Quem investe - bolsa, títulos, startup ... ?

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Re: Quem investe - bolsa, títulos, startup ... ?

Mensagempor andre_luis » 10 Fev 2016 10:15

eletroinf escreveu:Ações, tem certo risco, mas depois de entender como funciona ele pode ser minimizado

Curiosidades a parte, um colega meu que trabalha com C++, disse que nos EUA, quem manja disso e já tenha trabalhado na area aqui no Brasil, praticamente tem vaga garantida por lá. Isso porque as empresas do ramo, tem algoritmos que detectam quando determinada tendencia de subida/queda é "estável", e imediatamente compram/vendem online, mas como todos fazem isso ao mesmo tempo, pra conseguir fazer a operação antes dos demais, o pessoal chegou ao nivel de reduzir o cabeçalho da pilha TCP, decapando frames pra ganhar milisegundos na transação, além de outros truques.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor pbernardi » 11 Fev 2016 09:22

Pessoal faz processamento em tempo real na FPGA, para que você não tenha que usar um processador, ganhando tempo de resposta. Dizem que mais de 90% dos investimentos nos EUA já são automáticos, sem intervenção humana.

Isto posto, acho que ações existem duas maneiras de encarar: uma é que você tem um pedaço de papel virtual, e o interesse é comprar na baixa e vender na alta. Quem pensa assim não faz diferença entre ações e bitcoin.

A segunda maneira de se encarar é que você comprando uma parte (mesmo que um pentelhésimo) de uma empresa. Se você for pensar dessa maneira, você vai buscar uma empresa que você conheça, que se identifique e que tenha alguns valores semelhantes aos seus.
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Mensagempor brasilma » 11 Fev 2016 09:38

Imaginem se em uma aplicação que trabalha diretamente com dinheiro não haveriam aplicativos operando, e se alimentados corretamente, com certeza são muito mais eficientes que qualquer pessoa, porem... estes programas que são chamados pelos operadores de Robôs são proibidos, existem medidas para detectar e punir estas ferramentas.

Provavelmente não conseguem detectar todos, porem este á mais um inimigo de quem ingressa nesse mercado.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor ze » 11 Fev 2016 10:21

brasilma li rapidin 'engessa' e mesmo assim vi sentido na sua colocação kk. Interpretei como se todo 'o mundo' entra nessa, ninguém produz nada. Assista Wall-e. enfim...
Um amigo pediu pra eu fazer um robozinho destes. O 'problema', segundo ele, é que acaba com o fator emocional, adrenalina e tals.
Assista Wall-e de novo.
ze
Dword

Mensagempor brasilma » 11 Fev 2016 13:10

E agora, tento explicar ou considero como brincadeira??? ;-) :-)
brasilma
Dword

Mensagempor RobL » 11 Fev 2016 14:55

Mais simples. Investir em ações é um trabalho brutal. Tem que acompanhar tuas empresas de perto 24h por dia, senão vira "jogo".
RobL
Dword

Mensagempor brasilma » 11 Fev 2016 15:37

Tem de acompanhar toda a dinâmica do mercado como informações técnicas dos produtos comercializados pela empresa, ações da empresa, concorrentes nacionais/internacionais, câmbio, política, etc.

Bons operadores podem por exemplo comprar, vender e recomprar uma mesma ação no mesmo dia dependendo da variação da cotação, muitas vezes ganhando centavos por ação, porem um bom valor no total.

Algumas ferramentas analíticas utilizadas são as curvas de subida/queda e o histórico da ação.
brasilma
Dword

Mensagempor pbernardi » 11 Fev 2016 15:49

brasilma escreveu:Imaginem se em uma aplicação que trabalha diretamente com dinheiro não haveriam aplicativos operando, e se alimentados corretamente, com certeza são muito mais eficientes que qualquer pessoa, porem... estes programas que são chamados pelos operadores de Robôs são proibidos, existem medidas para detectar e punir estas ferramentas.

Provavelmente não conseguem detectar todos, porem este á mais um inimigo de quem ingressa nesse mercado.

Proibidos? Até onde sei não são. Tem mais informações sobre isso?

Até onde sei, eles são desencorajados no Brasil. Por exemplo, operações de compra e venda em intervalos curtos são sobretaxados. Nos EUA eles são liberados. Vai de país para país.
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Mensagempor brasilma » 11 Fev 2016 16:25

Dei uma pesquisada e parece que o recurso realmente foi liberado, portanto agora operar na bolsa é questão de quem tem o melhor algoritmo, dados e velocidade de ping...
brasilma
Dword

Mensagempor KrafT » 11 Fev 2016 20:29

brasilma escreveu:Dei uma pesquisada e parece que o recurso realmente foi liberado, portanto agora operar na bolsa é questão de quem tem o melhor algoritmo, dados e velocidade de ping...

Uma vez, um ex-colega meu leu um livro tipo "Como enriquecer na bolsa" e pediu para eu fazer um software para a gente enriquecer na bolsa. Falei que eu ia ler o livro também e enriquecer sozinho... Perdi um quase provável futuro amigo. :oops:

--------------------------

Quanto aos bitcoins, meu filho falou que os bancos estão comprando todos... Será que querem asfixiar a moeda, já que sua "produção" não é infinita como os papéis moeda?
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor eletroinf » 11 Fev 2016 21:08

Os que eu conheço que enriqueceram na bolsa usaram e continuam usando uma tática bem simples: Ser sócio de boas empresas e ir acumulando ações delas.
Se ficam ruim, ou seja, se não tem lucro e não cresce, pulam fora.
A lógica é o juro composto. Plotem a curva do juro sobre juro depois de 30 anos... é incrível!

Tem diversos outros meios, muitos servem mais pra perder dinheiro.
Por exemplo, o trade (compra e vende), leva muita gente à ruína.
"De cada um segundo sua capacidade a cada um segundo sua necessidade."
eletroinf
Word

Mensagempor pbernardi » 11 Fev 2016 22:31

Pessoal quer é ganhar dinheiro sem trabalhar. Só na loteria, e mesmo assim, precisa de muita sorte.

Bitcoins, ações (trade), pirâmides... muitos modos de perder dinheiro, porque as pessoas não se tocam do básico: o dinheiro é uma representação do trabalho que uma pessoa fez. Se não há trabalho envolvido, não há valor criado, então o dinheiro só fica trocando de mão.

O mais próximo que vi de pessoas ganhar dinheiro fácil são as empresas que dão um jeito de transformar trabalhos alheios em lucros para si: open source, "concursos" em que as empresas ficam donas dos diretos do autor, comunidade de gamers, etc. Mas mesmo nesses casos, ainda é preciso uma quantidade grande de investimento (trabalho) inicial.
pbernardi
Word

Mensagempor andre_luis » 12 Fev 2016 07:38

No Brasil, já houve plano de demissão voluntária de estatal, oferecendo ações da propria empresa como pagamento.
Na minha opinião, isso não seria muito diferente de oferecerem cartelas da loteria ou raspadinha, só aqui mesmo.

Meu pai já teve ações da Petrobrás que já chegaram a valer o valor de 2 carros, e hoje não compra nem uma calça.
A coisa mais mesquinha nisso tudo é que volta e meia anunciam á população oportunidades com açõs, mas não informam dos riscos.

Aliás, enquanto a ação da Google gira em torno de U$ 1.000 uma ação da Petrobás está valendo 5 reais ! Hoje a Petrobrás que já chegou a valer mais de $300bi, hoje está avaliada em $40bi, e duvido que numa licitação alguem pague mais de $20bi por essa massa falida. Só falta colocar um cartaz "Super promoção, empresa de petroleo por uma pechinca, favor facilitar o troco". Na minha opinião, eu daria de graça a Petrobrás...hoje ela é um montro com muitas cabeças infiltradas no governo, e se privatizar, vai ter só uma pra apontar...e rescindir o contrato.

Enfim, resumindo: Investir e,mações é um jogo pra quem conheçe das regras, dos jogadores, e do juiz.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor ze » 12 Fev 2016 07:52

penso que investir em empresa de energias renováveis é um investimento meio que interessante pra um futuro não muito distante. Também em empresas de reciclagem. (vc já assistiu wall-e?)
ze
Dword

Mensagempor pbernardi » 12 Fev 2016 08:34

andre_teprom escreveu:No Brasil, já houve plano de demissão voluntária de estatal, oferecendo ações da propria empresa como pagamento.
Na minha opinião, isso não seria muito diferente de oferecerem cartelas da loteria ou raspadinha, só aqui mesmo.

Veja, ações são legítimas. Mas o pessoal gosta de ganhar dinheiro vendendo comprando ações em um prazo curto. Isso é especulação e não gera quase nada de trabalho.

Quando você compra uma ação, você copra uma parte da empresa. Seria equivalente a emprestar dinheiro a um amigo que está abrindo um negócio, ou seja, gera trabalho. Ao investir em ações, você está na verdade, financiando o trabalho da empresa.

Só que, a partir do momento que você compra uma ação, fica 2 minutos com ela e vende de novo, você financia a empresa por... 2 minutos? O valor que isso gera é desprezível, você só está fazendo o dinheiro mudar de mão.

Quanto a Petrobrás, é uma empresa que tem o sócio como o governo. Então, ao investir nela, você por tabela investe no governo, e bem... :evil: se você investiu neles, eu posso te indicar um conhecido que está abrindo uma oficina. Ele acabou de sair da prisão, mas é gente boa, e precisa de um dinheirinho emprestado... :lol:
pbernardi
Word

AnteriorPróximo

Voltar para Assuntos Gerais