Edson!
Estou impressionante com a sua apresentação.
Parabéns!Vamos lá!
Como afirmei em postagem anterior, não estou acostumado com contatoras. Só usei uma e das mais simples, em um forno para vidro.
Baixei alguns arquivos com tutoriais sobre comando e contatoras, principalmente as simbologias.
Comecei a tentar entender as simbologias que você apresentou e, juntamente com as suas explicações, parece que estou avançando.
Sua solução é quase perfeita para o meu caso, mas (pô. Tem sempre um mas...) há algumas informações que você desconhece.
O poço artesiano ainda não foi furado, mas é quase certo que poderá haver limitação na quantidade de água disponível. Portanto TEM que haver um controle de "Tempo de Uso Compartilhado" por cada um dos dois usuários. Com este tempo, algo como uma hora para cada um no máximo, as caixas não deverão encher nas primeiras tentativas. Isso é necessário para poder distribuir melhor a quantidade de água do poço para as duas casas.
Outro fato é que a casa do vizinho possui 4 quitinetes, que são ocupadas nos finais de semana e feriados. Sendo assim, não seria prudente deixar o sistema no automático. Caso não tenha ninguém em uma das casas e ocorrer algum problema, como cano furado (há algumas rachaduras nas paredes), a água pode inundar a casa ou acabar com a água do poço.
Minha opção de solução seria com uC e relés simples. Sua solução é com contatoras.
Vamos aos detalhes!
1 - Sua solução é mais confiável e profissional que a minha, porém não atente a todas as minhas exigências.
2 - Apesar de você sugerir CLP, eu não estou familiarizado com esta técnica, mas estou familiarizado com uC PIC e já formulei uma possível solução. O problema é que terei que confeccionar toda a caixa e a placa de CI, que certamente não ficará um produto com qualidade profissional.
3 - Há um sério problema com o custo. Com a atual situação, meu vizinho está tentando minimizá-lo.
4 - Tenho que monitorar a pressão da água na saída da bomba. Preciso saber se a bomba está ligada, mas não há água ou se estiver ligada, mas o registros estão fechados. Ainda tenho que pesquisar sobre um sensor para identificar estas condições. Se você conhecer algum, agradeceria se o apresentasse.
5 - A válvula solenoide que você apresentou é daquelas que precisam de coluna d'água, como nas máquinas de lavar, ou elas não possuem este inconveniente; não precisam de coluna d'água para abrir e fechar? Tal componente permitiria tornar os dois registros, que direcionam a água da bomba para uma das caixas, independente do operador.
6 - Com relação ao sensor de nível. Há um mais simples e confiável. São os da ICOS.
http://www.icos.com.br/SensorDeNivel/ 7 - As caixas já possuem "ladrão".
8 - Também seria bom acondicionar tudo em uma caixa, de preferência plástica de média qualidade. A exceção é a bomba, que ficará no fundo do posso.
Os fios devem concorrer à esta caixa em barras Sindal (?) fixadas na PCI, no interior da caixa, mas deve haver uma padronização para isso que desconheço.
9 - Finalmente apresento minha solução, mas tenha em mente, que suas sugestões foram muito interessantes e que devo incluir alguma delas no projeto. Sendo assim, esta solução deverá ser alterada, mas o geral está bem encaminhada.
O sistema....

O diagrama esquemático preliminar....

O fluxograma 1 preliminar

O fluxograma 2 preliminar

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain