Backup físico e/ou na Nuvem

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Backup físico e/ou na Nuvem

Mensagempor Red Neck Guy » 30 Jan 2016 13:57

Minha pasta de projetos freelancer ficava no dropbox, aí como o onedrive me deu 1TB, mudei pra lá.
Restaurei meu computador para as configurações de fábrica, aí na hora de ver a pasta na nuvem, eis que está faltando vários arquivos que estavam com os nomes muito longos.
Com o dropbox nunca tive problemas com isso, conclusão, onedrive nunca mais.
Prejuízo de no mínimo uns R$ 10.000,00 em códigos, esquemas e layouts perdidos :(
Alguém aí sabe dizer se um NAS em Raid 1 é uma armazenamento confiável a ponto de ele ser a única opção de armazenamento de materiais de trabalho?
É muito chato ficar gravando as coisas em 300 locais diferentes, como meu amigo Kraft faz.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Re: Não sei usar o onedrive....

Mensagempor RobL » 30 Jan 2016 14:31

No boteco, não é sacanagem ?
Olha só, vamos supor sua sugestão NAS e Raid 1.
1- Qual a garantia de uma descarga elétrica não atingir seu NAS.
2- Vamos supor agora que você ainda esteja com Raid 1 em todos os locais de sua rede. Ainda uma descarga elétrica poderia pegar tudo de uma vez.
3- Eu penso que você deve ter sempre algo menos atualizado em um local que não seja furtado e desligado. Sim seria um saco ter que ligar para atualizar. Vai acabar esquecendo.
4- Gravo em vários locais e não funciona, pois não tenho rigor e aí fico sem saber nada.
RobL
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 30 Jan 2016 14:32

Vou dar uma dica, sou meio paranoico:
Passo a passo:
Mantenha cópias offlines em locais distintos:
1) Monte na sua empresa um servidor *NIX. Compartilhe uma pasta chamada aquino com o windows.
2) Compre 2 HDs externos (SAMGUNG) não compre HITACH, já comprei 2 e não funcionam
- Deixe 1 na sua empresa
- Deixe 1 na sua casa

3) Crie sempre os projetos em uma pasta estruturada em seu pc, por exemplo: c:\aquino

4) Compre o programa: SyncBreeze: http://www.syncbreeze.com/

5) Configure o programa syncbreeze para sincronizar a pasta do seu pc c:\aquino para:
- o HD externo da sua empresa
- o HD externo da sua casa
- a pasta compartilhada da sua empresa
Faça isso uma vez por semana, pelo menos, ou sempre que fizer grandes alterações

Mantenha cópias online:
1) Sua internet tem taxa alta de upload? Caso afirmativo, compre um plano de hospedagem que tenha acesso via ssh e hospedagem ilimitada.
2) configure o seu servidor para sincronizar a pasta "aquino" automaticamente com o seu plano de hospedagem via ssh ( para uma pasta que não seja publica, é claro)
3) Contrate outro servidor, em região distinta e faça o mesmo

Se você perder todos estes backups, pare de trabalhar cara, e vá vender coco na praia heheheh
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor xultz » 30 Jan 2016 15:02

Eu peguei um computador velho, mas funcionando, instalei um Debian sequinho, num HD de 2T. Montei uma pasta compartilhada via samba, e faço meus backups nele. Comprei uma assinatura no Crashplan (espaço ilimitado) e faço espelhamento destas pastas na nuvem. Eu acho razoavelmente protegido assim, assim que o HD do computador for pro além, recupero do Crashplan.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor RobL » 30 Jan 2016 15:20

Ideias interessantes.
Qual a confiabilidade de fato da armazenagem na nuvem ? Em caso de conflito (guerra), certamente não vai perder os arquivos, mas pode não conseguir acessar.
Com certeza um problema em um cabo óptico pelo atlântico pode tornar a coisa bem lenta, etc.
O Aquino já teve um problema. Penso que os arquivos com nomes extensos devem estar lá de alguma forma, ou tem um bug.
RobL
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 30 Jan 2016 15:23

RobL escreveu:Ideias interessantes.
Qual a confiabilidade de fato da armazenagem na nuvem ? Em caso de conflito (guerra), certamente não vai perder os arquivos, mas pode não conseguir acessar.
O Aquino já teve um problema. Penso que os arquivos com nomes extensos devem estar lá de alguma forma, ou tem um bug.

Acho muito arriscado confiar em deixar tudo online.

E deixar em um local só também é muito arriscado.
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor KrafT » 30 Jan 2016 15:24

Quando estava na China, o único serviço que permitia mandar e receber arquivos do Solidworks para o Brazil era o Spider Oak (sem uso de tunelamento).

Passei a usar ele. Só que eles não guardam tua senha, então se esqueceu a mesma, adeus arquivos.

O Aquino fica me zuando de quando (a 10 anos atras) eu fazia backup em CDs e DVDs. Nessa mesma linha, a 20 anos fazia em disquete, e a 30, em fita K7. Na prática, isso ajuda, mas dá um trabalho infernal achar os arquivos.

Não precisa ir longe... Em 2012 uma configuração errada do backup do servidor de uma empresa aonde eu trabalhava restaurou arquivos vazios em todas as unidades de disco, ou seja RAID foi inútil. Por sorte eu trabalhava com notebook e mantinha os trabalhos no notebook também. As velharias cacei nos CDs. :shock:
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor RobL » 30 Jan 2016 15:27

Sem querer ser engraçado: CrashPlan parece até um alerta !!!
RobL
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 30 Jan 2016 23:42

RobL escreveu:Qual a confiabilidade de fato da armazenagem na nuvem ? Em caso de conflito (guerra), certamente não vai perder os arquivos, mas pode não conseguir acessar.

depende da guerra... se os estados unidos forem atacados pelo unico pais com condicoes de fazer um ataque bem-sucedido, a vasta maioria dos datacenters vao ser vaporizados por armas termonucleares ou esterilizados por pulsos eletromagneticos. e de qq forma, nao faria diferenca, pq quem nao morrer na guerra vai morrer no inverno nuclear que se segue. acho que nem precisa ir tao longe para perder os dados: as coisas tendem a ser menos eficientes do que se imagina e, no fim das contas, vc pode perder tudo por um problema muito mais simples, como um ataque interno, um ataque externo, etc. nao, nao estou falando em ataques nucleares ou terroristas, estou falando em ataques de hackers mesmo. ou simplesmente problemas operacionais, afinal o google eh como qualquer empresa: um monte de homer simpsons fazendo um monte de cagadas. eh serio, a entrevista do google pode ser forte, mas os caras q entram nao sao necessariamente os melhores, pq os melhores trabalham em lugares que pagam melhor. dropbox eh melhor? aparentemente sim, mas jah ouvi falar sobre senhas que vazaram. e o icloud da apple eh popular por nunca perder os dados, nem quando vc quer (comento minha experiencia mais adiante).

acho que vale aquele lance dos ovos: nunca coloque todos eles na mesma cesta!

a abordagem mais correta, na minha opiniao, seria ter um armazenamento local minimamente confiavel e ter pelo menos um backup bom. um raid 1 jah daria conta para um bom esquema 24x7: se um disco falha, o servidor continua funcionando e vc continua trabalhando. veja, o raid nao eh backup, eh disponibilidade. se um disco falha, ele continua funcionando. se vc troca o disco, ele reconstroi e o nivel de confiabilidade volta a 100%. em ambos os casos, vc continua trabalhando. sobre backup, bom, antigamente era feito em fita e as fitas guardadas em cofres anti-fogo... mas demora para voltar, isso quando volta! entao eu diria que um bom backup seria ter duas maquinas: se a maquina principal pifa, vc coloca no ar o backup e continua trabalhando. dependendo do caso, eh o tempo de detectar a falha, trocar o ip e pronto. se a maquina de backup estiver em outro predio, melhor ainda, se um predio pegar fogo, vc nao perde tudo. e dependendo do caso, um simples rsync todo dia de madrugada seria suficiente para sincronizar a maquina de backup com a maquina principal, pois ele envia apenas os deltas dos diretorios, mantendo o que nao muda inalterado. se vc trabalha por 8h, vc tem 16h/dia para fazer o sincronismo e isso permite ao rsync carregar bastante coisa. ter o backup do ultimo dia eh o melhor: se der um crash, seu trabalho reseta e volta para o dia anterior. nao ter o backup do ultimo dia comeca a dar uma certa dor de cabeca, bom, pensa soh, vc perder tudo que fez a semana toda... eh pessimo. claro, se as maquinas estiverem no mesmo predio, vc pode ter o luxo de fazer rsync de hora em hora e perder a ultima hora de trabalho apenas... mas daih a vida fica facil demais neh? tem que ter um pouco de emocao no trabalho hehehe

eventualmente, se vc quiser ter uma garantia extra, um backup em nuvem seria uma boa. eu acho mais confiavel que em fita, mas eu diria q eh tao ruim quanto. e eh um passo que vc tem que pensar... se o q vc tem armazenado eh sua vida, eh mais ou menos como confiar em um medico para fazer uma cirurgia. bom, vc confiaria sua vida no google? no dropbox? eu nao tenho muita certeza. nunca perdi dados com eles, mas jah ouvi muitas historias de terror, entao eu nao confio cegamente neles... fora isso, tem os detalhes operacionais: nao sei se rola um rsync com a mesma facilidade, tem o problema dos nomes diferentes, e tem o problema q eles tem problemas iguais ao seu: raid que restaura o disco errado, backup q nao funciona, fita que nao volta, funcionario que vomita nas maquinas, etc. e um link para fora nao tem exatamente a mesma performance, em funcao da latencia e tal: para restaurar o backup, volta via rede, ou seja, nao eh algo imediato. entao eu diria que isso seria um extra em relacao ao plano principal: um servidor principal confiavel e um servidor de backup tao confiavel quanto. dah para fazer um extra fazendo backup em fita, nuvem, etc... mas eh isso: um extra. vc nao volta a operar imediatamente, eh melhor do que nada... mas pode ser melhor neh.

RobL escreveu:Com certeza um problema em um cabo óptico pelo atlântico pode tornar a coisa bem lenta, etc.

o problema eh a latencia da fibra optica... eu tenho um servidor na carolina do norte, dah 150ms de latencia para cah. bem na verdade, ateh a porta do router de saida da embratel eu tenho 21ms e daih a outra ponta, na level3 de nova york jah vai para 135ms. somando tudo, chega nos 150ms. e aquele pulo de 21 para 135ms eh em funcao da distancia, portanto nao tem nem como encurtar aquilo. transferindo os arquivos, a latencia nao eh problema pq as transferencias costumam usar pipelines q aproveitam todo o bandwidth disponivel. mas transacoes pequenas, como verificar a existencia de arquivos via rsync, sao em um esquema meio ping-pong, nao tem como nao ser, vc tem um arquivo de um lado, verifica se esta do outro e o outro responde... resultando em uma performance pessima. transferir tudo sem verificar permitiria aproveitar melhor o bandwidth, mas normalmente vc tem muito mais dados do que pode transferir no mesmo dia, o q cria aquele constrangimento de ter q refazer o trabalho da ultima semana e coisas assim.

