por MOR_AL » 21 Out 2016 10:32
Até onde eu sei, um transdutor de ultrasom possui o circuito equivalente de um cristal (os pdfs confirmam isso).
Sendo assim, um cristal tem duas ressonâncias principais, uma série (RLC) e uma paralela (um capacitor formado pelo depósito de elemento condutor em suas duas faces). Este elemento condutor permite conectar os dois fios que formam os dois contatos elétricos.
O cristal ainda tem mais alguns circuitos equivalentes semelhantes ao apresentado, porém em frequências superiores e com menor influência.
ENTÃO a aplicação de um pulso estreito de tensão no transdutor (sem a carga), produz uma corrente senoidal.
A inclusão da carga, que tem um circuito equivalente resistivo, vai diminuindo o fator de qualidade do circuito ressonante (conhecido como "Q"). Neste caso, a forma de onda senoidal da corrente, começa a possuir maior atenuação, se aproximando de uma onda quadrada (deformada).
Como a limpeza necessita de energia, isso se compara a uma carga resistiva, já que nem capacitor e nem indutor consomem energia. Ao que me parece, este transdutor já tem o equivalente resistivo como carga.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain