por KrafT » 18 Nov 2015 19:37
Bom, meu personal TI Assistant me esclareceu que tudo não passa de uma jogada de marketing:
"Então, answerizando a question, temos a seguinte condição: interpretação de marketing do produto.
A sua pergunta é uma dúvida bem comum. O que acontece é que a grande maioria dos fabricantes individuais de memórias, registra na etiqueta de cada unidade a capacidade de Kit, uma vez que essas memórias consideradas de performance são comumente vendidas em Kits.
Eu marquei na foto enviada a real condição do seu pente: 4GB. (informação entre parênteses)
Porém este pente originalmente saiu da fábrica em uma caixa com duas unidades, escolhidas para trabalhar em modo Dual-Channel em placas-mãe compatíveis. As duas assim formariam um Kit de 8GB. por isso está entre parênteses a indicação "2X"4GB, que significa um Kit com dois pentes de 4GB cada.
Eu disse a palavra "escolhidas", porque neste segmento de módulos de memória, o fabricante testa manualmente cada pente antes de receber a capa de alumínio do dissipador. O processo da fabricação dos chips é imperfeito e por isso cada pente pode ter ligeiras diferenças na frequência de funcionamento. Assim, eles juntam chips com mesmas características para poderem trabalhar sincronizados no barramento de memória RAM. Isto é uma exigência do controlador de memória que está dentro da CPU (i5 no teu caso), porque senão o controlador de memória precisa reduzir a frequência para sincronia e paridade. Este seu pente é de 1333Mhz, assim o fabricante garante que o controlador de memória (ou a placa-mãe) vai poder acessar os dois pentes simultaneamente sincronizados e sem erros de paridade nesta velocidade (condição da tecnologia dual-channel)."
Como um dos pentes realmente está ruim, acho prudente comprar um novo par casado.
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire