Circuito avisa falha de energia

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Circuito avisa falha de energia

Mensagempor antonio » 21 Set 2014 07:20

Ola pessoal tudo bem!

Estava precisando de um circuito para quando houver falha de energia seja o mais rapido avisado, para isso pesquisei no santo Google e encontrei este circuito que para o qual seria bem legal para o caso , ou seja ,quando tem energia o LEd verde acende e no caso de falha de energia o LED verde apaga e o LED vermelho acende piscando ateh voltar de novo a enrgia e volta tudo ao normal !
O problema eh que o circuito original nao funciona legal não ,ou seja como esta o circuito original so acende o led verde , simulando o falha de energia o led verde apaga mas o vermeho não acende!!
FIz uma simulação no Proteus e descobri que desligando o LED verde no circuito o LEd vermelho oscila ou seja acende e apaga , mas a chave Switch tem que estar desligada ao fazer a simulaçao ,porque caso esteja ligada no inicio da simulaçao o LEd vermelho não oscila !

Ou seja eu jah fiz varias alterações no circuito original mas não funciona legal ,serà que aqui o pessoal descobre onda esta errado ,pra não funcionar !

Tambem fiz o circuito fisicamente e não funciona. tuda a ajuda eh bem vinda

Desde ja agradeço

http://i62.tinypic.com/21do51s.png
21do51s.png

Assim como esta o circuito no Proteus o LEd vermilho fica piscando legal ,mas o LED verde esta desconetado e feito varias alterações no circito para ligar o led verde não funciona

http://i58.tinypic.com/20tkk9f.jpg
20tkk9f.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
antonio
Byte

Re: Circuito avisa falha de energia

Mensagempor andre_luis » 21 Set 2014 11:02

Na minha opinião, o circuito simplificado no Proteus, por não representar exatamente o original pode explicar em parte essa diferença do comportamento esperado para o simulado. Acredito que a impedancia-série da fonte RC tenha a ver com isso.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor antonio » 21 Set 2014 15:34

Hoi Andre tudo bem !
Cara fiz o circuito fisicamento e nao funciona não ,jah fiz varios testes e nao vai !

Como disse fiz varias alterações no Proteus e fisacamente e nada mesmo ,caso algem tenha alguma sugestao ara resolver isto e bem vinda!!
Gratos

http://i61.tinypic.com/sxmc6f.jpg
sxmc6f.jpg

Imagem
antonio
Byte

Mensagempor brasilma » 21 Set 2014 17:32

Circuito simplificado...

Um rele com um contato reversível de acordo com a tensão da rede a ser monitorada - bobina ligada à rede;
Um resistor e capacitor e ponte igual ao do circuito que desenhou com a saída (+) ligado no contato normalmente aberto;
Contato comum ligado a bateria;
Contato normalmente fechado ligado ao LED por um resistor;
(-) comum a bateria e LED.

Se precisar dos dois LEDs use a criatividade...
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor ze » 22 Set 2014 11:55

2gwuxi0.jpg

http://i57.tinypic.com/2gwuxi0.jpg

gostei do circuito pisca led. até montei pra simular e obtive sucesso. detalhes:
-a bateria sozinha faz o ciruito piscar
-simulei com fonte de tensão 3.6V = bateria
-D1 = propriedade=analog
-D2 = propriedade=digital: a corrente do analog creio que atrapalha a oscilação. Teoricamente na prática isso não deve ocorrer. Sei lá.. acho que nada a ver D3 em série com R3 pra resolver
-a presença do ac usei fonte -5V o que tende a ser a lesma lerda. Sua função é apenas bloquear Q2
-pisca a uns 12Hz
-apesar de contrariado, usei led verde mesmo. acho que é por isso que na simulação ele não acende com anodo no gnd e catodo em -5v (!!)
-pelo jeito você adora chokito

abç
ze
Dword

Mensagempor andre_luis » 23 Set 2014 08:33

@antonio,

Também fiz uma simulação no LTSpice utilizando componentes reais, e também não funcionou; apenas num dos LED de baixo passa corrente enquanto tem energia na rede, e apaga imediatamente após a voltagem da rede zerar.

Algo que percebi foi que a corrente no LED vermelho cresceu lentamente, e provavelmente após um certo periodo iria carregar o capacitor para começar a oscilar, mas não atentei para esse fato, e mantive a simulação apenas nos primeiros segundos. Suponho que a solução seja uma carga rápida inicial no capacitor, mas agora não tenho como simular.

@ze,

O LED de baixo no circuito que voce desenhou, de acordo com o desenho original, deveria estar conectado no Q1, e não no R1. Se no seu caso funcionou, voce pode ter encontrado a solução do problema corrigindo o circuito.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor ze » 23 Set 2014 11:57

1.gif>1.jpg>1k.txt
andré realmente no inicio a corrente é lenta. depois dispara. o diodo foi só pra que a corrente não retornasse atrapalhando a 'simulação' apenas. note que troquei de lugar. sem ele não simula a chave pb. ah e as propriedades tem que ser analógicas mesmo e não digital. na real nem deve precisar do diodo. se bem que acho que por ser corrente baixa passando pelo 1M e carregando o cap, a parte de baixo do ccto pode estar zoando a carga no cap e o diodo evita isso. só supositório. não montei com ac por preguiça e falta de tempo. quem sabe algum dia. aumentei o cap pra ficar + lento. E de novo: circuitinho bacaninha. serve de alarme falso pro meu poizé (se tiver menos que 30 anos, vai entender nada) Apesar que... led piscante R$2,00... chaveiro pisca led R$1,00... aff. isso pode causar "obesidade" do cérebro. Ainda bem que não tenho
Se o anexo ficou grande pro seu forum pode apagar sem problemas
abç
ze
Dword

Mensagempor antonio » 24 Set 2014 17:23

Pessoal tudo bem!

Brigado pelo apoio de tudos ,eu tenho estando a tentar entender porque razão não funciona jah pedi bastante tempo , alterei o circuito dezenas de vezes, passava por aqui lendo os postes varias vezes ,alterava Sem qualquer resultado ou seja Agora estou de saco cheio e daqui pra frente vou tentar encontrar outro circuito que me seja util para minha aplicação!
Falando na verdade , se o circuito funciona era legal pois fazia tudo que necessitava atè carregava a bateria ,bom mesmo ,mas o melhor èh esquecer !

pessoal se algem sabe de algum circuito que seja uti para minha aplicação e poder dispor agradeço!

gratos
antonio
Byte

Mensagempor andre_luis » 25 Set 2014 14:53

Antonio,

O legal do circuito que voce apresentou é que na teoria, funcionando, estaria realizando 3 tarefas ( carregador / LED carga-aceso / LED desconectado-pisca ) numa concepção de circuito bem minimalista, mas que não funcionou pelo menos na simulação. Acredito que na Web não vamos encontrar algo pronto com todas essas caracteristicas.

Porém, se partirmos pra outra abordagem, com um circuito um pouco mais "complexo" baseados em 555 até resolveria, mas não sei das restrições do seu projeto, se é: consumo, custo, espaço, prazo, etc... mas o fato é que podemos ir fazendo aqui sim com as funcionalidades que o outro acima teria, mas voce precisa passar um pouco mais de detalhes dos requisitos mencionados.
andre_luis
Dword

Mensagempor ze » 25 Set 2014 16:03

desistir é um caminho fácil demais. se eu fosse você checava (de novo e de novo) a montagem, bateria, componentes, etc. fiz com ac o circuito idêntico (ou quase) ao original e simulei com sucesso. só não gostei do led ficar muito tempo aceso só com bateria. a qualquer momento penso a respeito. se quiser experimentar .dsn anexo no zip. Note a corrente da bateria invertendo quando pressiono button
circuito rabo quente meio que deixei de achar muito legal. fonte 5V carregador de gadgets pode ser uma opção curiosa. tem nos camelôs da vida. e não muito cara.

minimalismo é minha palavra predileta.

abç
ze
Dword

Mensagempor antonio » 25 Set 2014 17:32

Brigado Pessoal!

Neste momento estou um pouco Sem tempo para montar real o seu circuito tal como vc desenhou pra testar ,mas no fim de semana vou testar fisicamente pra ver se funciona!
Uma observaçao foi vc nao usou o zener de proteção da bateria para nao subcarregar ,na real eh melhor montar ,eu vou montar com uma bateria de 3.6V 300mA

Andre a questao mais critica do projeto e o tamanho limitado por isso eu não estou querendo montar com trafo e relés para nao ocupar muito espaço!

Prometo que no fim de semana posto resultados!
Editado pela última vez por antonio em 26 Set 2014 15:10, em um total de 1 vez.
antonio
Byte

Mensagempor andre_luis » 26 Set 2014 08:47

antonio escreveu:nao usou o zener de proteção da bateria para nao subcarregar ,na real eh melhor montar ,eu vou montar com uma bateria de 3.6V 300m

Fica atento ao fato de que se o zenner operar com uma corrente bem inferior ao estabelecido como nominal no datasheet, a voltagem dele será um pouco menor que a tensão Vz, mas isso só testando na prática, ou simulando com um modelo real da bateria.
andre_luis
Dword

Mensagempor antonio » 27 Set 2014 06:57

Pessoal tudo bem !

Andre o diodo que vou usar eh 4.3V 300mA tal como no circuito original !

Simulando o circuto do ZE atè funcionou embora tenho umas duvidas que gostaria que me esclarecer Antes de montar o circuito na real, evitando assim futuros danos!

A duvida esta no negavito que no esquema esta marcado a vermelho junto ao zener no circuito real onde vai ser ligado? eu na simulação desligei e deu erro na simulação, tentei ligar no negativo da Ponte retificadora e deu erro tambem !

Uma segunda duvida eh o capacitor junto da Ponte retificadora eh um capacitor poliester ou eletrolitico? no esquema original eh eletrolitico de 10uF !

Agradeço a atenção
Imagem
antonio
Byte

Mensagempor andre_luis » 27 Set 2014 12:29

O capacitor C2 tem de ser eletrolitico, pois o ceramico ou de poliester não existem para uma capacitancia tão alta.
andre_luis
Dword

Mensagempor antonio » 27 Set 2014 19:11

andre_teprom escreveu:O capacitor C2 tem de ser eletrolitico, pois o ceramico ou de poliester não existem para uma capacitancia tão alta.

Andre daí minha duvida sobre esse capacitor !

Assim como o negativo ,onde vai sua ligação ,espero o colega passar por aqui e possa esclarecer melhor este assunto ! como falei no outro topico fiz varios testes Sem obter resultados positivos!

Gratos pela atenção
antonio
Byte

Próximo

Voltar para Circuitos Diversos