PICKit2 Clone

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

PICKit2 Clone

Mensagempor avenito » 01 Jun 2014 17:18

Pessoal,

meu programador PicKit2 Clone simplesmente parou de funcionar. Alguém tem alguma dica? O MPLABX reconhece ele mas diz que o dispositivo não confere, ou seja, o ID sempre dá igual a zero, não está mais se comunicando com o PIC a ser programado. Alguém teria uma dica de por onde começar?

Obrigado,
Alexandre Venito
avenito@yahoo.com.br
http://www.wsgi.com.br/blog
"Não leve a vida tâo a sério, afinal ela é uma aventura da qual não sairemos vivos!"
avenito
Nibble

Re: PICKit2 Clone

Mensagempor andre_luis » 01 Jun 2014 19:50

Olá Venito,

Se não for problema do device configurado errado no MPLAB ou no projeto, eu procuraria na Web pelo esquema que presumivelmente corresponderia ao circuito dessa placa, conforme abaixo, mas os componentes candidados á causa da falha ( R11, R12, R14 ) não parecem tão sensiveis assim:

http://pickit2-clone.googlecode.com/svn/trunk/schematics/
Imagem

Uma outra possibilidade é verificar se o modo que tá configurado, presumiria alimentação pelo dispositivo, ou pelo gravador, e nesse caso poderia verificar se VCC do PICKit2 está funcionando normalmente.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Re: PICKit2 Clone

Mensagempor avenito » 02 Jun 2014 22:08

Olá André,

muito obrigado mais uma vez pela ajuda.
Bem, acho que o PIC da placa PICKit2 Clone é que está com problemas, o que eu consegui ver foi o seguinte:

1. Quando ligo o programador na USB, os 5V aparecem normalmente, inclusive no pino 1 (MCLR) do PIC a ser programado.
2. Quando mando ele programar, o MCLR do controlador a ser programado (pino 1) vai a zero, como acredito que deveria ser mesmo, que é pra reseta-lo, no entanto esta condição fica pra sempre. O pino 7 de U3 (conforme esquema acima) se mantém alto e não há comando no pino 23 (Vpp ON) que coloca os 13V no pino 1 do PIC a ser programado, que o colocaria em modo de programação.

De alguma forma é como o U3 precisasse de um feedback pra continuar, o que eu acho que acontece pelo pino 2 (Vpp FD). O programador tem os 13V, o feedback aparece no pino 2 mas não acontece mais nada.
A minha conclusão é que deve ter havido algum problema na entrada do U3 (pino 2 Vpp FD).

Será que alguém aí tem um PIC 18F2550 programado com o firmware do PICKit2 pra me vender???? :(
Alexandre Venito
avenito@yahoo.com.br
http://www.wsgi.com.br/blog
"Não leve a vida tâo a sério, afinal ela é uma aventura da qual não sairemos vivos!"
avenito
Nibble

Voltar para PIC