Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...
Moderadores: 51, Renie, gpenga
por JeanPaul » 02 Out 2015 11:42
Pessoal,
Preciso desenvolver um equipamento que acione um relé quando detectar a presença de um determinado chaveiro e corte o relé quando o mesmo chaveiro sair da área de alcance.
Mais ou menos como funciona o sistema keyless nos carros mais tops.
A questão é que a distância de detecção deve ser de até 1 metro, ou seja, não posso encostar ou manter o chaveiro colado no receptor. O ideal também é que este chaveiro não leve bateria.
Tenho pesquisado por RF tags, mas até o momento encontrei apenas soluções com leitura muito próxima.
Alguém pode me apontar uma direção?
[]’s
Jean Paul
-
JeanPaul
- Byte
-
por brasilma » 02 Out 2015 15:22
Sem problemas: RFID
Os chips que permitem a cronometragem de atletas em corrida de rua, são passivos, operam com grande velocidade e precisão, e atualmente descartáveis.
Quando retiramos o kit para a corrida recebemos uma tirinha de acetato para fixar no tenis, no centro dela fica o circuito.
Vá por este caminho que não tem erro!!!
" A Teoria orienta e a Prática decide"

-

brasilma
- Dword
-
-
por JeanPaul » 03 Out 2015 18:26
Encontrei alguma coisa:
Generally speaking RFID tag maximum read distances are as follows:
125 kHz. and 134.3 kHz. Low Frequency (LF) Passive RFID Tags -read distance of 30 cm (1 foot) or less - usually 10 cm (4 inches) unless you are using a very large tag which can have a read distance of up to 2 meters when attached to metal.
13.56 MHz. High Frequency (HF) Passive RFID Tags - maximum read distance of 1.5 meters (4 foot 11 inches) - usually under 1 meter (3 feet) and you can use a single or multi port reader plus custom antennas to extend the read range to longer tag read distances or a wider RFID read zone. To obtain more than 1 meter you need a reader with more than 1 watt RFID output power. Fui alertado que quanto maior a distância, maior o tamanho da antena e maior a potência necessária para excitar o sistema. Antenas maiores também são mais suscetíveis a interferências externas, além de aumentar a possibilidade de criar interferências no próprio equipamento.
Encontrei alguns kits baseados no MFRC522 da NXP que opera em 13.56 MHz.
produto.mercadolivre.com.br/MLB-702302418-kit-modulo-leitor-rfid-mfrc522-para-arduino-e-outros-_JMVou adquirir um kit e fazer alguns testes. Acredito que com alguns ajustes na antena e no amplificador eu consiga chegar onde quero.
-
JeanPaul
- Byte
-
por Alexandro » 06 Out 2015 08:01
Isso ja tem pronto no mercado, é a antena de TAG de pedagio/Controle acesso veicular, eu tenho uma antena dessas ela é 900Mhz e tem um alcance de 4 mts, só q essa é a mais barata R$2.000,00 , outras melhores e mais caras, todas com protocolo RS232/485 ou Wiegand.
-

Alexandro
- Byte
-
Voltar para Circuitos Diversos