RobL escreveu:O Aquino já teve um problema. Penso que os arquivos com nomes extensos devem estar lá de alguma forma, ou tem um bug.

pois eh, acredito que estao lah. para nao dizer q nunca tive problema, jah tive problemas com o icloud da apple: arquivos estavam lah, mas nao apareciam como dados, eles ficavam em uma particao especial como backup, que nao se consegue apagar. eu nao tinha perdido os arquivos, entao nao era problema, porem o icloud nao eh muito barato e eu precisava do espaco...mas eu nao conseguia liberar o espaco! e detalhe, aih entra a magia do datacenter ser seguro demais, no aspecto dos funcionarios nao poderem fucar nos seus dados: ninguem de lah de dentro conseguia apagar nada. pelo que entendi, tudo q eu envio, eh criptografado de tal maneira que a unica coisa visivel eh espaco alocado... muita gente teve o mesmo problema e a unica solucao parecia esperar uma falha catrastrofica que perdesse todos os dados em um hipotetico futuro... bom, isso seria esperar muito tempo! entao depois de alguns meses tentando eu consegui fazer um truque que transformava os backups em dados e entao eu conseguia descartar, liberando espaco para o que eu realmente precisava.

uma dica extra muito importante: supondo que vc faz tudo certinho, usando um par de servidores com raid 1 e mais algum backup em cloud ou fita... como realmente usar isso melhor? uma dica que eu dou eh ter controle de versao.

tipo, ao inves do classico servidor de disco, disponibilizar apenas um SVN. ah, mas para armazenar um simples documento vou ter q colocar no SVN? sim. vc vai editar um documento de proposta, vai adicionar ele no SVN. feito isso, quando vc alterar para fazer um update, vc vai sincronizar e vai ter todas as versoes com todas as alteracoes. qualquer empresa minimamente seria tem que ter esse tipo de mecanismo, principalmente para codigo fonte, documentacao, etc. e com isso vc ganha algo muito mais importante: replicas. quando vc trabalha no seu computador, vc tem o arquivo no seu computador. vc sincroniza com o servidor SVN, vc tem uma copia no seu computador e uma replica no servidor. no servidor vc pode analisar o log do SNV e disparar uma replica para o servidor de backup, tao logo o arquivo apareca no log. e lah no servidor de backup, vc pode disparar uma replica para o backup em fita ou cloud. se o servidor principal quebrar, a probabilidade de vc perder algo eh minima, pois provavelmente houve tempo de todas as replicas serem feitas. do contrario, pelo menos a replica na sua maquina existe. parece dificil trabalhar assim, mas com o tempo vc acostuma.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor RobL » 31 Jan 2016 08:18

O post é bastante interessante para estar no boteco.
Como o Marcelo coloca, eu diria que o principal é a técnica que vou chamar de Aedis Aegypti. Nunca colocar os ovos em um só lugar.
Por incrível que pareça tenho mais receio de perder em um furto, roubo, incêndio, descarga elétrica, do que perder pela tecnologia de armazenamento existente. Por isso sempre espalho por ai.
RobL
Dword

Re: Backup físico e/ou na Nuvem

Mensagempor B-EAGLE » 01 Fev 2016 09:59

Já vi 2 vezes acontecer um problema justamente pelo excesso de zelo: o cara ter backup até num HD em plutão e se perder no meio de tudo isso e, consequentemente, quando precisou de uma coisinha, restaurou o que não devia e acabou lascando tudo, perdendo um tempão e arquivos.

pras minhas coisas mais importantes eu procuro deixar bem simples: dropbox. só que não passo 1 dia de trabalho sem sincronizar os arquivos no meu laptop, pc de casa e pc da empresa. mais que isso já considero paranóia. Se falhar o Dropbox, todos os meus computadores, ok, perco tudo, mas pera lá né! o dropbox funciona muito bem, já ouvi o caso das senhas vazarem ha uns anos também mas fazer o que, calcular chances de onde pode dar m**** deve ser um cálculo bem complexo :mrgreen:

no escritório dos meus pais eu deixo uma CubieTruck copiando os arquivos do server Windows(tem que ser windows lá, infelizmente) e compactando, guardando versões. Recentemente assinei o iDrive, mas o serviço é péssimo, se você usa o DropBox, acho difícil achar um serviço que tenha a camada de software boa tal como. Já testei o CrashPlan, mas achei ruim o software também, é feito diff somente de alguns tipos de arquivos ao que parece e consome uma banda lascada. Aliás, todas essas empresas de backup online tem o software com a mesma cara e quase os mesmos problemas, desconfio que seja tudo o mesmo dono com a mesma gurizada de sw. hehehehe
B-EAGLE
Word

Mensagempor norad58 » 01 Fev 2016 12:16

Esse negocio de guardar nas nuvens não tem privacidade e segurança. Os serviços da Apple, Microsoft e Google, ja informam no contrato de adesão que os dados podem ser usados por eles e não se responsabilizam pela perda dos dados.
Eles dão o serviço gratuito, dizem que é seguro, claro, pra eles... mas não se responsabilizam e usam o que puder da sua informação.
Até no manual de um HD externo que comprei ja vem escrito que não se responsabilizam por perdas de dados.
Qualquer tipo de midia tem validade e confiabilidade operacional. De tempo em tempo tem que trocar e regravar os dados em midias mais novas.
Não recomendo estes serviços principalmente para dados importantes e vitais de uma empresa ou algo que seja muito sigiloso. A maioria das encriptações podem ser quebradas por eles.
Eu uso um HD externo de 500GB pra fazer backup de SDcard, Pendrive e dados de PC, uso este HD a cada semana. Tenho um outro HD maior de 1TB que coleto os dados mensais deste HD de 500Gb. Nada fica no PC e nem nas nuvens.
Fotos e imagens prefiro gravar em DVD de boa qualidade e guardar em local apropriado.
No caso dos equipamentos dedicados como NAS, dá pra comprar pronto ou montar em casa. Essa lenda de queimar tudo, cair raio, descarga eletrica....o cara parece que mora do lado de uma estação de transmissão de energia sem para raios......hahahah
Hoje em dia qualquer equipamento eletronico deve ser protegido, por varistores, nobreak, filtros. Não dá pra confiar na rede da concessionaria de energia. Eu em casa nunca tive problema de queima devido a surtos e variações, uso varias proteções na rede de energia, o maximo que pode acontecer é o disjuntor desarmar.
Eu tenho backup até em fita cassete, acho que ainda dá pra recuperar algo depois de 30 anos, mas não sei se o computador daquela epoca vai funcionar ainda!...heheheh
norad58
Word

Mensagempor KrafT » 01 Fev 2016 12:26

norad58 escreveu:Esse negocio de guardar nas nuvens não tem privacidade e segurança...

Nesse aspecto, acho a proposta da Spider Oak muito bacana.
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor xultz » 01 Fev 2016 13:24

O Crashplan diz no contrato que a transmissão e armazenamento dos arquivos é criptografada, e que de forma alguma eles vão usar tuas informações.
Usar serviço gratuito de backup eu acho uma furada, é um serviço que vale a pena pagar por ele.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor B-EAGLE » 01 Fev 2016 17:20

sério mesmo, se for pra questionar a segurança de um serviço online, tem que questionar a segurança de onde você guarda os backups. eu sinceramente não acho que minha casa proporcione mais segurança pra alguma mídia do que um servidor com dados de zilhões de pessoas. se alguém realmente quer teus dados, vai conseguir.

não tenho dados operacionais da marinha americana nas minhas coisas ou agenda de lançamentos termonucleares do kim jong un. e se alguém realmente quer acessar minhas fotinhas, vai dar um jeito de se infiltrar na minha vida e conseguir as mídias facinho....

não existe segurança 100%, e na minha sincera opinião qualquer serviço decente dá o máximo que se pode ter pra uma empresa ou pessoa normal
B-EAGLE
Word

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais