Soft Livre. Gratuito ?

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Re: Soft Livre. Gratuito ?

Mensagempor andre_luis » 10 Dez 2014 08:45

A razão da existencia de um programador, é apenas produzir mais programadores.
Certamente vão deixar algum bug que justifique a necessidade de manutenção.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor eletroinf » 10 Dez 2014 10:17

O brabo é tu ver uma declaração do tipo:
"-O Linux no geral esta 20 anos atras em interface e em termos de usabilidade uns 40 anos e nao existe possibildiade de avancos a curto prazo. Salvo vc queria treinar programacao, Linux nao eh opcao de SO para um computador."
e quando vê o cara tá usando Windows!

No meu entender, para aplicações profissionais, em muitos casos é justificável comprar software.
Para a grande massa, uso doméstico e acadêmico, não justifica. O que ocorre é que as pessoas crescem bitoladas em Windows e softwares piratas.
Eu fiz meu TCC A e estou terminando o B tudo em Libreoffice+Latex para equações (plugin libreoffice p/ latex).
Simulações: Matlab Linux (por causa do orientador) e ao mesmo tempo porto pro Scilab o código e simulo.
Todos os itens que precisei encontrei programas que me atenderam.
Eclipse: O problema não é ele, mas sim essa bosta de Java que disceminam por aí.
"De cada um segundo sua capacidade a cada um segundo sua necessidade."
eletroinf
Word

Mensagempor xultz » 10 Dez 2014 10:38

Eu queria, de verdade, que o Windows 10 fosse impirateável. Sei que é utopia, mas eu fico imaginando o que aconteceria se isso ocorresse. Talvez no curto prazo a MS aumentasse a receita com a venda de licenças, mas fico tentando imaginar no longo prazo o que iria ocorrer com o povo que usa Windows pirata...
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor norad58 » 10 Dez 2014 10:51

Eu queria, de verdade, que o Windows 10 fosse impirateável. Sei que é utopia, mas eu fico imaginando o que aconteceria se isso ocorresse. Talvez no curto prazo a MS aumentasse a receita com a venda de licenças, mas fico tentando imaginar no longo prazo o que iria ocorrer com o povo que usa Windows pirata...

Eu acho que a Microsoft não adotaria um sistema 100% antipirateavel no Windows, porque pra eles o "software pirata é uma propaganda do produto". Isto é, pra aquele que pirateia, sempre vai estar usando Windows e sempre vai ficar amarrado ou acostumado com a plataforma. Para compensar isso a Microsoft vende as licenças oficiais a preço caro. Resumindo, quem usa Windows/Office pago banca a as perdas que a M$ perde com a pirataria. Se a Microsoft adotasse um sistema bem seguro contra pirataria, com o tempo o windows estaria em desuso, porque a cada versao nova requere novo hardware.
norad58
Word

Mensagempor xultz » 10 Dez 2014 12:16

Eu concordo 100% com você norad. Por isso que gostaria que o Windows 10 fosse impirateável :)
Ontem mesmo eu li uma notícia que o CEO da MS disse que a forma que o Windows 10 gera renda precisa ser revista, porque as vendas estão despencando, principalmente porque o desktop está se restringindo a um nicho, a massa está usando smartfones e tablets. Um concorrente silencioso é o Chromebook da Google, que vem comendo o mercado pelas beiradas, e hoje já tem mais unidades em instituições de ensino nos EUA do que iPads. O futuro do Windows é bastante incerto. Tomara que esta situação faça a MS lançar SOs melhores, porque o Win 8 foi uma verdadeira lástima.
xultz
Dword

Mensagempor norad58 » 10 Dez 2014 15:11

Esse negocio de software livre não existe, sempre tem algo por atras dessa ideia, de algum modo ou outro a grande empresa sempre fatura.
Quando comecei com Linux em 1996, por raiva de usar as porcarias da Microsoft, eu tinha uma outra ideia sobre softwares livres. Na epoca falavam que em 10 anos(2006) estaria uma quantidade enorme de maquinas utilizando este S.O., ninguem dependeria mais de softwares pagos, etc... Mas nada disso aconteceu, passaram varios anos e o maximo que um software "livre" conseguiu foi entrar no mercado de alguns servidores(ex. IBM) e smartphones/tablets(Android e Firefox OS). Algumas grandes empresas distribuiram softwares para a plataforma Linux, apenas para economizar o custo de desenvolvimento e faturar mais. Mas devido ao tipo de licenciamento GPL, a maioria dos softwares que eram pagos sairam "capengas", faltando partes proprietarias(ex. OpenSolaris). Também no mundo do software livre eu vejo que não há um foco, uma organização de desenvolvimento, como num software pago. Neste mundo qualquer um programa, modifica e faz o que bem entende.
Como eu ja tinha dito, se fosse usar um software livre eu usaria o BSD para comercializar, sem se preocupar em declarar o que foi modificado no source code.
Uma coisa que passa despercebida e quase ninguem questiona ou analisa é o roubo de informações pessoais. Estes "ambiente nas nuvens", conforme diz o contrato, informam que a qualquer momento podem coletar informações do usuario. Pra mim estas informações serão analisadas e vendidas para as empresas que analisam as tendencias de mercado ou outras. Isso também ocorre com varios fornecedores de softwares pagos que usam o ambiente nas nuvens.
Um tempo atrás eu li que o uso de PCs está despencando, várias empresas como Intel, AMD, Dell, HP, vão acabar saindo do mercado se não inovarem seus produtos.
A Microsoftware também usa partes BSD dentro do S.O. principalmente na parte de comunicações/rede, se usasse GPL teria que publicar o codigo que usaram. Duvido que optem por usar um sistema 100% seguro, pois ela alimenta um outro mercado que é o da segurança(antivirus/firewall). Parece o mercado de drogas, o cara novato recebe uma amostra da droga, fica viciado dependente do traficante e ao mesmo tempo alimenta o mercado da segurança..... :shock:
norad58
Word

Mensagempor chipselect » 10 Dez 2014 20:14

O software livre também recebeu boicote de funcionários e usuários...

Pega uma prefeitura qualquer do Brasil, coloca 9 máquinas com o Ubuntu ou outro Linux que seja o mais amigável possível, e 1 única máquina com Windows... vai ter fila pra usar o windows e os linux vão ficar às moscas... Isso vale também para o Open Office e Br Office. Isso aconteceu de verdade, ok?

Mesma coisa em uma empresa privada, tentei botar Linux e Open Office, a resistência não foi grande, foi intransponível. Ninguém quis nem saber, porque todo mundo sabia Windows e MS Office, não estavam nem ai pra perder tempo pra sequer ver como funcionava o Linux e Open Office, nem mesmo o Open Office no Windows. Isso só vai pra frente se a ordem vier da diretoria, mas o boicote dos funcionários será pesado, você vai ter que lidar com qualquer probleminha que antes eram resolvidos sem reclamações.

Nem questionavam ou muito menos sabiam se o software livre era melhor ou pior que o da Microsoft, simplesmente não entendiam o que era e pulavam fora porque já estavam acostumados com a MS. Pior que curso pra usar MS Office (excel e word) tem em tudo quanto é buraco, então não acha gente, mesmo que queira, para testar o Open Office.

Para quem já usou o Open Office, é irritante ver como ele bagunça algumas coisas que funcionam bem na versão paga da MS, principalmente tabelas e desenhos vetoriais, mas isso era em versões anteriores, agora está bem melhor, ainda não está perfeito, mas pelo menos funciona sem eu querer xingar a mãe do(s) programador(es) do seu ancestral, o StarOffice.

Uma coisa que os usuários do Open Office devem ficar roxo de inveja é o parser XML da Microsoft... muita diferença de desempenho...
chipselect
Word

Mensagempor vtrx » 10 Dez 2014 20:42

A maioria dos empresários,hoje em dia,não tem tempo a perder reinventando a roda,digo,sistemas operacionais e afins.
vtrx
Dword

Mensagempor pbernardi » 11 Dez 2014 02:36

chipselect escreveu:O software livre também recebeu boicote de funcionários e usuários...

Pega uma prefeitura qualquer do Brasil, coloca 9 máquinas com o Ubuntu ou outro Linux que seja o mais amigável possível, e 1 única máquina com Windows... vai ter fila pra usar o windows e os linux vão ficar às moscas... Isso vale também para o Open Office e Br Office. Isso aconteceu de verdade, ok?

Mesma coisa em uma empresa privada, tentei botar Linux e Open Office, a resistência não foi grande, foi intransponível. Ninguém quis nem saber, porque todo mundo sabia Windows e MS Office, não estavam nem ai pra perder tempo pra sequer ver como funcionava o Linux e Open Office, nem mesmo o Open Office no Windows. Isso só vai pra frente se a ordem vier da diretoria, mas o boicote dos funcionários será pesado, você vai ter que lidar com qualquer probleminha que antes eram resolvidos sem reclamações.

Nem questionavam ou muito menos sabiam se o software livre era melhor ou pior que o da Microsoft, simplesmente não entendiam o que era e pulavam fora porque já estavam acostumados com a MS. Pior que curso pra usar MS Office (excel e word) tem em tudo quanto é buraco, então não acha gente, mesmo que queira, para testar o Open Office.

Para quem já usou o Open Office, é irritante ver como ele bagunça algumas coisas que funcionam bem na versão paga da MS, principalmente tabelas e desenhos vetoriais, mas isso era em versões anteriores, agora está bem melhor, ainda não está perfeito, mas pelo menos funciona sem eu querer xingar a mãe do(s) programador(es) do seu ancestral, o StarOffice.

Uma coisa que os usuários do Open Office devem ficar roxo de inveja é o parser XML da Microsoft... muita diferença de desempenho...

Po, nesse caso não é questão de boicote. É que a ferramente Linux é pior que a ferramente Windows (Não que o SO seja pior).

Existe um monte de coisa que eu tentei fazer no Open Office que nunca consegui fazer, é simples.

Bota um usuário windows pra usar um OSX e vê se ele vai reclamar, por exemplo. Ele não vai conhecer tudo e vai ter que descobrir, mas não vai xingar o SO igual faz com o Linux.
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Mensagempor norad58 » 11 Dez 2014 07:02

Sobre o StarOffice, eu comprei a licença para Linux em 1997 e este software funcionava bem, com excessão que não era compativel com as macros VB do Office MS.
Também utilizei o StarOffice no Solaris e funcionava sem problemas, depois que venderam a empresa e o StarOffice começo a ser portado para licença Free, começaram os problemas. Como varias partes proprietarias do codigo não podiam ser publicadas, tanto o OpenOffice e o OpenSolaris sairam capengas para o mundo GPL.
Pra piorar as ultimas versões do OpenOffice, começaram a compilar no ambiente Visual Studio e o aplicativo ficou muito pesado, não sei se pelo Java ou pela quantidade de remendos que fizeram no software. Também perdeu em funcionalidade, tem macros ou funções na planilha que simplesmente não funcionam, comparando com o Office Excel.
Outro aplicativo que foi compilado com o VisualStudio é o StudioAVR da Atmel, a versão 6 é sofrivel, mesmo com maquina i7 com 8GB o aplicativo parece uma lesma e as vezes dá pane como reiniciar sozinho quando é desligado, no ambiente Windows8.

Bota um usuário windows pra usar um OSX e vê se ele vai reclamar, por exemplo. Ele não vai conhecer tudo e vai ter que descobrir, mas não vai xingar o SO igual faz com o Linux.

Concordo, no ambiente MacOs X tudo funciona bem e é bem mais facil de usar, só ha problemas com alguns softwares proprietarios Windows que não foram desenvolvidos para esta plataforma. Nem a porcaria do Windows 8 conseguiu ter um ambiente simples e funcional como do MacOs X.
norad58
Word

Mensagempor xultz » 11 Dez 2014 07:24

O duro é pagar uma (ou um monte) de licenças do Office pros funcionários digitarem textos simples e ver animações powerpoint recebidas por email. Quem nunca comprou uma licença do Office sabe como ele custa dolorosamente caro. Mas é muito difícil ficar sem, porque é comum receber arquivos .doc e .xls que ó vão abrir direito no Office, e daí quando isso ocorre a perda de tempo prá conseguir abrir o arquivo dá um preju que vale mais a pena pagar por um Office. E eu digo isso sendo um dos maiores odiadores do Word que existe, eu realmente detesto o Word, considero ele um editor de textos cretino. O OO Writer é melhor? Não, mas é de graça. Ultimamente qualquer diagramaçãozinha diferente do absolutamente básico estou jogando no InDesign e estou sendo muito feliz. Inclusive a característica mais lazarenta do Word, que é colar uma imagem vetorada e ele converter prá raster com 150dpi (e sem opção de configurar), o InDesign mantém vetorada, e o pdf que ele gera é lindo.
xultz
Dword

Mensagempor mastk » 11 Dez 2014 07:48

Por um acaso, nao uso windows pirata, o windows esta atrassado uns anos tambem, eh complicado usar um notebook windows e nao ter gestos no trackpad em uma epoca que de Ipads.

Voltando ao ponto, o Ubunto com a medonha interface marrom-coco tem tudo para afastar as pessoas mesmo.
Digo que o Linux esta 20 anos no passado por que trabalho com ele no dia a dia e as vezes eu tenho que lutar com menus elementares, funcoes basicas nao funcionam, para nao dizer o quando desagradavel eh ter que ir ao prompt para fazer qualquer seria, isso nao existe, quando eu tinha 14 anos eu tinha orgulho de dominar o DOS, hoje eu tenho mais o que fazer do que ficar perdendo o meu tempo com linha de comandos, eh facil, sou programador, mas dois cliques, next, next, eh o que deveria ser no linux tambem, estamos no seculo XXI, pelo amor de Deus.

Eu usei o OpenOffice e por umas semanas pareceu bom, ate que comecei a ter serios problemas, nem me lembro mais o que aconteceu, mas fiquei muito frustado, foi a 8 anos atras.
O Office custa muito, muito caro e gracas a isso, nao o tenho, uso outras opcoes.

Ainda assim, Linux nao eh opcao, nao foi, nao eh e nao sera, lembrando do netbooks que de linha vinham com linux e era tratado como um virus.
mastk
Dword

Mensagempor eletroinf » 11 Dez 2014 09:01

Barbaridade

"Voltando ao ponto, o Ubunto com a medonha interface marrom-coco tem tudo para afastar as pessoas mesmo."

Considerar Ubunto referência em linux não condiz com a realidade. Mesmo assim, é só instalar uma interface decente (com um simples comando apt-get xxx se te Kde ou Mate).

"Eu usei o OpenOffice e por umas semanas pareceu bom, ate que comecei a ter serios problemas, nem me lembro mais o que aconteceu (...)"

Que frase cruel de se ler.
Eu uso a anos e o que aconteceu é que consigo fazer tudo que preciso com ele.

Eu uso linux e não preciso de linha de comando pra quase nada mais.

"(...) lembrando do netbooks que de linha vinham com linux e era tratado como um virus."

Por quem mesmo? Tenho impressão que é por quem usa Ruindows pirata, não?
"De cada um segundo sua capacidade a cada um segundo sua necessidade."
eletroinf
Word

Mensagempor norad58 » 11 Dez 2014 09:36

"(...) lembrando do netbooks que de linha vinham com linux e era tratado como um virus."

Por quem mesmo? Tenho impressão que é por quem usa Ruindows pirata, não?

Isso mesmo! Conheço um cara que na epoca comprou um PC com linux e falou que era porcarias, bla bla bla, formatou o HD e instalou windows pirata! Tipico de brasileiro que não quer aprender nada de novo, prefere continuar no vicio.

Falar que Linux não presta, é tipo de gente sem noção..... O sistema operacional Linux nada mais é que um S.O. baseado no Unix/Minix, o Unix tem muito mais anos de desenvolvimento que o Windows. Tanto que a Microsoft usa partes BSD no codigo do Windows.
O problema não é o S.O. Linux mais sim as distribuições que emendam qualquer GUI instavel e má configurada com o S.O. As distribuições que acho boas são o Slackware e Debian com interface KDE que dão pra trabalhar, as outras distribuições são coisas mal feitas, o Ubuntu é a pior distribuição que tem ao meu ver, até no contrato dizem que podem retirar qualquer informação do seu PC a qualquer momento....Roubo descarado de informações.....
O pacote Office da M$ pra quem está estudando ou usa em casa custa barato, mas para ambiente industrial ou comercial fica caro varias licenças, a menos que comprem um pacote corporativo.
norad58
Word

Mensagempor xultz » 11 Dez 2014 10:56

Eu conheci um cara que tem uma empresa que faz uma distribuição de Linux. Não vou citar o nome. O cara sabe quase nada de Linux, e a distro dele, apesar de usar repositórios do Debian, é um terror. Eu o conheci quando estava começando. Ele vende licenças de 5 reais para fabricantes de computadores que precisam instalar qualquer coisa prá vender, porque é proibido vender computador com o HD zerado, e instalar Windows quer dizer custo que torna o micrinho sem vergonha com preço não competitivo. A distro do cara tem até um ícone no desktop que formata o HD e reboota, e espera colocar o cd pirata do Windows e instalar.
Há uns anos atrás comprei um computador prá minha mãe num supermercado e ele veio com a tal distro. Como já fazia anos que não via aquela distro, fiquei curioso prá ver o quanto ela tinha evoluído. O resultado é que após bootar, ele estava com uma resolução horrenda (800x600 num monitor 1920x1080 wide). Tentei alterar a resolução, fiquei uns 10 minutos tentando, e nada. E modéstia a parte, eu não me considero um analfabeto de Linux. Cheguei a mexer no xorg.conf e o lazarento não configurou. Obviamente, formatei aquele lixo e instalei o XP prá minha mãe.
O problema é o seguinte, todo mundo que comprou aquele computador com aquela distro e tentou usar por mais de 5 minutos chegou à triste conclusão que o Linux é um lixo, sendo que aquela distro na verdade é, existem outras com boa qualidade.
Só que eu não uso Linux porque não sobrevivo sem Altium e Solidworks...
xultz
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para Assuntos Gerais