Velocidade do 908QT4A

Software e Hardware para uC da Qualcomm, NXP, FreeScale e Motorola

Moderadores: 51, guest2003

Velocidade do 908QT4A

Mensagempor fenix3 » 20 Out 2006 01:34

Ola minha gente,

Alguem ja ligou um bicho destes (908QT4A) , nao estou conseguindo fazer o oscilador interno dele oscilar em outras velocidades diferentes de 4Mhz, no manual diz que o oscilador interno pode oscilar nas seguintes frequencias:

4Mhz ou
8Mhz ou
12,8Mhz.

Uso o mesmo programa que usava para o 908QT4 com as modificacoes KBI e etc, mas ele insiste em oscilar em apenas 4,00Mhz, alguem ja passou por isto? :?:
Luis Fenix
Maaaaraaaaviiilhaaaaaa! (Bem devagar para irritar a todos).
fenix3
Byte

Olha o Datasheet !

Mensagempor Wagner de Queiroz » 20 Out 2006 08:07

O oscilador interno do hc08 pode tem um valor de calibracao em FFC0, quando nao apagamos toda a flash, o byte lá contem o valor de calibracao do oscilador interno.

Nao tenho tempo para acessar o datasheet do bixinho hoje. Entretanto, no capitulo sobre o oscilador do qt/qy tem informações valiosas para voce.
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor Fábio Pereira » 20 Out 2006 08:28

Você está alterando o registrador OSCSC ?

Após o reset, os bits ICFS1 e ICFS0 deveriam estar em 10, fazendo com que o oscilador trabalhe a 12,8MHz.

No entanto, se você apagar o OSCSC, o oscilador realmente passará a operar em 4MHz.

Até +
Fábio Pereira
embeddedsystems.io
Fábio Pereira
Word

Mensagempor fenix3 » 20 Out 2006 11:02

Ola minha gente,

Ja iniciei o registrador OSCSC com todos os valores possiveis para verificar se tem alguma alguma alteracao no clock e nehuma alteracao ocorreu, ja verifiquei todo o codigo para ver se em algum outro momento seria escrito outro valor no registrador OSCSC, ao iniciar apos reset fiz loop infinito setando e limpando pino para teste, apos alterar varios valores de OSCSC e medindo no scope frequencia do pino, nao teve nenhuma alteracao de frequencia, estou comecando a achar que pode ter uma falha na mascara do silicio, mas como nao vi nenhum AN que descrevia esta falha, talvez seja defeito na minha peca, MAS QUE EH MUITO ESTRANHO EH...
Luis Fenix
fenix3
Byte

Mensagempor Fábio Pereira » 20 Out 2006 11:25

Você já ativou o bit OSC2EN para fazer com que o sinal BUSCLKx4 apareça no pino OSC2 ?

Até +
Fábio Pereira
embeddedsystems.io
Fábio Pereira
Word

Mensagempor fenix3 » 27 Out 2006 18:00

Ola minha gente,

Incrivel, mas funcionou exatamente como o manual descreve, nao sei o que fiz de errado, mas agora ta funcionando...

E descobri outras coisas incriveis, fazendo o pino OSC2 como saida de clock e alterando os valores no registrador OSCSC com varios valores usando todos os bits de configuracao, consegui achar ate 26mhz na saida OSC2/PTA4, isso mostrado no Osciloscopio...
Luis Fenix
fenix3
Byte

Voltar para NXP (ex-FreeScale (ex-Motorola))