Pontos de solda encaroçados

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Pontos de solda encaroçados

Mensagempor J.lius » 20 Fev 2007 07:56

Ola a todos!!

Estou tendo problemas com a qualidade do ponto de solda dos componentes na PCI... logico que a solda NÃO fica um lixo, mais não fica com uma boa aparencia.

Estou usando o seguintes equipamentos e materiais:
Solda best
Diametro 1,0mm
Fluxo % 2,4
Liga 60% Sn 40% Pb

Ferro de solda Hikira (acho que e essa marca) 30W
Estação de solda Toyo TS 900 50W

Alguem tem alguma sugestão de material, equipamento ou tecnica de soldas para que os pontos fiquem bem soldados e os menores possiveis.?

Mais uma coisa... o prazo de validade para estas soldas e de 2 anos... alguem aqui ja notou se existe alguma diferença no acabamento do ponto de solda quando usado solda vencida e outro com solda dentro do prazo de validade?
Anderson MSN: j1lius(arroba)hotmail(ponto)com
"A humildade de quem sabe e a maior prova do saber" OBRIGADO.
J.lius
Nibble

Mensagempor phophollety » 20 Fev 2007 09:21

Com qual temp está soldando? Isso influência bastante na qualidade da solda, por volta de [380;400] ºC é uma boa temperatura para se soldar, a sua ponta está limpa? O tratamento térmico está adequado? Pode ser que a ponta não esteja tranferindo adequadamente a caloria gerada pela resistência...

Em testes que fiz com ferros de baixo custo, os toyos simples são bem melhores e mais baratos que os Hikaris.

Recentemente adquiri uma estação de solda com temp controlada Mod 937 no www.centrodesunkko.com.br por R$120,00 muuiito boa!
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor J.lius » 21 Fev 2007 03:43

phophollety escreveu:Com qual temp está soldando? Isso influência bastante na qualidade da solda, por volta de [380;400] ºC é uma boa temperatura para se soldar, a sua ponta está limpa? O tratamento térmico está adequado? Pode ser que a ponta não esteja tranferindo adequadamente a caloria gerada pela resistência...

Em testes que fiz com ferros de baixo custo, os toyos simples são bem melhores e mais baratos que os Hikaris.

Recentemente adquiri uma estação de solda com temp controlada Mod 937 no www.centrodesunkko.com.br por R$120,00 muuiito boa!

Obrigado pela atenção... o Link sugerido esta fora do ar.... qual a marca desta estação de solda que vc adquiriu?

Eu queria postar umas fotos aqui ,,, para poder mostrar como esta ficando.... mais minha camera esta no conserto... e não sei quando volta (se voltar)
Anderson MSN: j1lius(arroba)hotmail(ponto)com
"A humildade de quem sabe e a maior prova do saber" OBRIGADO.
J.lius
Nibble

Mensagempor brasilma » 21 Fev 2007 12:44

Para a solda ficar boa, ambas partes a serem soldadas (ilha e terminal) tem de estar aquecidos a temperatura ideal, e não pode haver oxidação em nenhum dos dois.

Tomados estes cuidados é só não aquecer por muito tempo o pto para não sublimar todo o fluxo.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor phophollety » 07 Mar 2007 16:04

Não tem marca, é genérica, mas garanto (ao menos a minha), é muito boa, na verdade o que tenho notado é que SUNKKO, HAKKO, TOYO, DNS e outras são todas as mesma marca... a resistência é cerâmica e inclui dentro um termopar tipo K, para quem quiser adaptar a lapiseira completa (vendida por R$30,00) é 100% compatível com a Weller EC1000 e EC2000 (essas as que eu testei..)

Fotos:

Detalhe da base e do ferro de solda (o enegrecimento é normal, como em todos os ferros de solda)

Imagem

Detalhe da ponta inclusa no kit (0,2mm), muito boa para smd, diferentes dos ferros normais, por grande parte da resitência estar dentro da ponta a recuperação é muito rápida.

Imagem

A estação completa, com temômetro digital real, o tempo de aquecimento para trabalho é inferior a 1 minuto.

Imagem

Gostei muito do equipamento, comprei juntamente mais uma lapiseira para adaptar na estação Weller (pois peça de reposição Weller é absurdo o preço).
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Voltar para Assuntos Gerais