Emissão de NF avulsa da prefeitura

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Emissão de NF avulsa da prefeitura

Mensagempor andre_luis » 09 Nov 2016 11:12

Pessoal,

Alguem poderia me dar uma orientação sobre o que implica no sentido de imposto de renda ?

Tipo, uma empresa vai me pagar um valor digamos hipoteticamente, de 1.000 reais.
Nesse caso, a tributação já é feita na fonte, ou tenho de pagar depois ?

Outra coisa: O fato de eu possuir uma PJ, ainda que inativa, inviabiliza ?

AT+
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Re: Emissão de NF avulsa da prefeitura

Mensagempor tcpipchip » 09 Nov 2016 17:54

eu fiz a mesma pergunta...o cara da prefa nao soube responder....
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor norad58 » 10 Nov 2016 06:39

André,

Já fiz isso aqui em SP como pessoa física, mas pra mim não vale mais a pena pois pagava muito IR(até 27%) e tinha dois pagamentos de GPS, era duplicado, vc pagava um valor e a empresa tinha que pagar como uma "multa" um outro valor percentual, porque era para pagar pessoa física. Para o empregador era ruim. O recolhimento da GPS e IRPF é feito na fonte e vc não tem que pagar mais nada, somente emitir a nota fiscal ou um RPS como pessoa física.
Não conheço como é a tributação municipal no Rio de Janeiro, mas como o IRPF é recolhimento federal, a regra deve ser essa mesmo, recolher na fonte junto com outros tributos. Não esqueça de pedir os recibos do GPS e IRPF a empresa pois tem que ser informados na declaração anual do IRPF.
No caso de ter PJ, tem que ver a classificação da empresa quanto ao trabalho exercido, se recolhe via Simples Nacional(total de 6% para todos os tributos) e analisar o que vai receber como serviços.
norad58
Word

Mensagempor andre_luis » 10 Nov 2016 07:21

Obrigado, na verdade eu nem ia receber como PJ, mas como PF que como voce mencionou é o mais caro pra ambos.
Mas essa duplicidade de tributação é algo a se considerar, vou rever com o "empregador".

AT+
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor norad58 » 10 Nov 2016 09:28

André,

Isso foi um dos motivos que mudei para PJ. Tinha mês que vinha uma pancada pra mim e outra para o empregador.
Foi um tributo criado no governo do Lula, como fundo de amparo ao trabalhador, esqueci o nome da lei. Paga-se duas vezes o GPS...uma ladroagem, fizeram isso para espantar o pessoal que recebia como PF de PJ.
As vezes dá pra abrir a empresa como Microempreendedor individual, mas tem que tomar cuidado com o que recebe senão o governo já te enquadra automaticamente para a modalidade Simples Nacional, também ver a atividade a ser executada.
Se for um ou outro pagamento via pessoa fisica até que dá, se for mensalmente, melhor optar como pessoa juridica, empresario individual.
Aqui em São Paulo algumas atividades como pessoa física não pagam ISS, desde a época do prefeito Kassab, criou anistia para algumas funções. Mas o problema era com o GPS duplicado e alto IR......

Abç
norad58
Word

Mensagempor andre_luis » 10 Nov 2016 11:51

norad58 escreveu:Isso foi um dos motivos que mudei para PJ. Tinha mês que vinha uma pancada pra mim e outra para o empregador

O problema é que é um trabalho free-lance, de baixo valor ( não aquele acima, lógico que foi usado apenas pra ilustrar ), e sazonal. Se eu for usar a PJ vou ter de lidar com contador, ou com um cuidado maior na declaração, além de outras apurrinhações...enfim, eu queria algo mais simples, mas o governo consegue complicar o que foi concebido pra simplificar. É a velha maquina administrativa sugando o que pode do nosso sangue pra sustentar o cabide de empregos, como sempre.
andre_luis
Dword

Mensagempor norad58 » 10 Nov 2016 13:09

André,

A realidade de país de terceiro mundo é essa mesmo, esfola o contribuinte de todos os lados pra manter a mordomia dos engravatados.
Se o serviço é eventual, acho melhor receber como PF, se cadastre na Prefeitura do RJ, pague o ISS, emita a NF para PJ.
Só vale a pena como PJ se tem serviço mensal, como no meu caso, emito mais de uma nota por mês para PJ.
Eu fiquei praticamente mais de 10 anos recebendo de PJ como PF somente emitindo Nota Fiscal quando morava em outra cidade do interior e depois que me mudei para SP, somente o RPA. Até a coisa mudar e criarem leis para ferrar o trabalhador autonomo e aumentarem a arrecadação.
Só louco pra construir uma industria no Brasil!
Outra forma que tu pode receber sem pagar muito é comprar a NF de alguem daí 8) Ops...não...isso é sonegação...vou ser punido! :mrgreen:
norad58
Word

Mensagempor dreher » 10 Nov 2016 22:53

andre_teprom escreveu:
norad58 escreveu:Isso foi um dos motivos que mudei para PJ. Tinha mês que vinha uma pancada pra mim e outra para o empregador

O problema é que é um trabalho free-lance, de baixo valor ( não aquele acima, lógico que foi usado apenas pra ilustrar ), e sazonal. Se eu for usar a PJ vou ter de lidar com contador, ou com um cuidado maior na declaração, além de outras apurrinhações...enfim, eu queria algo mais simples, mas o governo consegue complicar o que foi concebido pra simplificar. É a velha maquina administrativa sugando o que pode do nosso sangue pra sustentar o cabide de empregos, como sempre.

Ja que a sua empresa está inativa, não é melhor mudar para MEI? Ai não precisa de contador, alem de ter os impostos muito simplificados. Só tem que ver se tu consegue encaixar em alguma das atividades
dreher
Byte

Mensagempor EDSONCAN » 11 Nov 2016 07:26

Desconheço um meio de ter uma empresa ativa ou inativa que não gere custo, entra no e-cac e verifique nos relatórios gerencias para não ter nenhuma surpresa, depois faça uma varredura na receita estadual e prefeitura, geralmente da para fazer pela internet.

Se tiver que receber espodicamente é melhor ser autônomo, pelo menos você não tem custos de um contador e é bem mais simples.

Ter uma empresa sem um contador pode ser uma dor de cabeça tem entregas de GFIP, DARF´s , declaração de IR e etc sem contar que sempre inventam uma nova e é difícil ficar acompanhando as leis.... essa ultima do ICMS virou uma zona e ninguém entendia como lançar as notas fiscais.
EDSONCAN
Word

Mensagempor andre_luis » 11 Nov 2016 07:34

dreher escreveu:Ja que a sua empresa está inativa, não é melhor mudar para MEI? Ai não precisa de contador, alem de ter os impostos muito simplificados. Só tem que ver se tu consegue encaixar em alguma das atividades

Não dá pra fazer isso por enquanto, a abri a mais de 15 anos atrás quando estive em outro estado por demanda de um empregador apenas para funcionar para receber salario mas assim que conclui tudo, ele já havia contratado outro. No caso, só estando presente consigo dar baixa em tudo. Desde então está inativa. Já tentei inumeros Contadores por indicação, e sempre diziam que uma das etapas ia complicar, e deixei de lado por enquanto. Em plena era da Informação e Tecnologia, estou praticamente assumindo que vou ter de ficar com essa porcaria pro resto da minha vida.
andre_luis
Dword

Mensagempor andre_luis » 11 Nov 2016 08:17

A propósito, eu acabei de saber por um amigo que já teve empresa e funcionários recebendo como PJ, que mesmo estando essa inativa NAO pode ter nova avulsa. Mesmo que consiga, por lapso da prefeitura em permitir o cadastro, depois a Receita alguma hora vai pegar. Enfim, pelo que parece, nada feito, fiz um trabalho e agora não vou poder receber...
andre_luis
Dword

Mensagempor norad58 » 11 Nov 2016 12:48

Enfim, pelo que parece, nada feito, fiz um trabalho e agora não vou poder receber...

André,

Quem vai te pagar não aceita RPA (Recibo de pagamento autonomo)? Se cadastrando como autônomo pessoa fisica, dá certo. No passado emiti vários RPA para PJ mas tinha aquele problema da cobrança dupla da GPS.
Como PJ não tem como criar empresa nova se o CPF consta em outra empresa inativa ou com impedimentos. Lembro de um caso de um colega que tinha saído de uma empresa, não se desligou formalmente e depois abriu outra empresa. Operou por um tempo e a receita caiu em cima, ficando com a empresa atual impedida de emissão de NF e outros tributos. Teve que se desligar formalmente da empresa anterior para continuar com a atual.

Dá uma olhada neste site:
http://www.contabeis.com.br/forum/topic ... ss-rpa-rj/
norad58
Word

Mensagempor Red Neck Guy » 11 Nov 2016 13:03

Eu já fiz projetos como PF, o procedimento para a nota de serviço foi realizado quando eu morava em Balneário Camboriú ( pode ser diferente na tua cidade).
Basicamente eu ia até a prefeitura e no posto de atendimento eu tirava a nota para uma determinada PJ, ali ele me taxaram em 2% por ser serviço de engenharia.
Antes de me entregar a nota propriamente dita, eu recebia uma guia para pagar o ISS (imposto) direto em um posto do banco Itaú que fica lá dentro.
Essa empresa pra a qual eu presto serviço me paga e já desconta o IRPF direto na fonte, então recebo X - IRPF.
Aí quando tu faz a tua declaração do imposto de renda, tu pode ser valores a restituir por conta disso.
A alíquota do IRPF varia conforme o valor da nota, então as vezes é melhor parcelar o projeto pois, ao menos com esse cliente, a alíquota é calculada com base no valor acumulado no mês e não pelo valor nominal da nota.
E na real, eu prefiro fazer tudo sem nota e receber em mãos.
Tenho planos de comprar um cofre e embutir em algum lugar escondido em casa, pois é muito imposto que pagamos e (quase) sem nenhum retorno.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor andre_luis » 11 Nov 2016 14:36

Poisé, mas a questão principal que não encontro resposta em lugar algum, nenhum site, é se a pessoa que já possui PJ, ainda que inativa, e trabalha pela CLT, se isso é impeditivo de emitir RPA para uma outra fonte pagadora. A pessoa que me informou garante que não pode, mas não encontrei referencia em lugar algum sobre esse impedimento.
andre_luis
Dword

Mensagempor Red Neck Guy » 12 Nov 2016 07:06

Quando eu emiti essas notas eu tinha uma empresa inativa e outra ativa com um sócio.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais