Estudar nao vale mais a pena

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Estudar nao vale mais a pena

Mensagempor mastk » 08 Set 2014 10:05

www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/09/1512447-metade-dos-quem-tem-diploma-ganha-ate-4-salarios-minimos.shtml

Venho encontrando muita gente que ganha bem menos que eu e com ensino superior completo, eis que esse fato se tornou noticia.
mastk
Dword

Re: Estudar nao vale mais a pena

Mensagempor marcelo_asm » 08 Set 2014 20:35

a verdade mais verdadeira hoje em dia é que faz uns 7 anos que qualquer cérebro de gelatina consegue diploma de curso superior nas "Uni Esquina".

O achatamento dos salários era inevitável, muita mão de obra meia boca e diminuição da atividade industrial na república das bananas. Era inevitável.
marcelo_asm
Byte

Mensagempor mastk » 09 Set 2014 00:18

Não sei se posso concordar, tive umas experiências medonhas com alunos da USP formados em 199x, eles devem ser bons dentro da academia, porque de eletrônica cansei de dar tocos neles e resolver as cagadas que eles chamavam de produtos.

Em 1999, um professor do Senai acabou se tornando um amigo meu, e conversando com ele sobre a queda do nível no Senai, ele me disse algo que gravei, "Está caindo não só aqui, mas nas universidades, na escola regular, no Brasil e fora dele".

Com isso já está ocorrendo novamente o fenômeno de tempos atras em que o pessoal jovem em vez de ficar na escola, procura trabalho para poder ter renda e saber fazer algo desde de cedo, lembrando que tenho parentes na UFSCAR e os formados na região levam coisas de quase dois anos para obter o primeiro emprego.
mastk
Dword

Mensagempor dreher » 09 Set 2014 01:01

O nivel realmente está caindo muito. Eu leciono no mesmo colegio que estudei à 10 anos atras. E se eu cobrar dos alunos metade do que era cobrado de mim, a turma toda reprova. Talvez sobram 1 ou 2. E o pior é que quando eu fiz o curso, os professores já reclamavam da mesma coisa.

Alem disso eu vejo cada "coisa" formada em cursos superiores por ai. Eu tenho caso na familia da minha esposa de pessoas que considero semi-analfabetos que tem pós-graduação em pedagogia. E eu tenho que ouvir que eu não posso ser professor por não ter concluido a faculdade...
dreher
Byte

Mensagempor mastk » 09 Set 2014 08:21

Segundo um professor que deu aula por 50 anos, isso aconteceu por todo o seu periodo de trabalho e disso ele associa com o audio-visual e multimidia.
mastk
Dword

Mensagempor norad58 » 09 Set 2014 08:45

Alem disso eu vejo cada "coisa" formada em cursos superiores por ai

Conheço uma "coisa" destas que foi formada como Tecnologo na UNIPorcaria , o cara nem sabe usar um computador, perguntamos para o fulano como vc resolveu as questoes e provas EAD, ele respondeu que foi o filho dele.... :shock:
Estudar vale a pena sim, depende do aluno, hoje a maioria pensa que se formar ja garante o emprego.....pensamento da decada de 70! Se não se esforçar não consegue o merito.
norad58
Word

Mensagempor marcelo_asm » 09 Set 2014 09:02

tenho notado que as boas escolas tem insistido muito em atividades práticas. Mas também noto que existe muita resistência de uma parcela significativa dos professores. Atividades práticas exigem desenvoltura para lidar com situações inesperadas e muitos desses professores tem horror a esse tipo de coisa, parece que tem a impressão que isso vai arranhar a imagem de "dono do saber".

Sei lá, tenho tentado me manter otimista, mas não vejo coisas muito boas para o futuro.
marcelo_asm
Byte

Mensagempor dreher » 09 Set 2014 10:13

norad58 escreveu: hoje a maioria pensa que se formar ja garante o emprego.....pensamento da decada de 70! Se não se esforçar não consegue o merito.

Pior que isso, o sonho da maioria é conseguir um emprego publico, pois ai é garantia vitalicia de vadiagem.

Antes de alguem reclamar, não é todo servidor publico que é vagabundo, mas os que mais aparecem são esses, e a opção por não existir demissão alimenta ainda mais a vadiagem
dreher
Byte

Mensagempor mastk » 09 Set 2014 10:14

Dando uma de Nosferatu, nao ha nada novo sobre a terra, acao, tecnica e inteligencia sempre serao valiosos, apenas sera preciso outro criterio para validar publicamente os adjetivos que a pessoa possui. Quem de fato tem problemas graves nesse contexto sao escolas, professores e quem ainda nao tem experiencia, esse sim vem se tornando o criterio de selecao pelo o que venho notando.
mastk
Dword

Mensagempor brasilma » 09 Set 2014 10:27

Tudo depende muito da situação.

Você pode se sair bem sem nenhum estudo, basta ter visão, se esforçar e um pouco de sorte.

Por outro lado um excelente profissional pode se dar bem pois resolve os problemas da empresa.

E em algumas vezes o sujeito mesmo sendo bom, não consegue ser valorizado pois não tem o cartucho.

Tem uns bunda mole com diploma que ganham muito, não fazem nada e sugam quem faz.

Tudo vai depender muito da situação.

Minha sugestão é faça os dois, ou seja, seja bom e tenha os diplomas para se garantir, ai não tem para ninguém!!!
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor Red Neck Guy » 09 Set 2014 12:43

Hoje por haver muito diploma no mercado as empresas grandes acabam não dando chances para quem não tem formação. Então, estudar vale a pena pois no mínimo abre portas.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor norad58 » 09 Set 2014 13:43

Nao importa a area de atuação, tem que estudar sim, pois é o primeiro passo ao conhecimento. Se o fulano tiver conhecimento, pratica e vontade, tem muito mais chance de encontrar uma boa colocação no mercado do que um cara formado no papel que não sabe fazer nada.
Tem muita gente que se forma e pensa que ja esta empregado e nao precisa estudar mais. Profissoes ligado a area de tecnologia, medicina entre outras, o cara sempre tem que continuar estudando, senao fica ultrapassado no conhecimento.

Mas também noto que existe muita resistência de uma parcela significativa dos professores. Atividades práticas exigem desenvoltura para lidar com situações inesperadas e muitos desses professores tem horror a esse tipo de coisa, parece que tem a impressão que isso vai arranhar a imagem de "dono do saber".

Isso é verdade, lembro no curso tecnico de ter corrigido uma vez o professor em sala de aula, que estava passando informação errada sobre o 8051, por nao conhecer do assunto, resultado, nao gostou nenhum pouco da correção e quase me reprovou na materia.

Tem uns bunda mole com diploma que ganham muito, não fazem nada e sugam quem faz.

Isso é o que mais vejo, principalmente em empresas grandes. Colocam o fulano diplomado só pra ser saco de porrada da diretoria ou do dono(tipo do cara que aceita tudo). Parece politico querendo demonstrar que é o bom do pedaço, quando a coisa aperta, vai sugar de quem sabe, se der errado o culpado é o subordinado! Este tipo de gente também tem a mentalidade de nunca contratar alguem bom, pois pode ser no futuro sua concorrencia.

Alguns paises que conheço pessoalmente daqui da America do Sul e Europa, vejo que nivel de estudo e conhecimento está piorando, cada dia sai mais profissionais incapacitados para o mercado. Não é só problema do Brasil não. Lembro da minha empresa na Italia ter contratado uma vez um quimico no lugar de um tecnico em eletronica, porque não achava este profissional no mercado. Mas só servia pra instalar alguns equipamentos, se dava problema tinha que ligar pra sede da empresa porque nao poderia saber resolver o problema tecnicamente.
norad58
Word

Voltar para Assuntos Gerais