Ajuda com criptografia

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Ajuda com criptografia

Mensagempor KrafT » 14 Mar 2015 07:57

Algum pode me passar a história da criptografia, todas as técnicas atuais e as vantagens e desvantagens de cada uma?
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Re: Ajuda com criptografia

Mensagempor Red Neck Guy » 14 Mar 2015 08:21

Assiste ao filme do Alan Turing que está no cinema.
Não é bem a história da criptografia, também não mostra nada além da palavra criptografia mesmo, porém é um filme relacionado com a história da computação onde você leva pessoas que não são da área e elas não dormem ou pedem pra ir embora.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor KrafT » 14 Mar 2015 18:43

Poisé, brincadeiras à parte, na graduação uma professora deixou um tema livre para um trabalho de pesquisa e eu inocentemente escolhi Criptografia. Mal sabia aonde estava me metendo...

Não fazia a menor ideia da dimensão da parada. :shock:
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 14 Mar 2015 19:36

Tem um livro chamado: Introdução a Criptografia Computacional de Claudio Leonardo Lucchesi que me ajudou na pos-graduação.

Da para dividir em duas famílias básicas:
1) chaves de criptografia publica e discriptografia privada que são usadas mais para comunicação (transferência de arquivos em ambiente publico, tipo internet e bancos);
2) Chave unica de criptografia e descriptografia que são sistemas tipo senhas de arquivos.

Você terá que avaliar velocidade dos algorítimos ,complexidade, segurança e etc conforme a aplicação.
O assunto é extenso, fica mais fácil se focar em uma situação e analisar os algorítimos usados nela por exemplo.
Cheguei a implementar alguns algorítimos em Pascal, mas nem sei onde foi parar, isso foi em 1993/4.
EDSONCAN
Word

Mensagempor andre_luis » 14 Mar 2015 20:10

Também tenho um livro bacana adquirido no IMPA, comprado via web, bem batatinho por 15 reais, que por acaso tá disponivel online, mas foi mais um pra prateleira. A proposito, seria um trabalho de aplicação de criptografia em algum projeto, ou seria um estudo mais teórico ?
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor Red Neck Guy » 14 Mar 2015 20:35

Cara, eu diria que esse tema é pra alguém da computação.
Dizer ao contrário é o mesmo que dizer que o cara que só cursos eletrônica no curso de ciências da computação pode estudar fontes chaveadas.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor KrafT » 14 Mar 2015 21:06

Aquino, esse post eu criei de brincadeira, mas um engenheiro precisa conhecer de tudo um pouco, até coisas bizarras como leis/legislação.

Já, por exemplo, um físico ou matemático podem se focar só na especialidade que escolheram.

Por outro lado, um programador só precisa entregar o módulo que o arquiteto de sistemas pediu :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Maldade, mas aqui é o boteco, então tá valendo.
KrafT
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 14 Mar 2015 21:23

Aquino escreveu:Cara, eu diria que esse tema é pra alguém da computação.
Dizer ao contrário é o mesmo que dizer que o cara que só cursos eletrônica no curso de ciências da computação pode estudar fontes chaveadas.

tah de zueira neh? jah ouviu falar no AES? provavelmente sim, eh o metodo moderno mais popular e avancado... os caras que o criaram eram engenheiros:

http://en.wikipedia.org/wiki/Vincent_Rijmen
http://en.wikipedia.org/wiki/Joan_Daemen

tem o fisico que criou o DES, outro metodo vastamente popular antes do AES

http://en.wikipedia.org/wiki/Horst_Feistel

e claro, tem os matematicos da RSA, que popularizaram o conceito de chave publica:

http://en.wikipedia.org/wiki/Ron_Rivest
http://en.wikipedia.org/wiki/Leonard_Adleman
http://en.wikipedia.org/wiki/Adi_Shamir

e praticamente todos os metodos sao focados na implementacao otimizada para hardware! :O
msamsoniuk
Dword

Mensagempor andre_luis » 14 Mar 2015 21:27

Aquino escreveu:Cara, eu diria que esse tema é pra alguém da computação

Rapaz, não concordo com isso; Por exemplo, num roadshow da Altera que assisti mais de 10 anos atras em BH ministrado pela PI components, o apresentador usou como material de demonstração um projeto de mestrado ( ou doutorado ) que ele fez com o NiosII no qual ele mostrou o ganho no processamento ao migrar uma funçao de criptografia originalmente escrita em C, para uma API criada diretamente em hardware. Ou seja, tem espaço para o engenheiro e para o programador.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor vtrx » 14 Mar 2015 21:29

WIKIPEDIA??????????
vtrx
Dword

Mensagempor KrafT » 14 Mar 2015 21:39

Obviamente o mais louco da criptografia é enfileirar Fótons (http://en.wikipedia.org/wiki/Quantum_cryptography)

Na época em que pesquisei isso, a limitação eram a necessidade de fibras ópticas de altíssima pureza e mesmo assim (se bem me lembro) a distância máxima era de 100 km. O nível de segurança alegado é bem alto... :?

Imagem
KrafT
Dword

Mensagempor andre_luis » 14 Mar 2015 22:07

Se entendi bem, será que isso pode ser encarado como uma criptografia realmente ? Não parece ser algo relacionado á camada lógica, mas ao meio físico.

Acho que o têrmo "quantico" nesse caso é apenas uma referencia ao Princípio da incerteza de Heisenberg que em outras palavras, diz que a medição de uma grandeza em niveis de energia cada vez mais baixos tendem a retornar um resultado cada vez mais impreciso, pois a medição destroi a propria informação.
andre_luis
Dword

Mensagempor KrafT » 14 Mar 2015 22:20

Acho que é criptografia porque quem não tem a chave não decodifica o dado. Adicionante quem observa do dados destrói eles (Semelhante à memória FRAM que a Texas usa em alguns MSP430).

Na prática, serve para distribuir a chave de uma transação normal: http://www.lanl.gov/science/centers/qua ... aphy.shtml

Sinceramente não sei se já existe uso comercial ou militar disso, ou ainda é coisa só do meio acadêmico.
KrafT
Dword

Mensagempor andre_luis » 14 Mar 2015 23:15

Tem razão, no meu conceito de até então, criptografia seria sinonimo de codificação de uma informação, mas de acordo com a definição formal, o conceito da transmissão quantica poderia ser enquadrado como uma forma de criptografia:

wiki escreveu:é o estudo dos princípios e técnicas pelas quais a informação pode ser transformada da sua forma original para outra ilegível, de forma que possa ser conhecida apenas por seu destinatário
andre_luis
Dword

Mensagempor pbernardi » 15 Mar 2015 00:15

vtrx escreveu:WIKIPEDIA??????????

Tá achando o boteco com cara de artigo científico, é? :roll:
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais