O desabafo de um iniciante em programação! ( 74595 )

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

O desabafo de um iniciante em programação! ( 74595 )

Mensagempor METABEE » 18 Jun 2014 01:53

gostaria de saber se alguem tem os comentarios desta biblioteca 74595.c

cpp code
void write_expanded_outputs(BYTE* eo) {
BYTE i;
output_low(EXP_OUT_CLOCK);
output_low(EXP_OUT_ENABLE);

for(i=1;i<=NUMBER_OF_74595*8;++i) { // Clock out bits from the eo array
if((*(eo+(NUMBER_OF_74595-1))&0x80)==0)
output_low(EXP_OUT_DO);
else
output_high(EXP_OUT_DO);
shift_left(eo,NUMBER_OF_74595,0);
output_high(EXP_OUT_CLOCK);
}
output_high(EXP_OUT_ENABLE);

Pessoal sei que , com otimismo , bom senso respeito pelo proximo , e com uma vida realizada com muito esforço , trabalho e dedicação , o conhecimento é merecido , pessoas esforçadas que estudam em faculdades as vezes perdem até o sono para ter uma vida melhor e dar o melhor para a suas familias ,
estou nesta luta e me esforçando tambem , peço encarecidamente se alguem se compadecer neste apelo , nesta petição para passar para mim uma PM
caso algum membro do forum não se sinta a vontade em postar sobre o esplicamento da biblioteca 74hc595 , sou esforçado , dedicado busco um objetivo, pois o estudo da engenharia é uma das areas para mim , mais fascinantes de cursos universitarios, em bora estou ainda cursando o ensino medio espero um dia chegar lá... gostaria de saber o que faz cada comando bem explicado , se alguem tiver esse material ou arquivo seja ele em formato PDF ou Word ficarei muito agradecido!
Editado pela última vez por andre_luis em 04 Jan 2015 08:10, em um total de 1 vez.
Razão: Título mais descritivo ( incluído o escopo no final da frase )
METABEE
Bit

Re: O desabafo de um iniciante em programação!

Mensagempor vtrx » 18 Jun 2014 08:15

Como você esta iniciando,o correto é você analisar o datasheet e entender como o CI se comporta e depois usar esta biblioteca,se bem que com compreensão de como o CI se comporta,você mesmo poderia fazer uma rotina,assim iria aprender mais.
Explicar esta biblioteca é o mesmo que explicar o funcionamento do CI.
Voce entendeu como o CI é ativado pelo Clock/data etc?
vtrx
Dword

Mensagempor xultz » 18 Jun 2014 09:17

Bom, vamos tentar ajudar:

Código: Selecionar todos
// Esta biblioteca escreve uma serie de bits num array de shift registers em serie.
// A rotina recebe um ponteiro para um array onde estarao os bytes a serem escritos nos CIs
// Eh importante observar que o tamanho do array deve ser igual aa quantidade de CIs presentes na placa
// Por exemplo, se no circuito houverem 3 CIs ligados em serie, pode-se criar um array do tipo
// BYTE valores[3];
// valores[0] = 0x35;
// valores[1] = 0x48;
// valores[2] = 0xAC;
// write_expanded_outputs(valores);
// Desta forma, o valor 0x35 sera escrito no primeiro CI, o valor 0x48 no segundo CI, e 0xAC no terceiro CI
// Eh importante notar que, como a rotina eh meio mequetrefe, ela altera estes valores, entao depois de chamar
// a rotina os valores no array estarao zerados.
void write_expanded_outputs(BYTE* eo)
{
  BYTE i;

// Coloco a linha de clock do CI em nivel baixo, porque o clock eh ativado em rampa de subida

// Coloco a linha de Enable em nivel baixo, para habilitar o shift register dos CIs

// Esta laco eh executado por 8 vezes para cada CI que estiver nesta placa
  // (suponho) o #define NUMBER_OF_74595 especifica quantos CIs estao presentes no circuito
  // Como cada CI precisa de 8 clocks para fazer shift de seus 8 bits, entao se por exemplo
  // houverem 3 CIs 74595 em serie no circuito, ele precisa fazer shift de 24 bits (8 * 3)
  for(i=1; i<=NUMBER_OF_74595*8; ++i)
  { 
      // Essa parte eh F***, entao vamos por partes.
      // Primeiro, a rotina pega o valor que foi passado no array. Ela comeca pelo ultimo valor.
      // Seguindo o exemplo acima, temos 3 CIs n0 circuito, entao NUMBER_OF_74595 foi definido com valor 3.
      // Assim, eo aponta para o primeiro valor do array, ou seja, valores[0]. Fazendo a conta abaixo,
      // NUMBER_OF_74595 - 1 resulta em 2. Somar eo com 2 faz ele apontar para valores[2], que eh o ultimo membro
      // do array. Beleza, jah tem o valor que quer trabalhar. So que ele precisa ler os bits do BYTE, porque precisa escrever bit
      // por bit. Entao ele faz a seguinte jogada: ele faz uma operacao AND com o valor 0x80, que em binario eh 1000 0000. Isto
      // quer dizer que, se o bit mais significativo de valores[2] for 1 (como por exemplo, se o valor passado for 0xAC, que
      // em binario representa 1010 1100, se fizer esta operacao chamada de "mascara" o resultado serah 0x80; por outro lado, se fosse passado
      // se o valor fosse 0x3B, que em binario representa 0011 1011, o resultado da operacao sera 0x00.
      // Veja que o if compara o resultado com 0 (ali ó, ==0), entao deste jeito ele verifica se o bit eh 0 ou nao eh zero
      if( ( *(eo + (NUMBER_OF_74595-1)) & 0x80) == 0 )
         output_low(EXP_OUT_DO);   // Se ele verificou que o bit eh zero, entao coloca a linha de Data Out em nivel baixo
      else                                        // Caso contrario, ele verificou que o bit entao eh 1
         output_high(EXP_OUT_DO);  // Entao coloca a linhas de Data Out em nivel alto

//Pra entender o comando abaixo, eh preciso dar uma lida no manual do CCS. Basicamente, voce passa pro comando
     // o ponteiro de um array, diz quantos bytes o array tem, e ele enfia pela esquera um bit e faz todos os bits pularem uma
     // casa para a esquerda. No caso abaixo, ele enfia um zero (mas isso nao faz nenhuma diferenca), e depois deste comando
     // o bit mais significativo do byte mais significativo (ou seja, o bit MSB de valores[2]) vai pro espaco, e o bit que estava do lado dele
     // assume seu lugar

// Os dois comandos abaixo geram um pulso de clock, ou seja, vao para nivel alto, depois para nivel baixo
  }

// Aqui gera mais um pulso, que suponho que esteja ligado no pino RCLK do 74595, que pega os bits que foram rotacionados
  // e escreve ele nos pinos de saida
}

Se ficou alguma dúvida, é só perguntar!
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor ze2 » 18 Jun 2014 16:44

é isso aí. vá! enfrente! bom, não é o 'esplicamento' que vc merece mas vou tentar mostrar uma altenativa mais infantilizada para escrever em um 595 com o hitech-c
cpp code
#define EXP_OUT_CLOCK RB0
#define EXP_OUT_ENABLE RB1
#define EXP_OUT_DO RB2
void write_expanded_outputs(unsigned char dado)
{
unsigned char i;
for(i=0;i<8;i++) //8 bits
{
EXP_OUT_DO=dado; // não se preocupe: apenas o bit0 de dado vai para RB2. (no MEU hw não importa a ordem)
EXP_OUT_CLOCK=1;EXP_OUT_CLOCK=0;//um pulso em RB1 para deslocar INTERNAMENTE um bit no hw do 595
dado>>=1;//na próxima passada pela iteração, vou querer o próximo bit
}
EXP_OUT_ENABLE=1;EXP_OUT_ENABLE=0;//bom, agora que INTERNAMENTE o 595 está pronto, posso expor em sua saída
}

se necessário N 595, chame a função write_expanded_outputs() N vezes...
cpp code
#define N 3
unsigned char d[N];
d[0]=0xaa;//p.ex.
d[1]=0x55;
...
//d[N-1]=xxx;
void writen_595(void)
{
unsigned char i;
for (i=0;i<N;i++) write_expanded_outputs(d[i]);
}

siga a dica do amigo vtr e dê uma olhada no datashit do 595. portas e mente se abrirão.
ze2
Byte

Mensagempor METABEE » 19 Jun 2014 00:22

VTRX grato pela a tensão !!,
xultz grato pela atensão !!,
ze grato pela atensão em fim Obrigado a todos !!!

Agora as dicas postadas irei avalialas com calma , caso algo que eu não tenha entendido , ierei corresponder!!
até mais ... :|
METABEE
Bit

Mensagempor METABEE » 19 Jun 2014 04:55

Xults acabeide enviar uma PM com imagem do meu projeto uma matriz de led 8x8 que forma um quadro e junto o seu respctivo codigo compilado
para avaliação se fiz a coisa serta , Agradecimentos!!
METABEE
Bit

Mensagempor mastk » 19 Jun 2014 09:23

Ola amigo METABEE.

Sou um veterano na eletronica e estou cursando engenharia tal como vc, suponho que nao tenham experiencia ou estudo anterior no ramo, tal como muito colegas que tenho nessa empreitada.

A eletronica, envolve diversas areas do conhecimento humano e ela mesma acaba se desdobrando em varios outros campos, no caso estamos lidando com dois campos em seu pedido, um que eh a programacao e outro que eh a eletronica digital.

Como o colega VTRX colocou, uma boa abordagem do problema eh entender o 595 antes de programar qualquer coisa, entender a recepcao de um bit, em que borda ele sera aceito pelo o CI, o que o sinal de ENABLE vai fazer nos demais pinos e assim por diante.
Uma vez que fique claro, procure observar o codigo, ele nada mais eh do que comando para operar esse CI, feito uma sequencia logica e estabelecida.
Na minha opiniao, re escreve o codigo em portugues ou desenhe, pode parecer idiota fazer isso, mas nao eh.
Saiba que esse codigo eh muito simples e esse eh momento para aprender, quando entender possivelmente vai sentir um enorme prazer, como ja falado, o pote conhecimento tem as bordas azedas, mas seu conteudo eh puro mel.

Um abraco e seja bem vido ao ASM51.
mastk
Dword

Mensagempor andre_luis » 19 Jun 2014 11:09

METABEE escreveu:Xults acabeide enviar uma PM com imagem do meu projeto uma matriz de led 8x8 que forma um quadro e junto o seu respctivo codigo compilado

Posta essas informações aqui também.
Pode ser que alguem mais dê alguma dica importante.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor METABEE » 19 Jun 2014 13:46

ai pessoal tentei mais não ouve exito não consigo , devo dizer que realmente quando não se entende o que esta se fazendo
é desanimador mais naõ é impossivel , ai pessoal alguem se desapega e poderia postar algo apenas com a imagem que estou tentando fazer
um quadrardo com 2 shift register !! Desapega pessoal!!apenas um exemplo!! :cry: Rsrs!
consigo fazer isso sem os 74595 apenas utilizando matrizes mais da muito trabalho e toma muito tempo !! OK! :roll:
Editado pela última vez por METABEE em 20 Jun 2014 05:16, em um total de 1 vez.
METABEE
Bit

Mensagempor mastk » 19 Jun 2014 14:03

Cara fan de MEDABOTS, por favor coloque o datasheet, esquema ou as informacoes que possui da matrix de leds, que poderemos lhe ajudar mais.
mastk
Dword

Mensagempor vtrx » 19 Jun 2014 15:12

Como ja foi citado a tempos no outro fórum,esquece esse PIC e use o 16F628,e use uma varredura simples e não varredura com latch,que no seu caso se for para uma matriz a programação fica muito longa.
Voce ja deve ter dado uma olhada a muito tempo atrás no link do vídeo que postei;

Para o seu aprendizado,esquece o programa do vídeo,a programação ASM,mas olhe para o esquema no Proteus,é usado um 74HC164 para cada matriz e um 16F628 que é um PIC de 'esquina',que você encontra em qualquer farmácia.
Você quer apenas usar uma matriz?
Ja tem o hardware montado?
vtrx
Dword

Mensagempor mastk » 19 Jun 2014 22:20

MetaBee, colocou uns resistores para polarizar os leds da matrix ne, se não fizer isso pode queimar ela.
mastk
Dword

Mensagempor METABEE » 20 Jun 2014 00:21

Naõ , preciso espandir por isso estou tentando usar dois shift um para linha e outro para coluna
entendendo o funcionamento linha e coluna utilizando a biblioteca 74595 ... :!:

alguem pode me esplicar um pouco sobre
ou dar um exemplo de codigo desse comando!?
METABEE
Bit

Mensagempor xultz » 20 Jun 2014 08:25

Cara, esse comando é o seguinte:
Primeiro vamos entender o que é um shift: ele desloca os bits prá um lado ou pro outro, e coloca um bit na primeira posição. A maioria dos comandos shift (como o comando >> da linguagem C) coloca um bit zero, mas este comando do CCS permite que você escolha se quer colocar 0 ou 1.

Vamos supor, primeiramente, que tenho somente 1 byte, cujo valor é 0xA9, que em binario é 10101001, certo?
Aí eu decido fazer um shift left, colocando 0 na primeira posicao. O que o PIC faz é girar todos os bits prá esquera, e coloca um zero lá na última posição. Fica assim:
01010010
Aí eu devido fazer de novo:
10100100
De novo:
01001000
De novo:
10010000
Agora eu decido fazer três vezes na sequência, só que colocando 1
00100001
01000011
10000111

Agora vou fazer três prá direita, colocando 0
01000011
00100001
00010000

Beleza até aqui?

O comando shift_left faz exatamente isto, porém você passa um array inteiro, e ele gira a galera toda.
Vamos supor que eu tenha o seguinte array:
unsigned char val[4];
val[0] = 0xA9;
val[1] = 0x32;
val[2] = 0xB4;
val[3] = 0x3C;

na memória, este valores em binário são:
00111100 10110100 00110010 10101001
Sendo que representei as posições de trás prá frente, prá ficar mais fácil de entender, ou seja, o valor mais da esquerda acima é 0x3C, que é val[3], o seguinte é 0xB4, que é val[2], e assim por diante.
Aí eu decido fazer uma shift_left. O comando será
shift_left(val, 4, 0);
Isso quer dizer "Rotacione para a esquerda o array cujo ponteiro é val, que possui 4 bytes, e coloque um 0.
O resultado será:
01111001 01101000 01100101 01010010
e os valores de val serão: val[0] = 0x62, val[1] = 0x65, val[2] = 0x68, val[3] = 0x79

Me fiz entender?
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor METABEE » 20 Jun 2014 10:10

XultZ, Parceiro Valeu mesmo! :roll:

minha mente ficou esclarecida agora ,então entendi um pouco quer dizer então se fosse rotacionar para a
direita seria shift right !!

Ai obtive EXITO MAIS PESSOAL !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!HEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE MAIS ...MAIS... compilou mais não funcionou no proteus Xults não conssegui :( :cry: :cry:

poderia me enviar uma PMcaso não queira postar aqui!! POR favor PELOS DEUSES EU IMPLORO!!!!!! kkkkkkkkkk! :cry: quem não chora não mamã :cry: kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk! quase Xults!!! pra mim é motivo pra comemorar chegou a compilar montei no proteus mais não vi nada!!
BELEZA AMIGO qualquer coisa Ai!! uma ideia a mais sera sempre bem vinda!! :arrow: :wink:

cpp code
#include <16f84a.h>
#use delay(clock=4M)
#fuses hs,protect
#use fast_io(b)

#IFNDEF EXP_OUT_ENABLE
#define EXP_OUT_ENABLE PIN_B0
#define EXP_OUT_CLOCK PIN_B1
#define EXP_OUT_DO PIN_B2
#define NUMBER_OF_74595 1
#ENDIF

int set[12]=
{
0x00,0x08, // X=8
0x00,0x08, // Y=8
0xFF, // ########
0x81, // #......#
0x81, // #......#
0x81, // #......#
0x81, // #......#
0x81, // #......#
0x81, // #......#
0xFF // ########
};

void write_expanded_outputs(BYTE* eo)
{
BYTE i;

for(i=1;i<=NUMBER_OF_74595*8;++i) { // Clock out bits from the eo array
if((*(eo+(NUMBER_OF_74595-1))&0x80)==0)
output_low(EXP_OUT_DO);
else
output_high(EXP_OUT_DO);
}

}

void main() {

while(true) {
// set=0xf00ff;

write_expanded_outputs(set);
}
}
Editado pela última vez por METABEE em 20 Jun 2014 11:05, em um total de 1 vez.
METABEE
Bit

Próximo

Voltar para PIC