por xultz » 18 Ago 2014 19:18
Escolha uma roupa discreta. Uma camisa discreta e uma calça social/semi-social e uma sapatênis são boas opções. O importante é a roupa chamar a atenção muito menos que você.
Penteie o cabelo deforma discreta.
Se o entrevistador decidir quebrar o gelo e falar de amenidades, sobre o tempo, política, vá na onda e converse, mas sem se alongar demais. Se ele for seco e objetivo, não tente quebrar o gelo com amenidades demais. No máximo faça um comentário sobre o clima ou o trânsito, e mais nada.
Não minta sobre tecnologia que você não entende. O entrevistador pode entender daquele assunto, e você vai perder completamente a credibilidade. Ele vai achar inclusive que todo o teu currículo é mentira.
Mantenha as mão sobre a mesa, de preferência cruzadas, sempre a vista. Se esforce para não ficar mexendo as mãos, para não demonstrar nervosismo ou inquietação. Faça gestos pequenos e comedidos. Procure olhar nos olhos do entrevistador. Entrevistadores AMAM estudar PNL e costumam saber de cor o livro "O Corpo Fala", então ele vai tentar deduzir se você está inventando ou em dúvida dependendo do lado que mexer os olhos (mesmo que uma mosca tenha atraído tua atenção, eles nunca acreditam nisso e acham q que a PNL ´a coisa mais eficaz do mundo). Então, se possível mantenha contato com os olhos o tempo todo.
De resto, desencane de achar que você pode achar as respostas certas que vão garantir tua contratação. A única coisa que você é capaz é se embananar e achar as respostas erradas que vão acabar com você. Então, seja sincero, é a melhor forma de mostra segurança e credibilidade. É melhor dizer "eu não tenho experiência nenhuma com TCP/IP em sistemas embarcados, mas esta é uma área que gostaria muito de me aprofundar e trabalhar", do que dizer "TCP/IP? Manjo tudo, TCP, IP, IPTU, FGTS, PQP, VTNC, saco tudo disso ae".
Boa sorte!
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.