Microcontroladores e tendências

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Microcontroladores e tendências

Mensagempor denis » 13 Abr 2015 13:10

Pessoal

Havia uma época em que eu utilizava a familia LPC2100 e então a NXP lançou os LPC17xx.
Aí investi um tempo no Coldfire V2 e parece que a Freescale agora aposta as fichas no Kinetis.

Para vocês, o que é um micro ou família estável? Que vai continuar disponível no mercado por um preço justo.

abs,
denis
Byte

Re: Microcontroladores e tendências

Mensagempor Red Neck Guy » 13 Abr 2015 13:25

Eu estou migrando pra cortex M0 e M4 da ST.
Mas em coisas maiores vou partir pra FPGA.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor proex » 13 Abr 2015 13:44

ST é uma excelente escolha. Tem grande quantidade de exemplos com códigos que funcionam sem falar na STPheripheral Lib que é uma mão na roda.

No site da Mouser tem diversas placas de avaliação por preços muito baixo e vc ainda ganha uma interface JTAG.

Faz tempo que larguei NXP.
proex
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 13 Abr 2015 14:31

Estou muito feliz com os NXP, me atendem muito bem, e não pretendo trocar.

Agora estou fazendo aplicações: ARM NXP + Linux embarcado, acho que o importante é ser ARM para padronizar ferramentas, isso ajuda muito, pelo menos é a linha que eu estou seguindo.
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor pbernardi » 13 Abr 2015 16:31

Acho que vai muito do fabricante.

A NXP é conhecida por retirar componentes que não são populares e basicamente ferrar quem usa eles.
A FreeScale, por outro lado, normalmente deixa seus uC/uP na ativa por dezenas de anos. Você está certo quando diz que eles estão apostando no Kinetic, mas o ColdFire tem uma produção garantida por mais alguns anos.

(ironicamente, a NXP comprou a FreeScale, mas isso é outra história).

Se for usar x86 então, ferrou. Processadores da Intel/AMD já nascem com data para morrer, e não há muito o que fazer sobre isso.

O negócio e feeling de mercado mesmo. Tem que conhecer qual é a tendência do fabricante na hora da descontinuação. Empresas quem tem PN bem antigos ainda na ativa tendem a descontinuar componentes mais lentamente. Por outro lado, empresas em que você abre o website e só tem novidades tendem a descontinuar componentes rapidamente.

FPGA é uma boa pedida, desde que a pessoa saiba o que está fazendo.
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Mensagempor tcpipchip » 13 Abr 2015 16:35

eu tenho focado mais nos SOC WIFI e oferecendo soluções para serem acessados via WAN.
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor Red Neck Guy » 13 Abr 2015 18:37

Esqueci de falar.
Precisava de um mcu de menos de R$ 1,00 aí acabando utilizando um PIC10.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor xultz » 14 Abr 2015 09:05

Cara, prá mim a família mais estável é a linha PIC16 e PIC18, da Microchip. É sempre ruim, vai continuar ruim, então você não terá surpresas. O que tem me decepcionado é a documentação da Microchip, que tinha muita coisa boa, mas sumiu, acho que mandaram todos embora, só deixaram os robôs que escrevem datasheets, que são mestres em copiar e colar. A Microchip unificou as bibliotecas numa tal de MLA que é um nhaca, e cada vez que sai uma atualização, o PIC que você trabalha deixa de ser suportado e precisa sair catando versões antigas e torcer prá funcionar. Documentação da MLA? Gera um treco automático via Doxygen, e reza pro programador ter comentado o código direito. Isso acontece em manos de 0,5% das vezes.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor denis » 14 Abr 2015 13:50

A popularidade da NXP é bem grande, não sei até que ponto isto é bom.

Em contrapartida, a ST tem um programa de longevidade para a família ARM de 10 anos. Iniciando em Janeiro de 2015. :D

http://www.st.com/web/en/support/product_longevity.html
denis
Byte

Mensagempor proex » 14 Abr 2015 14:00

denis escreveu:A popularidade da NXP é bem grande, não sei até que ponto isto é bom.

Em contrapartida, a ST tem um programa de longevidade para a família ARM de 10 anos. Iniciando em Janeiro de 2015. :D

http://www.st.com/web/en/support/product_longevity.html

Como diz na própria pagina, "minimum longevity commitment" . Repare ai a palavra MINIMUM (minimo).

Na verdade esse tal programa funciona assim, se daqui 10 anos tal chip não atingiu uma expectativa minima de vendas, ele cai fora da linha senão, continua na linha e isso pode durar mais que 10 anos.

Veja o caso do famigerado 8051. Muitos fabricantes ja não fabricam mais. Outros entretanto ainda conseguem ter um mercado para ele.

Essa expectativa (quantidade minima de venda) depende de cada fabricante.

.
proex
Dword

Mensagempor proex » 14 Abr 2015 14:03

Aquino escreveu:Esqueci de falar.

Aquino meu fio, o PIC10 não é um microcontrolador e sim, apenas um Flip Flop sofisticado. :D
proex
Dword

Mensagempor B-EAGLE » 14 Abr 2015 14:48

proex escreveu:

Aquino meu fio, o PIC10 não é um microcontrolador e sim, apenas um Flip Flop sofisticado. :D

kkkkkkkkkkk

No trampo uso micro da ST faz uns 3 anos e, como o proex falou, a documentação, exemplos e bibliotecas são muito boas!

Só que agora estou trabalhando num novo projeto menorzinho via bateria primária somente e escolhi o Kinetis por 2 motivos:
- ADC de 16bits
- Low-power timer, isso é uma P*** mão na roda se vc quer usar um rtos modo tickless. e a ST demorou demais pra colocar essa nhaca nas famílias STM32L
B-EAGLE
Word

Mensagempor pbernardi » 14 Abr 2015 18:02

proex escreveu:

Flip Flop programável!
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Mensagempor denis » 15 Abr 2015 07:21

Seria uma estratégia de mercado manter apenas a marca NXP na fusão com a Freescale??

"On March 2 we announced the pending merger of NXP Semiconductors N.V. and Freescale Semiconductor ...
Once the merger is complete, our plan is to keep the NXP Semiconductors name and operate as one company under the NXP brand."
denis
Byte

Mensagempor mastk » 15 Abr 2015 08:26

NXP sao um dos fabricantes que eu sempre evito depois dos absurdos da familia LPC21xx.
A Freescale, para mim, deu um tiro no pe indo para ARMs como estao e empobrecendo suas ferramentas, mas enfim, minha opiniao, gostava muito dos HCS08 e ColdFIre.
mastk
Dword

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais