ferrugem em transistores

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

ferrugem em transistores

Mensagempor ze » 30 Mai 2016 15:49

Olás
Perceba o transistor de cima na configuração seguidor de emissor. Aquele ponto no coletor é o anodo comum do display. A base dele vem de um mc. Posso ligar com segurança pro mc sem resistor na base? Me lembro vagamente que posso. Confirma aí pra mim...

Imagem

Agora olhe o de baixo de onde vêm os catodos também sem resistor na base. O que acontece se eu ligar sem resistor? Por acaso a configuração do de cima não configura um seguidor de emissor pro de baixo? Fica seguro pro mc? Será que ao mostrar 1 o brilho vai ficar muito diferente de quando mostrar 8? Devo testar se vc disser que é seguro?

Vc acha que isso vai dar muito certo? Será que é só eu que bebo? hein? será?

desculpe minha ferrugem.

acho que vou enviar esta inquietação pra mp do moris

agradeço
ze
Dword

Re: ferrugem em transistores

Mensagempor andre_luis » 30 Mai 2016 16:21

Com o transistor de cima, até funcionaria se o uC for também de 5V.
Porém para o transistor de baixo, a melhor configuração ( a correta ) seria com NPN.

De qualquer modo, resistor na base não é o ideal para limitar a corrente atravéz do Hfe ( ou β ), mas sim no coletor.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor xultz » 30 Mai 2016 17:06

Pode sim, porque o resistor segura o tranco, a corrente que vai entrar na GPIO vai ser (5-0,7)/100.
Mas o display fica uma josta deste jeito, com um resistor só prá todo mundo.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor ze » 30 Mai 2016 17:19

Pults Xults! Tudo isso? achei que era dividido pelo hfe. Que jerda. Já vi que não vou poder economizar alguns resistores...

agradecido amigo André & Xults. Sim tudo é 5V. Realmente não quero limitar pela base. Quero que os tr funcionem como chave saturados ou nem isso: quero apenas que acenda ou não o segmento. Penso que o resistor 100R é o limitador mestre, correto?
Se o de baixo for npn eu teria que obrigatoriamente colocar R na base. E isto que quero evitar.
Se o Moris achar que deve, de repente dá um pitaco.
ze
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 30 Mai 2016 19:39

ze escreveu:Pults Xults! Tudo isso? achei que era dividido pelo hfe. Que jerda. Já vi que não vou poder economizar alguns resistores...

agradecido amigo André & Xults. Sim tudo é 5V. Realmente não quero limitar pela base. Quero que os tr funcionem como chave saturados ou nem isso: quero apenas que acenda ou não o segmento. Penso que o resistor 100R é o limitador mestre, correto?
Se o de baixo for npn eu teria que obrigatoriamente colocar R na base. E isto que quero evitar.
Se o Moris achar que deve, de repente dá um pitaco.

para que sofrer tanto assim amiguinho? esses caras aqui ligam tudo direto (sem resistor ou buffer) e funciona! \o/

http://www.mystrobl.de/ws/pic/mm47/
http://www.lelong.com.my/8-digit-74hc59 ... Sale-P.htm
http://forum.allaboutcircuits.com/blog/ ... plays.559/

Imagem
msamsoniuk
Dword

Mensagempor MOR_AL » 30 Mai 2016 19:46

Zé!
Salvo engano meu (fiz rápido, sem pensar muito)...Eu resolveria assim.
Imagem

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor ze » 31 Mai 2016 04:32

Marcelão curiosos projetos. De fato no protótipo, ligo sem drive direto no pino do mc (mas com resistor 100R). São 5 displays 7seg. No entanto percebo um ligeiro aquecimento no mc (STm8xxx). O 595 esteve em minha pauta mental pra este projeto (no passado esteve num matricial de leds quando liguei com resistores) no entanto na minha inquietante busca pela minimalização vou evitar usá-lo.

Pra um proximo (este do tópico) serão 6 displays + 11 leds e continua a saga da minimalização generalizada. Pra controlar eles com pouquíssimos pinos cogito uma 'multiplexação 3D' (C) (ideia 100% original) a qual já tive sucesso no passado. Mas porem no entanto todavia existe um inquietante (gostei deste termo) conflito técnico interno que me tira o sono (olha que horas são): se cliente pedir uma funçãozinha a +, não teri pinos do mc pra oferecer. Por isso, um par 595 ou um I2C IO expander não está totalmente descartado (mas puts! sem resistor?? fala sério)

Moris agradeço amigo! E que tal só com pnp? Vamos tentar? daqui a pouco quando chegar no trampo vou desenhar pra vc ver e corroborar pra mim!
ze
Dword

Mensagempor andre_luis » 31 Mai 2016 08:22

Pergunta cretina:
Se o uC não possui capacidade de corrente pra drivear diretamente o display, porque não usar um UL2003 da vida ?
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor brasilma » 31 Mai 2016 08:34

Não sei quantos displays serão ligados, mas a ideia do André é interessante, com 2 ULNs dá para acionar 8 peças (multiplexado) e resolve-se a questão!
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor ze » 31 Mai 2016 10:38

Sim pensei isso. A ideia não é totalmente descartável (mas a que$tão é outra) . Preciso de um uln de 8 bits um "pnp" pros anodos e outro "npn" pros catodos. Se conhecer algum compartilhe.
Mas veja bem, preciso de 16 bc807 a u$0,023 ou 2 uln a u$0,217 pra acionar os 8 displays. Vc pode não acreditar mas aqui fora (da sala de aula) estes números falam bem mais alto.
E outra, com o uln vai me complicar (ou não) o esquema 3d que mencionei. Mas como disse, cogitá-lo-ei (preciso de um driver de 8 pinos)
Veja isso (moris)...
Imagem
Acho que não fica totalmente ruim.. a não ser pela corrente ainda 1/2 alta no pino. No entanto como vou multiplexar 8 penso que a média em cada pino vá ser /8

+1 visão (1/2 calejada)... 1 tipo de transistor só (pnp) fica + fácil de administrar e evita troca na produção mesmo que se com robô. De novo.. visão daqui de fora

Agradeço a todos
ze
Dword

Mensagempor brasilma » 31 Mai 2016 11:15

8-CHANNEL SOURCE DRIVERS = UDN2981 - 15V ou UDN2982 - 20V
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor andre_luis » 31 Mai 2016 11:21

Pra 8 bits tem o ULN2803 que inclusive já usei num projeto:
http://www.ti.com/lit/ds/symlink/uln2803a.pdf

Mas agora seu projeto tá com um formato que parece que vai funcionar, sem susto, e só falta agora simular pra ver se os valores dos resistores estão adequados. Apenas lembrando que na verdade quem define o ganho de corrente Hfe do transistor BC807 não é propriamente o seu P/N, mas o sufixo ( -16, -25, -40 ), e eu consideraria isso no calculo ou simulação. Curiosamente, o resistor de emissor que condenamos anteriormente, é justamente o que daria uma certa "independencia" do ganho do transistor ao circuito, mas teria de ser o valor mais baixo possivel, a famosa solução de compromisso.
andre_luis
Dword

Mensagempor xultz » 31 Mai 2016 11:26

Todos os circuitos que fiz com display de 7 segmentos eu fiz sempre igual, com 1 ULN2003 embaixo deles e 1 transistor PNP em cima de cada display. O UDN2981 é muito legal, mas (pelo menos) era ruim de achar e com preço desagradável.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor KrafT » 31 Mai 2016 12:08

PNP com coletor ligado no GND (ou VSS, ou 0V sendo o negativo comum), me causa náuseas... Exceto em amplificadores classe AB.
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor andre_luis » 31 Mai 2016 12:13

xultz escreveu:Todos os circuitos que fiz com display de 7 segmentos eu fiz sempre igual, com 1 ULN2003

Pensando bem, essa parece ser a melhor solução mesmo; apesar de o ULN2803 atender ao ponto-decimal, precisaria controlar apenas um ponto para cada conjunto de displays (abc.de), e isso poderia muito bem ser feito com um pino dedicado do uC.
andre_luis
Dword

Próximo

Voltar para Circuitos Diversos