Teste em equipamentos de EMI e ruídos.

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Teste em equipamentos de EMI e ruídos.

Mensagempor hertzing » 22 Set 2014 14:06

Estou querendo melhorar os testes dos meus equipamento, seja durante o desenvolvimento e projeto ou mesmo em produção.
Hoje já consigo testar temperatura e vibração, em uma câmara pequena que abria alguns equipamentos e consigo controlar a temperatura e nível de vibração.

Mas para testar interferências, seja conduzidas pela rede ou irradiadas EMI, hoje só possuo duas alterativas, enviar para o cliente e esperar o problema aparecer ou enviar para um laboratório analisar. :(
Alguém tem alguma sugestão de um tipo de procedimento ou equipamento para realizar esses testes?
hertzing
Byte

Re: Teste em equipamentos de EMI e ruídos.

Mensagempor andre_luis » 22 Set 2014 14:27

Já trabalhei numa empresa que dispunha de uma série de aparelhos geradores de ruidos em padões especificos, segundo as normas para as quais devem ser aplicados. Se o seu caso é certificação, não vejo outra maneira de fazer isso senão por medição com os aparelhos próprios pra isso.

Entretanto, no ambito da simulação apenas no PCB, existe o Hyperlynx da Mentor Graphics que é utilizado para avaliar a integridade do sinal em uma placa considerando suas propriedades fisicas e geometricas, mas não tenho certeza se pode ser aplicado na simulação também algum campo magnetico externo.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor ze » 22 Set 2014 15:56

'equipamento' tipo 'magáiver' serve?
já passei por isso. só pra constar, na época eu era cabaço. de fato o sou eternamente.
Uma placa de controle deu pau no laboratório: acionava esporadicamente alguns dispositivos. pra simular as interferências do lab, na época coloquei uma bobina de alta tensão estalando perto do circuito. Por sorte deu o mesmo problema do lab. Uma análise do ccto intuí que sinais de enable dos drivers estavam sendo zoados. Minha intuição estava certa. um RC no pino enable matou a pau aqui e no lab. Outra: no lab num teste de rf, era como que se pressionasse algumas teclas. O cara me explicou que aplicava pulsos de 15mS de duração de numseiquantos volts/metro. No sw, fiz com que o sistema ignorasse sinais de tecla menores que 15mS (20). de novo: sucesso.
Bom, são várias normas variando o nível de sacanagem que vão fazer com seu circuito. Leia a que vai se enquadrar o seu. Mas uma lanterna taser cuspindo perto (mas nem tanto) dele é uma sacanagem e tanto. fica a dica. Ah lembrei... mesmo numa distância maizomeno este treco já travou meu note. be careful.
abç
ze
Dword

Mensagempor hertzing » 23 Set 2014 13:27

André,
Atualmente não estamos tentando passar por certificação, mas será em um futuro próximo.

Ze,
Pois é, era exatamente um equipamento magáiver que eu estou procurando :S
Vou tentar bolar alguma artimanha para testar os equipamentos.
hertzing
Byte

Mensagempor andre_luis » 23 Set 2014 14:46

Já experimentou acendedor de fogão ? Aquela centelha gera um ruido tão violento, que a molecada usava nos botecos pra gerar ruido nas máquinas de jogo pra tentar gerar crédito, mas o problema é que travava tudo.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Voltar para Assuntos Gerais