e eu acho uma covardia fazer isso, com lucros absurdos.

A verdade na minha opinião é que muitos e muitos morrem por pura ganancia do sistema governamental, eu particularmente costumo dizer que tudo, tudo o que acontece na vida do cidadão é CULPA única e exclusivamente do seu GOVERNO. Se você morrer num assalto, é culpa do governo, porque? Porque o governo não prove Leis decentes para defender o povo, porque? Porque criam Leis com "brechas" para beneficiar a eles mesmos, não são todos os governos que fazem isso, um exemplo é o JAPÃO, veja o que acontece com um corrupto politico, no governo de lá. Agora compare com o que acontece aqui, "viram a ultima, tão querendo passar a lei que pune o Juiz e o pormotor se acusarem um politico, o juiz pode virar reu, se excutar ou mexer com um politico corrupto"...é o rabo abanando o cachorro, já chegou esse tempo, é o apocalipse.... :twisted:

Continuando, se uma pessoa morre num "hospital público" ou privado, é culpa do governo, porque? Porque ele não investe corretamente na saúde.

Se uma pessoa é presa injustamente, é culpa do governo, porque? Porque não existe justiça para o povo, aliás existem sim, duas justiças, a do magnata a do politico e justiça para o povo, são completamente diferentes.

No Brasil, os governantes aniquilam os pilares: Justiça, Saúde e Educação. Vejam como anda as escolas, a saúde dá medo e a justiça, não há, pois matam, roubam e destroem o povo e nada acontece com esses semi-deuses, chamados de politicos, essa é a verdade, só não a enxerga quem não quer.

A única saída para o cidadão, no meu modo de ver é sem dúvida a Palavra de Deus, apenas Crer em Deus e não nas religiões, que já outra droga no meio da sociedade, tá cheio de joio nesse meio, visando apenas o lucro, tipo laboratório farmaceutico :mrgreen:

Vá para a igreja, ajude seu próximo se oportunidade tiver e deixe a Glória de seus feitos para Deus, evite se meter em confusões, pense antes de falar mal do seu próximo...como dizem por ai, é melhor o melhor sábio é aquele que houve mais... :D
Vonnilmam
Byte

Próximo

Voltar para PIC