Letra cursiva

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Letra cursiva

Mensagempor mastk » 21 Mai 2015 16:59

Nunca vi a letra cursiva como algo útil, quando criança queria aprender a ler pelo os gibis e livros e me foi um choque a ideia da letra cursiva, até hoje ela não faz sentido, jamais vi alguma publicação importante em tal tipo de caligrafia.
Por vezes ouvir dizer que ela ajuda na cognição e nesses dias estou me lembrando da minha alfabetização.
Sou ambidestro, porem gosto de usar a mão esquerda e a direita atrofiou um pouco no decorrer dos anos de pouco uso, nesses dias resolvi tirar o atraso e ao escrever algumas paginas com a direita a esquerda começar a ter algumas dores estranhas, mesmo em repouso na mesa, sinto uma dor antiga, da época que a escola era 4 horas e copia do quadro negro, me lembro de ter que escrever correndo para dar conta do ritmo da professora, de ir cada vez pegando mais nojo e raiva de escrever, sempre em papel de péssima qualidade, com caneta que faziam a mão doer, com tinta de cheiro ruim, da sala suja e clima horrível.

Curioso essa experiencia de uma mão causar dor na outra, já tiveram algo assim? Me parece um marcador somático.
E acham a letra cursiva util de alguma forma?

Apenas hoje que me aproximo de me tornar um engenheiro, venho redescobrindo o gosto pela a escrita, na epoca de tablets, um caderno de qualidade no bolso tem uma velocidade, confiabilidade e conforto que não posso ignorar e reafirmo, me é um prazer poder tirar nota de ideias e acontecimentos, por vezes pego grandes ideias prontas que teria trabalhar, já pronta a 6 anos.

O que acho curioso é que escrevo em letra de forma, a acho técnica, elegante e eficaz, a letra cursiva em meus estudos de arte tinha valor em um contexto em que a escrita era erudita e sacra, indiscutivelmente para o bem e para o mal, a informação é mais importante que a técnica e o meio envolvido hoje no século XXI, estamos longe dos monges que iluminavam pergaminhos tendo a estética como fator vital.
Editado pela última vez por mastk em 21 Mai 2015 20:45, em um total de 1 vez.
mastk
Dword

Re: Letra cursiva

Mensagempor eletroinf » 21 Mai 2015 19:10

??????????????
"De cada um segundo sua capacidade a cada um segundo sua necessidade."
eletroinf
Word

Mensagempor mastk » 21 Mai 2015 20:46

Melhor evitar de postar quando estou caindo de sono, só queria partilhar alguns pensamentos e saber se alguém já teve isso de uma mão causar dor na outra ao escrever.
mastk
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 21 Mai 2015 22:47

Eu nem sei escrever mais com a mão, minha letra parece de uma criança da pré-escola, pois só uso o computador e celular.
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor brasilma » 22 Mai 2015 08:12

"Dizem" que letra feia é consequência de inteligência, o "caboclo" pensa mais rápido do que consegue escrever (ou Dislexia, rsrsrs :-))
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor xultz » 22 Mai 2015 08:34

Eu só gosto de escrever em letra cursiva, ela é mais rápida para mim. A letra de forma é mais lenta e fica muito mais feia na minha escrita. Conheço gente que escreve em letra de forma, e quando precisa de letra cursiva, sente dor na mão.
Eu mesmo não consigo escrever a mão por muito tempo, sinto dores. Me lembro que quando fiz a segunda fase do vestibular, o primeiro dia era só de redação (tinha 5 redações na prova), e quase não consegui terminar de passar a limpo a último, e minha mão voltou a mexer os dedos quase uma hora depois de terminar a prova. Volta e meia sinto estas dores em alguma prova mais extensa.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor andre_luis » 22 Mai 2015 12:07

brasilma escreveu:"Dizem" que letra feia é consequência de inteligência, o "caboclo" pensa mais rápido do que consegue escrever (ou Dislexia, rsrsrs :-))

E a gagueira também, é sinal que ele pensa mais rápido do que consegue falar, mas não acredito nessa teoria; por esse critério eu deveria ser super-dotado.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor fabim » 02 Jun 2015 13:03

Meu filho Otavio, faz qualquer coisa para não escrever com letra cursiva !!
Ele escreve apenas letra de forma, e por ele ser canhoto ele consegue enfiar a ponta do lápis na folha do caderno !!
Ou pior, quebra a ponta do lápis a cada duas linhas pois ainda não tem muita coordenação, e olha que o fiodumaégua já está com 8 anos passados !!
Comprei um caderno de caligrafia, deixei ele escolher os lápis !! Melhor eu tivesse não o feito !! O letra orroooorívél !!! Puxou pro papai !
As vezes fico até mais de mês sem sequer escrever uma palavra em papel, e quando vou fazer sai aquela coisa estronxa e rabiscosa !! kkkk
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor mastk » 02 Jun 2015 13:09

Olha, nao sei se ajuda, mas leva a um curso de desenho, aos poucos eu venho desenhando cada vez melhor e por acaso escrever vem se tornando uma experiencia diferente e para ele pode ser muito mais ja que esta comecando.
mastk
Dword

Voltar para Assuntos Gerais