PONTEIROS

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

PONTEIROS

Mensagempor KILB » 25 Fev 2007 16:21

OLÁ,

SOU NOVO NO FORUM E EM C PARA PIC E TENHO UMA DUVIDA A QUAL ESTA RELACIONADA COM PONTEIRO.
NA VERDADE EU NÃO CONSIGO ENTENDER O PORQUE DE SE GUARDAR EM UMA VARIAVEL O ENDEREÇO DE OUTRA VARIAVEL.
POR EXEMPLO:

END_VAR=&VAR

ALGUEM PODERIA ME DAR UMA IDÉIA DE UTILIZAÇÃO MAIS PRATICA DE PONTEIRO?

VALEU

KILB
VENDO BRASILIA 78 - AZUL CALCINHA - RODA GAIUCHA, PNEU TALA LARGA E TOCA FITA RODSTAR, TRATAR NO BUTECO
KILB
Byte

Mensagempor KrafT » 25 Fev 2007 17:45

"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor KILB » 25 Fev 2007 18:51

OBRIGADO,

MAS O LIVRO EU JA TENHO

:D
VENDO BRASILIA 78 - AZUL CALCINHA - RODA GAIUCHA, PNEU TALA LARGA E TOCA FITA RODSTAR, TRATAR NO BUTECO
KILB
Byte

Mensagempor KrafT » 25 Fev 2007 19:07

KILB escreveu:
MAS O LIVRO EU JA TENHO

:D

Legal! Pagina 113, Capitulo 8.
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor __JEREK__ » 25 Fev 2007 19:10

Bom, na verdade não é só guardar o endereço, uma ponteira "aponta" para algum lugar. Veja esse exemplo.

Imagine que você tem o seguinte texto para salver no PIC

Não fume, Não fale com o motorista, Não pertube a ordem, Não aceite presente de estranhos.

Se você fizer uma ponterira tipo:

A = Não
B = &A

teriamos a frase mais compacta tipo

B fume, B fale com o motorista, B pertube a ordem, B aceite presente de estranhos.

por que não usamos A diretamente? porque para string tem que ser via ponteira.

me corrijam se eu estiver errado.
__JEREK__
Byte

Mensagempor KILB » 25 Fev 2007 19:24

BOM JEREK,

VAMO VE SE ENTENDI,

É COMO SE FOSSE UMA CONSTANTE QUE É COLOCADA NO COMEÇO DE UM PROGRAMA E ESPALHADA DEPOIS PELO PROGRAMA TODO.
NA VERDADE SE VC QUISER MUDAR AQUELE VALOR, VC SÓ MUDA O VALOR DECLARADO NO INICIO DO PROGRAMA E O RESTO É MODIFICADO AUTOMATICAMENTE.
COM CERTEZA APLICANDO ISTO NO CASO EM PONTEIROS.

SE FOR ISTO ENTENDI

MUITISSIMO OBRIGADO JEREK

KILB
VALEU KRAFT
KILB
Byte

Mensagempor KrafT » 25 Fev 2007 19:50

Não é bem assim. Dá uma lida nessa pagina:

http://br.geocities.com/sdiasneto/c_int/ponteiros.htm

Pq redigitar tudo aquí não dá, hehe...
KrafT
Dword

Mensagempor KILB » 25 Fev 2007 19:59

Muito obrigado colega Kraft,

Este material é de grande valia para mim.

Vou estuda-lo e caso tenha duvidas, humildemente voltarei a posta-las para que os colegas possam me ajudar.

Valeu

KILB
KILB
Byte

Mensagempor KrafT » 25 Fev 2007 20:14

Não é má vontade não... O assunto é muito extenso mesmo. Por isso eu indiquei os textos e assim o colega vai ter dúvidas mais específicas e mais "respondíveis".

Mas, vou te dar um exemplo rápido e prático:

- Voce recebe dados pela porta serial do PIC. Só que os dados só tem utilidade se receber o pacote inteiro. O que voce faz?

No inicio voce cria uma matriz, por exemplo RxData e um ponteiro (PonteiroRx) desses dados. O primeiro byte vc salva em RxData[PonteiroRx], sendo PonteiroRx inicialmente =0.

Aí voce incrementa PonteiroRx e o proximo byte será automaticamente salvo na segunda posicao de RxData.

No final da recepcao , vc utilizara novamente de ponteiro para ler e checar esses dados.

Agora se voce tem duas portas seriais, voce cria um RxData1 usa um ponteiro para RxData e outro para RxData1, permitindo que vc use as mesmas rotinas para tratar matrizes diferentes, economizando um monte código.
KrafT
Dword

Mensagempor KILB » 25 Fev 2007 20:22

Longe disso Kraft,

A minha obstinação em aprender é muito grande, e como disse sou iniciante mesmo e hobista, por isso vou ler com extrema atenção o que vc me passou e com certeza voltaremos a converssar sobre os tais ponteiros.

Valeu, de coração muito obrigado,

T+

KILB
KILB
Byte

Mensagempor andre_luis » 26 Fev 2007 09:53

Uso esse site como referencia :

http://www.mtm.ufsc.br/~azeredo/cursoC/c.html
andre_luis
Dword

Mensagempor Lorin » 26 Fev 2007 14:20

Olá!

Veja estas 4 páginas de boa conversa sobre PONTEIROS EM C no fórum antigo ASM51:

http://www.asm51.eng.br/forum/topic.asp?TOPIC_ID=8212

sdçs e blz!
Lorin
Bit

Mensagempor Lorin » 26 Fev 2007 14:33

Moderadores:

Migrem/salvem para o fórum novo este tópico,pois o mesmo está bem legal!

http://www.asm51.eng.br/forum/topic.asp?TOPIC_ID=8212

Sdçs
Lorin
Bit

Mensagempor EDSONCAN » 26 Fev 2007 15:18

"NA VERDADE EU NÃO CONSIGO ENTENDER O PORQUE DE SE GUARDAR EM UMA VARIAVEL O ENDEREÇO DE OUTRA VARIAVEL. "
Pense na situacao na qual vc tem que trabalhar com matrizes e estruturas complexas com varios tipo de variaveis, na qual vc tem que passar isso como parametro de funções, e mais facil passar o endereco para a estrutura ou a estrututa toda, ou cria-la como global e perder a propriedade de encapsular os dados localmente, que pode evitar erros, principalmente trabalhando em grupo.
Sei que é enrolado, mas para acabar de dar um nó na sua cabeça da para fazer ponteiro de ponteiro e aritimetica com eles tambem.
Ponteiros sao poderos, mas se for disciplinado e melhor nao usar.

Edson
EDSONCAN
Word

Voltar para PIC