Contador de pulsos

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

Re: Contador de pulsos

Mensagempor lucasromeiro » 20 Mai 2016 23:55

KrafT escreveu:O CD4060 que indiquei acima é um contador. Mas é um péssimo caminho.

Não há problema algum em usar diodos. Eles estão em toda parte, não conseguirás viver sem eles.

Se vc for extremamente cauteloso (ou medroso), use a fonte e as baterias com tensão acima, coloque um LDO para cada com tensão do PIC mais a queda dos diodos e vc terá a fonte com a tensão do PIC, independente da da origem.

--------------------
#VoltaBrasilma

Perdão, pensei que fosse um microcontrolador!
Mas porque esse contador seria um péssimo caminho?
É bom entender estes poréns.
Agradeço a ajuda
lucasromeiro
Byte

Mensagempor brasilma » 21 Mai 2016 14:22

#I'llBeBack

Utilizando um microcontrolador de baixo consumo vc nem vai precisar se preocupar com chaveamento para alimentação, a durabilidade vai ser muito grande, uns 3 anos, use este tipo de bateria: https://www.google.com.br/search?q=bate ... AQ_AUIBygC

O 4060 possui capacidade de contagem limitadíssima, além de ser complicado para recuperar o dado.

Um microcontrolador é um CI como qualquer outro!

(Kraft vc está ai? Vou dar enter...)
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor KrafT » 21 Mai 2016 15:14

[Agora o token é meu, Brasilma]

Se o Lucas não tiver restrições orçamentárias:

Imagem

[Token liberado]
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor lucasromeiro » 23 Mai 2016 12:46

brasilma escreveu:#I'llBeBack

Utilizando um microcontrolador de baixo consumo vc nem vai precisar se preocupar com chaveamento para alimentação, a durabilidade vai ser muito grande, uns 3 anos, use este tipo de bateria: https://www.google.com.br/search?q=bate ... AQ_AUIBygC

O 4060 possui capacidade de contagem limitadíssima, além de ser complicado para recuperar o dado.

Um microcontrolador é um CI como qualquer outro!

(Kraft vc está ai? Vou dar enter...)

Pois é, eu estou usando este pic: http://ww1.microchip.com/downloads/en/D ... 39761c.pdf
ele tem tecnologia nano watt funciona de 2 a 5 v.
acredito que va funcionar perfeitamente.
MAS...
Meu cliente tem uma necessidade de ter um ci externo com powersafe e comunicação i2c.
igualzinho o rtc ds1307...
inclusive pensei se houvesse alguma forma de adaptar esse etc para contar pulso, ligando os pulsos no clock dele!!!
sacou?
nao testei ainda isso.
também desconheço outro ci que possa contar e que me mande via i2c o dado e também que tenha nele mesmo as entradas powersafe para não precisar de diodo nem nada.
Isso facilitaria muito minha vida...

Mas em caso de não achar um ci assim, a ideia de reserva é usar o próprio microcontrolador para tal... o que não é ideal, traz outros agravantes que so pirariam...

Uma outra solução é seguir sua sugestão, usar um segundo micro para fazer essa contagem! no caso esse segundo micro tem que ser:
- mais barato possível
- pequeno (apenas 4 entradas de pulso ou menos)
- ter i2c
- ser nano watt

busquei no site da microchip e não achei um nessa especificação...

Então, o IDEAL no projeto seria mesmo um contador externo igual o DS1307, vou ver se consigo adaptar ele. é difícil achar algo essas especificações, ainda mais com contador de 16 ou 32 bits. talvez eu ache cascatas de flipflop para formar contadores, mas não acho que tenha algum com saia i2c nem entrada para bateria (powersafe)..
lucasromeiro
Byte

Mensagempor lucasromeiro » 23 Mai 2016 12:52

KrafT escreveu:[Agora o token é meu, Brasilma]

Se o Lucas não tiver restrições orçamentárias:

Imagem

[Token liberado]

Caramba!! agora botei fé... kkkkkkk
Da hora esse CI...
Ja precisei muito de uma solução assim!!! Carta na manga!!

porem, nesse caso de usar uma bateria de 3,3 ou 3,6 para alimentar um pic de 3,3... talvez não seja uma boa... ja que a tensão seria igual... funcionaria igual os diodos, so que mais caro. correto?
Mas, nesse caso especifico. para outras soluções isso ai salva muito!!!!! caraca!!
lucasromeiro
Byte

Mensagempor KrafT » 23 Mai 2016 13:15

Analisa com carinho o teu cenário. Você vai ver que um único microcontrolador faz tudo que vc quer e ainda fornece a memória não volátil.

Você pode até usar a EEPROM do PIC para salvar os dados em caso de falha de alimentação. Faz uma lógica que vai incrementado a posição da EEPROM aonde vc salva os dados, de modo que vc nunca chegue a "gastar" a EEPROM.

Não foque só na solução que te parece a melhor. Como se diz no popular: Pensa fora da caixinha. :wink:
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor lucasromeiro » 23 Mai 2016 14:33

KrafT escreveu:Analisa com carinho o teu cenário. Você vai ver que um único microcontrolador faz tudo que vc quer e ainda fornece a memória não volátil.

Você pode até usar a EEPROM do PIC para salvar os dados em caso de falha de alimentação. Faz uma lógica que vai incrementado a posição da EEPROM aonde vc salva os dados, de modo que vc nunca chegue a "gastar" a EEPROM.

Não foque só na solução que te parece a melhor. Como se diz no popular: Pensa fora da caixinha. :wink:

Verdade...
Vou por tudo no papel e analisar os pros e contras...
Não tenho espaço para erro neste projeto...
Poderia me explicar melhor a questão da eeprom? como seria essa lógica para não gastar?
porque se eu gravar na eeprom, em alguns meses vou gastar ela..
lucasromeiro
Byte

Mensagempor KrafT » 24 Mai 2016 07:34

Nem te preocupa... Para o PN indicado se vc salvar os dados a cada hora, na mesma posição da flash, o produto vai durar várias décadas:

• 1,000,000 Erase/Write Cycle Data EEPROM
• Flash/Data EEPROM Retention: > 40 years
KrafT
Dword

Mensagempor B-EAGLE » 24 Mai 2016 13:13

se quiser salvar com uma frequência maior, por exemplo a cada pulso, pode usar uma memória FRAM, que é não volátil também e você não precisa se preocupar em "gastar" ela, suporta muito mais ciclos que qualquer outra memória.

essa aqui por exemplo:
http://www.digikey.com/product-detail/e ... ND/3788671
B-EAGLE
Word

Mensagempor brasilma » 24 Mai 2016 15:55

No caso de estar usando um MC alimentado por bateria, nem precisa pensar em salvar em memória não volátil...
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor KrafT » 25 Mai 2016 06:52

brasilma escreveu:No caso de estar usando um MC alimentado por bateria, nem precisa pensar em salvar em memória não volátil...

Correto Brasilma. Mas como o mcu escolhido tem eeprom, não custa nada logar periodicamente os dados na eeprom, bem como numa falha da fonte principal (baterias). A gente sabe que para isso ele vai ter que monitorar com cuidado se a fonte remanescente é suficiente para gravar os dados na eeprom, o que pode ser desafiador, a depender da experiência do projetista.
KrafT
Dword

Mensagempor andre_luis » 25 Mai 2016 08:29

Meio offtopic, ou não...
Mas se tiver algum RTC na placa e a massa de dados for pouca, pode aproveitar a memória RAM de uso livre que tem lá.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Anterior

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos