Moderadores: 51, Renie, gpenga
aldss escreveu:Muito obrigado pela explicação MOR_AL!
Na realidade foi um prazer relembrar os meus velhos tempos. Já dizia o meu professor do cursinho vestibular. "Relembrar é viver outra vez!"![]()
Tinha imaginado que fosse realmente para diminuir a influencia da temperatura, pois mal comparado assemelha-se a um bandgap.
Qual seria a equação de atenuação das frequências?
Essa vou deixar para você fazer e nos mostrar, pois não é trivial. Adianto que os seguintes componentes fazem parte da equação:
C5, C1, R1, R2, R3, R4, R5, R6, R7, R8 e Q1.
Observe que nada disso é necessário, uma vez que a variação do nível d'água na caixa é lenta. O importante é a influência da tensão da rede nos fios longos desde a caixa d'água até a eletrônica, situada na cozinha.
Neste caso, A equação de atenuação das frequências a que você se refere, pode deixar a análise via transformada de Laplace e usar apenas fasores (em 60Hz).
Seria interessante fazer a Codificação HDB-3 ao invés de Manchester.
Estou usando a codificação Manchester, porém alguma forma mais interessante é sempre bem-vinda. Você poderia nos brindar com uma solução via a codificação de sua sugestão.
Um sensor piezoelétrico (caseiro) não seria interessante para a medição do nível?
Como seria este sensor piezoelétrico (caseiro)?
aldss escreveu:A equação a qual me referia era a de atenuação de frequência para o enlace de RF.
Haaa!!!
Essa eu nem esquento. Meu Tx e Rx é aquele XingLing. Não tem o que mexer. A tensão de alimentação do Tx é de 3V. Nem vale a pena usar um Step-Up. Ainda tem duas lajes. Talvez o percurso desvie e só pegue duas paredes. É testar e verificar.
O sensor seria basicamente aquelas capsulas piezoelétricas (baratíssimas) utilizadas tanto para microfones quanto para buzzers utilizando alguma vedação leve e um circuito básico para a adequação do sinal. A interpretação seria pelo próprio uC. O único problema (desafio eu diria) é que o sinal de saída e diferencial (mas nada que um sinal de referência não resolva). O bom da utilização de um sensor assim seria da precisão do volume de agua contido no recipiente.
Haa! Então é por som. Seria uma opção, o transmissor é até simples, mas o receptor é meio chato de fazer, mas não muito difícil.
Já comprei no Ebay estas pastilhas e também os módulos Tx e Rx de ultrasom (US) que tem pra vender. Se você comprar a pastilha piezo e fazer o receptor, vai gastar tempo de projeto, vai ficar maior que os módulos prontos de US, e ainda vai ficar mais caro. Verifique e você também vai concluir o mesmo que eu.As pastilhas não são tão baratas assim, não! Ainda tem a corrosão naquela finíssima camada de prata. Sem contar que aquelas pastilhas não possuem uma ressonância só. O ideal seria que fossem como um circuito sintonizado. Com apenas uma ressonância principal, bem maior que as outras. Essas piezos que tem para vender possuem uma base um pouco grossa de metal. Isso reduz a ressonância tendendo a poder ser usado como falante para voz.
Para a codificação HDB-3 não entendi o que precisa: de um fluxograma, circuito ou material de referência? A principio é bem simples. Por não permitir que mais que 3 bits nível logico baixo sejam transmitidos consecutivos e por ser bipolar, o nível CC na linha utilizada pela codificação HDB-3 é praticamente 0.
O código manchester também tem o nível cc nulo e ainda transporta o sinal do clock, junto com o dado.
brasilma escreveu:Perceba que está trabalhando com uma solução extremamente "amigável" fisicamente, imagine em uma planta industrial onde tivesse de controlar o nível de soluções como melaço, óleo de vísceras, petróleo, ou outra porcaria qualquer, sujeitos a mudanças de densidade/viscosidade em função da temperatura, cristalização,... por conta disto (trabalhei com isto), é que sugeri um sistema de medição sem contato físico...
MOR_AL escreveu:Explicação: Com a renovação da água da caixa, acredito que a sua resistividade alterou e causou o problema.
Sensor deste tipo só é confiável se não se converter a tensão para valores analógicos. Por outro lado, com um fio para cada nível, a quantidade de fios entre a caixa e a cozinha fica impossível de se realizar.
MOR_AL
EDSONCAN escreveu:http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_de_Hamming
Edson
EDSONCAN escreveu:Acho que você esta confundindo janela de Hamming com código de Hamming,
Veja o pdf:
http://www.ime.usp.br/~song/mac412/hamming.pdf
Edson
ze escreveu:moris eu colocaria os reeds dentro de um tubo de pvc de 1/2" com um tampão em baixo e os fios saindo por cima. Não é dificil fixá-los dentro na distância que quero.
Tem no Youtube.
https://www.youtube.com/watch?v=Hz4mtB_WY8c
Opcionalmente resinaria tudo. Uma "resina" muito lôca é derreter isopor com gasolina. Já fiz essa mistura. Fica parecendo uma meleca. Não ocuparia todos os espaços.
Mas faça isso só com auxílio de um adulto.
Vou ver se encontro um adulto de 32 anos, com 30 anos menos que eu.!!!
Entendi sua preocupação, mas é que não perderia esta oportunidade hehehe!!!!
O ímã e boia presos num "anel" de um de 3/4" o qual deslizaria no de 1/2".
Pensando bem se a caixa for reta (infelizmente é cônica e com degraus), eu colaria os reeds por fora ou até mesmo dentro do tubo e o íma de hd/boia num trilho por dentro. Quando ao consumo mínimo, uma fonte e bateria de celular que acho que todo mundo tem algumas na gaveta pode contornar. Como pretendo fazer com mc, penso num alarme a cada mudança de nível e alarme diferenciado pra nível crítico.
Descobri, com os dois projetos anteriores, que alarme é alarme. Ou seja. Não há necessidade de diferenciá-los, já que quando tocam, nossa preocupação é observar os leds. Descobri também, que é "sacal" ficar tocando por muito tempo. O ideal seria tocar por um período, digamos 30 segundos e, caso não o interrompê-lo momentaneamente, ficaria tocando em intervalos regulares (10 em 10 minutos), por um período de 0,3 segundo. Uma nova redução do nível tornaria a funcionar como sem a nossa intervenção. Em tempo. Digo daqueles alarmes XingLing de abertura de portas ou janelas. Tocam com mais de 100dB com 4,5V.
De fato, em breve devo tentar algo do gênero
Bom... não li todas as páginas. Se chovi no molhado, fds . Nossa. Não precisa ficar desbocado.![]()
abç
Voltar para Circuitos Diversos
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante