Engenharia Elétrica ou Mestrado

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Engenharia Elétrica ou Mestrado

Mensagempor Diego_Oliveira » 24 Mar 2015 15:49

Hoje sou Bacharel em Sistemas de Informação com uma Pós-Graduação em Gestão de Banco de Dados, tenho vários cursos e capacitações em eletrônica.

Agora quero dar mais um passo e estou com dúvida com relação a qual caminho seguir...

Se optar por fazer engenharia elétrica sinceramente não sei se iria adquirir uma quantidade de conhecimento significativa que justificasse o investimento, mas o curso daria uma credibilidade maior ao conhecimento que eu já possuo.

Se optar pelo Mestrado seria um "Mestrado em Sistemas e Processos Industriais" que querendo ou não uniria o conhecimento que eu tenho hoje tanto na área de eletrônica quanto da área de TI...

Não sei se o pessoal teria alguma opinião para me dar visando me auxiliar nesta escolha...
Diego_Oliveira
Nibble

Re: Engenharia Elétrica ou Mestrado

Mensagempor mastk » 24 Mar 2015 16:52

O que quer fazer diego? Programar sistemas embarcados ou ser projetista?
mastk
Dword

Mensagempor Diego_Oliveira » 24 Mar 2015 17:09

Hoje eu faço ambos... E por sinal gosto das duas coisas...
Diego_Oliveira
Nibble

Mensagempor pbernardi » 24 Mar 2015 18:14

Se você já é formado e já acha que tem domínio do que vai ser ensinado na faculdade, vá para o mestrado direto.

Se já tem técnico em eletrônica, já fez um curso superior em sistemas de informação, você já tem uma base bem sólida. Vai faltar alguma coisa, notoriamente a parte aprofundada em cálculo, mas você deve ter visto algo em SI e pode aprofundar no mestrado de qualquer maneira.

Em geral, só recomendaria duas universidades para cursos muito díspares (Ex. Direito e engenharia, Psicologia e Engenharia). Se um curso for levemente parecido com outro, já recomendo uma pós ou mestrado (Ex. Engenharia e economia, SI e engenharia, Eng. elétrica e civil)
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Mensagempor JeanPaul » 24 Mar 2015 22:54

Se tiver um bom domínio em eletromagnetismo, controle e processamento de sinais esquece a engenharia e vai direto para o mestrado.
Não sei qual o nível dos cursos de capacitação que você fez, mas acho que se faltar alguma dessas cadeiras você vai penar em algum momento na hora de desenvolver. Principalmente se trabalhar com desenvolvimento de hardware e software.
Se não tiver este domínio, pode ter certeza que a engenharia vai te agregar muito.
JeanPaul
Byte

Mensagempor pbernardi » 25 Mar 2015 10:59

JeanPaul escreveu:Se tiver um bom domínio em eletromagnetismo, controle e processamento de sinais esquece a engenharia e vai direto para o mestrado.
Não sei qual o nível dos cursos de capacitação que você fez, mas acho que se faltar alguma dessas cadeiras você vai penar em algum momento na hora de desenvolver. Principalmente se trabalhar com desenvolvimento de hardware e software.
Se não tiver este domínio, pode ter certeza que a engenharia vai te agregar muito.

Controle e processamento de sinais dá pra pegar com matérias do mestrado. Já Eletromagnetismo....

Mas sinceramente, 80% dos engenheiros eletricistas se formam sem entender eletromagnetismo. O negócio eh F*** mesmo. :/
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Mensagempor Diego_Oliveira » 25 Mar 2015 11:36

Vamos evitar o termo "sabe tudo" :(

Mas tenho um bom conhecimento tenho vários equipamentos desenvolvidos por min para algumas empresas funcionando já a algum tempo, firmwares rodando que nunca me deram dor de cabeça... Como eu disse um bom conhecimento eu possuo algumas coisas que podem por ventura fazer falta eu estou sempre buscando aprender para agregar... Agora Saber tudo não né...

Conforme o pbernardi comentou Sistemas de Informação tem uma Base bem sólida de cálculos, não é comparável a Engenharia Elétrica mas cursei várias disciplinas de Calculo.
Diego_Oliveira
Nibble

Mensagempor eletroinf » 25 Mar 2015 12:35

Na minha opinião, considerando que já tens bom grau de conhecimento e experiência, vá para o mestrado, sem dúvida.
"De cada um segundo sua capacidade a cada um segundo sua necessidade."
eletroinf
Word

Mensagempor Red Neck Guy » 25 Mar 2015 13:36

Eu acho que depende do ramo que ele quer tomar na vida profissional.
Se quiser seguir a vida corporativa em uma indústria eletrônica, ser engenheiro é quase que obrigatório.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor andre_luis » 25 Mar 2015 22:43

Diego, não sei da sua idade, mas sugiro pensar num crescimento vertical, na mesma carreira.
Cada vez mais a especialização tá sendo mais bem vista que a generalização do conhecimento.
Somente empresas pequenas tem espaço pra quem sabe atacar de tudo um pouco.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor Diego_Oliveira » 26 Mar 2015 08:17

Eu tenho 25 anos andre_teprom...

Eu agradeço as opiniões até aqui :D
Diego_Oliveira
Nibble

Voltar para Assuntos Gerais