Documentação para projeto comercial

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Documentação para projeto comercial

Mensagempor J.lius » 20 Fev 2007 08:06

Estive obeservando que existem muitos produtos eletro-eletronicos no mercado com procedencia desconhecida... um exemplo são as fontes de alimentação usadas em automação (entrada 220Vca saida 24Vcc), são montadas em caixa da patola, etc, etc etc...

O que quero saber se um produto eletro-eletronico tem que ser aprovado por alguma instituição antes de ir para a loja ... ou simplesmente os caras fabricam as PCIs e saem montando os produtos.

Se eu desenvolver um produto posso simplesmente montar numa caixa,,, e despachar para quem quiser?
Anderson MSN: j1lius(arroba)hotmail(ponto)com
"A humildade de quem sabe e a maior prova do saber" OBRIGADO.
J.lius
Nibble

Mensagempor phophollety » 20 Fev 2007 09:23

Teoricamente, creio que todo o produto deveria ser aprovado pelo INMETRO antes de ser comercializado, mas no Brasil com a precária fiscalização, qualquer coisa entra, seja boa ou ruim :wink:
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor proex » 20 Fev 2007 09:32

Vc nao pode, ou nao poderia simplesmente montar qualquer coisa e sair vendendo por ai.

Se o produto que vc montou e vendeu exigir regulamentação, aprovaçao,homologação, aferiçao etc, e vc nao fez isso, vc estará sujeito as penas da legislação.

Isso na teoria porque na pratica o que manda é a ignorancia do consumidor. Consegue-se convencer qualquer um a comprar qualquier coisa. E se esse produto possuir algum "efeito mágico" então, o sucesso esta garantido.

Como por exemplo os famosos Cogumelos do Sol. Sao cogumelos desidratrados que anunciam como a cura para diversos tipos de cancer e outras doenças. Mas na realidade nao fazem nada disso.

E aqueles aparelhinhos de dar choque na barriga com a intençao de emagreçer, que na verdade só emagreçerá quem fizer algum tipo de restriçao alimentar.

Sem contar as famosas caixinhas de dietas milagrosas que anunciam na TV.

Voltando a eletronica, equipamentos médicos precisam de homolagaçao e autorizaçao da Anvisa.

Fontes de alimentaçao? É comum encontrar na Santa Ifigenia fontes para PC com adesivo dizendo que dão 500Watts e na verdade nao chegam nem perto disso.

Sim, qualquer um pode fazer qualquer coisa e vender, mas se reclamarem no Procon, vc terá que se explicar. E se o produto exigir normas, aferiçao, autorizaçao etc, e vc nao tiver, ai sim vc estará danado.
proex
Dword

Mensagempor J.lius » 22 Fev 2007 09:58

Ola a todos...
Obrigado pelas dicas, vou verificar como funcionam estas certificações aqui na região
Anderson MSN: j1lius(arroba)hotmail(ponto)com
"A humildade de quem sabe e a maior prova do saber" OBRIGADO.
J.lius
Nibble

Mensagempor msamsoniuk » 23 Fev 2007 11:50

na pratica nao eh possivel confiar nem no INMETRO: recentemente eles liberaram a comercializacao no brasil de alguns brinquedos cujas diversas pecas plasticas sao coladas em pequenos imans, que sao facilmente destacados e ingeridos pelas criancas.

o que deu destaque ao caso foi que diversas criancas morreram, depois de ingerir um par de pequenos imans em diferentes ocasioes, pois eles acabavam se unindo em diferentes tubos do intestino, que eram unidos e presos, broqueando todo o sistema digestivo.

se um produto com certificacao do INMETRO jah tem potencial de matar, imagina entao um produto que nao foi desenvolvido com base em nenhuma especie de norma ?
msamsoniuk
Dword

Mensagempor fenix3 » 25 Fev 2007 11:08

Nao esquecam do CREA e dos sindicatos de eletroeletronica!!
Todos vao querer levar um pedaco do bolo, mas efetivamente nao fazem nada!!!
Luis Fenix
Maaaaraaaaviiilhaaaaaa! (Bem devagar para irritar a todos).
fenix3
Byte

Mensagempor veioloko » 28 Fev 2007 09:17

Ter o certificado de homologação dos produtos é bom pois seu produto tem um diferencial quanto aos demais. Porem nem sempre um produto que foi homologado sai na loja do jeito que passou no teste. Ou seja. Fazem um produto para passar no teste e depois montam nas coxas...
veioloko
Byte

Mensagempor RobL » 08 Mar 2007 17:54

Isto é o mesmo que perguntar se um profissional habilitado é um profissional capacitado ? A resposta é muitos habilitados não estão capacitados.

Um produto, quem o elege é o mercado, nunca haverá a possibilidade de se impor qualidade por documentação.

Nobre companheiro, se um produto é ruim será vendido uma só vez.

Cabe observar que procedimentos são bem vindo mas na sua maioria é um "ato de poder". Por exemplo, a União Europeia para assegurar venda de seus produtos impõem novas regras. A questão é que quando essas regras saem por lá, a indústria de lá já está preparada e a nossa terá que adquirir equipamentos, deles, para poder ser cerificada. É assim que funciona.

Quanto as profissões, papeis, etc, a evolução da Internet vai ditar o curso da História.
Você já notou, a diferença do seu conhecimento de hoje, principalmente adquirido pela internet, em relação quando recebeu seu papel dizendo que você era o cara???!!!
E agora, quem vai habilitar o super Dr. Interneteiro, o pos pos graduado Interneteiro?
Sem dúvida, o que ele é capaz de fazer e ponto.

Alguém já pode estar tendo a idéia de criar um novo Conselho Federal para tal. Quero ser o presidente. E que tal criar uma junta para diplomar os PhD interneteiros? Quero ser acionista dessa faculdade.

A boa pergunta é: Até quando a economia poderá sustentar contratações de um habilitado incapaz, só para cumprir a "lei" ? Será que o preço Chines comporta isso?
RobL
Dword

Voltar para Assuntos Gerais