Conector Edge Card

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

Conector Edge Card

Mensagempor JeanPaul » 25 Abr 2014 09:52

Olá pessoal,

Estou trabalhando num projeto muito parecido com um backplane onde terei módulos que precisam ser acoplados a uma placa principal. A questão é que algumas conexões precisarão suportar correntes de até 50 Adc.

Encontrei várias opções de conectores, porém muitas delas de difícil acesso aqui no Brasil, tanto no que diz respeito a amostras quanto a compras em pequenas quantidades para prototipagem.

Uma das possibilidades que encontrei, que é mais acessível, são os conectores tipo Edge Card. Segue link:

http://www.molex.com/molex/products/datasheet.jsp?part=active/0457190008_EDGE_CARD_CONNECTO.xml

Minha dúvida é quanto à confiabilidade deste tipo de conexão em ambientes hostis. O sistema está sendo desenvolvido para o uso em caminhões e embarcações, onde teremos muita vibração, pó e maresia.

Mesmo utilizando contatos banhados com ouro e evitando ao máximo a vibração das placas, será que não vai dar problema de contatos a médio e longo prazo?

Alguém já trabalhou com este tipo de conector e tem alguma experiência de campo pra me passar?

Aceito ouras soluções para esta questão.

Desde já obrigado!

[]’s
Jean Paul
JeanPaul
Byte

Re: Conector Edge Card

Mensagempor xultz » 25 Abr 2014 11:16

Cara, eu acho que vai dar zica sim. Eu não sou nem um pouco simpático com conectores de borda, porque o contato fica exposto demais.

Se fosse dar uma sugestão, seria para um conector desse tipo:
http://www.digikey.com/product-detail/e ... ND/1991861

Eu já usei num projeto e o material é muito bom. Trabalhei com produtos de telecomunicações, e esse conector é padrão, principalmente por causa da confiabilidade. Uma placa que trabalhei era uma fonte, que na saída de 5V tinha 75A de capacidade, e a solução foi colocar uma porrada de pinos em paralelo prá aguentar a corrente. Como o fechamento dele é bem bacana, o terminal tende a ficar menos exposto e menos sujeito a maresia.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor chrdcv » 25 Abr 2014 15:40

xultz escreveu: Uma placa que trabalhei era uma fonte, que na saída de 5V tinha 75A de capacidade, e a solução foi colocar uma porrada de pinos em paralelo prá aguentar a corrente.

xultz, lendo o manual de um conector (B2P-VH(LF)(SN)), encontrei que o fabricante não recomenda a conexão de pinos em paralelo para obter uma capacidade de condução maior de corrente. Assim, como que a tua treta que bolou permaneceu viva? Parece óbvio que dado um conector de 10 pinos com capacidade de condução de corrente máxima por pino de 10A, poderíamos conectar 10 pinos em paralelo para uma capacidade de condução 75A (considerando que o conector possui características elétricas compatíveis com a tensão a ser submetida).

Observem a nota do conector que citei (http://www.digikey.com/product-search/en?vendor=0&keywords=B2P-VH%28LF%29%28SN%29):
Do not branch in parallel current which exceeds the rated current. If branched in
parallel, current imbalance or other problems may develop. If it is absolutely
necessary to branch such a large current in parallel, be sure to use contacts
made of phosphor bronze. Design the circuits without causing imbalance and
provide an extra margin for each circuit.
Seu Madruga: "O trabalho não é ruim, ruim é ter que trabalhar"
chrdcv
Dword

Mensagempor xultz » 25 Abr 2014 16:09

Ele não recomenda, mas é uma prática normal. Naquela placa, era usado uma porrada de pinos em paralelo, uma galera mesmo. E era um equipamento de telefonia padrão Telebrás, então não era um projeto de fundo de quintal (também conhecido como "aqueles que eu faço").
Veja que na nota o fabricante diz que se isso for realmente necessários, usar pinos cobertos com bronze fosforizado e far uma margem de tolerância (ou seja, usar o triplo do calculado, pelo menos).
xultz
Dword

Mensagempor andre_luis » 25 Abr 2014 19:04

Seja qual for o modelo de conector, é preferível que seja de carreira dupla, pois mecanicamente uma linha de pinos ajuda a ancorar á outra vizinha, forçando menos a estrutura.

Outra caracteristica importante, é que seja mecanicamente "polarizado", impedindo que o usuário realize alguma conexão invertida.
E claro, a trava é essencial em aplicações embarcadas.

Já usamos num projeto algo muito parecido com esse abaixo, se bobear pode ter sido até o mesmo, mas não tenho certeza...

http://www.tme.eu/en/details/mx-43020-0800/micro-fit-connectors/molex/0430200800/#
Imagem

Quanto á distribuição de corrente por pinos, é realmente uma prática comum.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor edison » 26 Abr 2014 20:00

andre_teprom escreveu: .........parecido com esse abaixo, ................+++

São ótimos .
Tenho visto muito desses conectores em nossas máquinas ,tanto nos sinais de controle como de força.
Outra vantagem deles pelo porte é a possibilidade de colar as tags (etiquetas) de identificação.

Por experiencia te digo:
Para correntes mais elevadas ,caso use chicote de fios, recomendo estanhar os fios nos pinos após a climpagem .
Nesse caso geralmente os polos estão limitados a fio 2,5 mm ,dessa forma não escapa de conexões em parralelo.
Como 50 A > fio 10 mm ..........no mínimo 4 polos em paralelo.
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
-----------------------------------------------
edison
Dword

Mensagempor xultz » 28 Abr 2014 08:33

O conector da foto se chama Micro-fit, já usei em muitos projetos e sou fã desse conector. O porém é que ele é muito bom para ligar fios-para-placa, enquanto que pelo que eu entendi a necessidade é conector placa-para-placa, e o Micro-fit não é adequando para esta situação.
xultz
Dword

Mensagempor JeanPaul » 28 Abr 2014 14:27

Pois é Xultz, também pensava que o Mini-fit era uma solução apenas para os casos cabo/placa, mas pesquisando no site da Molex vi que eles possuem modelos para placa/placa também.

http://www.molex.com/molex/products/family?key=minifit_bmi&channel=products&chanName=family&pageTitle=Introduction&parentKey=minifit_products

Achei uma ótima sugestão, já trabalhei com este conector e nunca tive problemas com eles.

Fiz várias pesquisas acerca do edge card é do DIN sugerido pelo Xultz. Os fabricantes mostram vários resultados de testes para garantir a eficácia dos dois, mas não sei. Prefiro confiar mais na experiência de campo mesmo. Ainda estou aguardando um contato da Molex sobre o assunto, mas pra falar a verdade já presenciei problemas de conexão com os dois.

Aqui na empresa temos uma insersora que possui placas encaixadas com edge card e com conectores DIN. Volta e meia temos que desligar tudo e reencaixar as placas por problemas de conexão. Como elas estão submetidas aos mesmos agentes que o sistema que estou trabalhando será submetido - pelo menos ao pó e a vibração - fiquei com bastante receio de utilizar uma das duas soluções.

Praticamente bati o martelo. Vou pedir umas amostras deste Mini-fit pra ver como vai ficar e aguardar um retorno da Molex pra tomar a decisão.

Obrigado a todos por compartilhar suas experiências e pelas sugestões.
Quando receber o material posto aqui minhas impressões.

[]'s

Jean Paul
JeanPaul
Byte

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos