Quanto ou Como se cobrar ?

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

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Mensagempor proex » 08 Mar 2007 16:44

xultz, esse negocio de cobrar "pela cara do cliente" é meio esquisito, nao?

Imagine se as Casas Bahia procedesse assim, se o posto de gasolina tambem.

Quem tem que valorizar (dar o valor) ao seu trabalho, é vc mesmo.

Se uma empresa nao sabe o quanto cobrar por seus produtos.............xi, tem alguma coisa errada ai.

A formula para se calcular o custo do seu trabalho é bem simples:

Custo fixo+custo variavel+lucro desejado.

Custo Fixo= Sao as contas que vc tem que (obrigatóriamente) pagar todo mês, esteja trabalhando ou nao.

Exemplo: Contas de agua, luz, telefone, aluguel, internet, prestaçao do carro ou consórcio, plano de saude, alimentação, empregado (se tiver).

Custo variaveis= Sao os custos que vc tem só se tiver se movimentando para trabalhar.

Exemplo: Gasolina, depreciaçao do veiculo, manutençao do veiculo, papel de impressao, tinta para impressora, materiais de reposiçao.

Tire uma média de todos os custos fixos mensais. Afinal sua conta de luz nao vem exatamente com o mesmo valor todos os meses. Acrescente uma pequena margem de segurança na qual vc poderá até extrapolar de vez enquando.

Tire uma média tambem dos custos variaveis, afinal seu veiculo nao vai quebrar todos os meses.

Some essas duas médias e acrescente o lucro que gostaria de ter.

Se vc colocar um lucro muito alto, seu "serviço" poderá ficar hiper valorizado, saindo da média encontrada no mercado. Se colocar um lucro muito baixo, descobrirá rapidinho que nao esta valendo a pena trabalhar só pra pagar as contas no fim do mês.

Por outro lado, se seus custo fixos estão altos, isso também irá provocar um aumento no seu preço final.

Então, o primeiro segredo é: Manter os Custo fixos mais baixos possiveis, sem comprometer o desempenho da empresa.

Idem para os custos variaveis.

E o lucro? Vc descobrirá com o tempo, a ajustar o valor do seu lucro de acordo com o mercado.

Prestaçao de serviços trabalha com uma margem de lucro de 80 a 100%.

Exemplo final:

Se a média do seu Custo Fixo foi R$1500,00 ao mês ;
Se a média do seu Custo Variavel foi de R$800,00 ao mês;

Some os dois e calcule a porcentagem de lucro sobre o resultado.

1500,00+ 800,00= 2.600,00. Se vc quer trabalhar com um lucro de 100%, entao sao 2.600,00 + 2.600,00 = 5.200,00.

Divida 5.200,00 por 30 dias para saber quanto vai custar cada dia trabalhado.

Resultado final: R$173,00

Se vc trabalhar 8 horas por dia, cada hora custará ao cliente R$21,00.

Acha caro? Acha barato? Com o tempo vc descobrirá e se ajustará.

Seja como for, tenha sempre em mente que: Assim como vc nao compra uma Ferrari porque nao tem grana suficiente. Seu cliente poderá nao fechar o negocio porque tambem nao tem dinheiro suficiente.

As Casas Bahia parcelam em até 12X. Mas eles nunca te venderão um geladeira que custa 800,00, por 100,00.

Resumo, nao se lasque todo pelo seu cliente, tudo tem limite.
proex
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Mensagempor xultz » 09 Mar 2007 16:41

Proex, eu acho que você está equivocado.
As Casas Bahia são revendedoras de produtos. Ela compra um produto, coloca uma margem de lucro em cima e revende.
E essa margem também varia. Por exemplo, deu uma onda de calor e todas as lojas venderam os ventiladores e ar condicionados e a Casas Bahia é a única que tem o produto em estoque. O valor vai continuar o mesmo? Tenho certeza que não. Mesmo num negócio tão palpável, o lucro é volátil pela sazonalidade do mercado.
Numa linha de produção, também é algo palpável, você tem custo de matéria prima, impostos, custos fixos e variáveis da empresa, impostos, margem de lucro, impostos, e tem o preço final. Mas a margem de lucro também varia conforme o preço da concorrência, demanda, etc.
Agora no tocante a serviços, é muito pouco palpável. Primeiro que você faz uma estimativa do tempo que vai demandar o projeto. Tem projeto que é montar e corre pro abraço. Tem projeto que dá bode em tudo quanto é lado e o tempo estimado vai prás cucuias.
Se você pensar no modo tradicional de calcular os impostos, custos fixos, impostos, custos variáveis e impostos para ter uma noção custo/hora, vai ter que levar em conta que tua agenda vai estar sempre repleta de projetos, nunca vai períodos de baixa de trabalhos, e isso acontece o tempo todo.

Eu fiz uma vez um curso no Sebrae, e o instrutor explicou que antigamente se calculava o preço final de um produto como sendo
PF=PC+L
sendo PF=Preço final, PC=impostos+preço de custo+impostos e L= lucro.
Atualmente, a conta é
PF-PC=L
Aritmeticamente falando, obviamente as duas expressões são iguais, o que muda é o ponto de vista. O preço final não é determinado por nenhuma conta, é determinado por uma pesquisa de mercado que analisa o quanto o consumidor pagaria pelo produto. Por exemplo, se você monta uma pastelaria num Shopping Center e coloca o preço do pastel a R$5 e teu cliente acha muito caro, não vai adiantar nada você mostrar a ele tua planilha de custos e convencê-lo a para cincão num pastel, pelo fato de você pagar uma fortuna de aluguel. O que deve ser feito é descobrir quanto o consumidor está disposto a pagar pelo pastel (e isso é uma ciência inexata, mas extremamente necessária), descobrir qual vai ser o volume médio de vendas, calcular os impostos, custos fixos, impostos, custos variáveis e impostos e verificar qual vai ser o lucro. Se o lucro for compensador, mete bala. Se não for, vai procurar outra oportunidade de negócio.

Infelizmente, é assim.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
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