Fim dos MCUs pequenos?

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Fim dos MCUs pequenos?

Mensagempor mastk » 07 Mar 2014 13:12

mastk
Dword

Re: Fim dos MCUs pequenos?

Mensagempor xultz » 07 Mar 2014 13:27

Eu não entendi bem a tua opinião. O fim dos MCUs de um modo geral eu acho meio generalista, a quantidade de aplicações deep embedded onde não se necessita de um processador de muitos pinos é imensa. Haja visto que mês passado eu vi o anúncio de um micro ARM da NXP de 8 pinos em encapsulamento DIP.
O que tende a sumir são micros de 8 bits difícies de serem usados, como PICs de 1k de memória que só têm utilidade se programados em assembly. Com a redução do tamanho dos transistores, é possível colocar numa pastilha de mesmo tamanho bem mais circuitos que podem tornar a vida do desenvolvedor mais fácil, ganhando tempo de desenvolvimento, que custa muito caro. Passar uma semana mastigando datasheets prá conhecer a função de cada bit de SFRs está perdendo o sentido. O desenvolvimento precisa ser mais ágil, mas MCUs pequenos, não acredito que venham a morrer tão cedo.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor andre_luis » 07 Mar 2014 13:50

Creio que o fenomeno possa ser melhor avalidado sob a ótica da produção em escala.

Os cores de maior capacidade 32bits atendem também aos requisitos demandados pelas aplicações onde cores de 8bits eram suficientes. Assim, aqueles que já disputam o mercado de embarcados podem obter um ganho extra disputando com as velhas familias de processadores.

"Os micro controladores de oito bits abriram o mundo para a tecnologia de embarcados para aplicações simples e eficientes...

...foi um mercado que cresceu muito de 1980 até o começo desse século, porem, não sei se trata de uma crise ou de uma tendência..."

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor mastk » 09 Mar 2014 21:12

Curiosos, caros colegas, que mesmo com o Arduino sendo um sucesso, ele não faz com que a Atmel se torne mais relevante no mercado de embarcados ou que tenha lucros imensos.
Uma coisa acho importante lembrar é que a Freescale se aproximava da Intel ocasionalmente em ofertas de soluções altamente integradas e de alta performance e seu processadores TOP estão estagnados a um bom tempo.
É de se pensar qual será o rumo que teremos de tomar nos próximas anos, afinal, para mim e creio que para todos vcs, as demandas de produtos são cada vez maiores, com mais recursos, melhor custo e com mais especialidades.

Penso nos novatos que aparecem ocasionalmente e penso no conhecimento que tive que gerar nesses anos e começo a pensar se haverá muitos desenvolvedores com nos que unem software e hardware, lidando com todos os problemas de um processo de produção e partindo apenas da ideia de um empresário.
mastk
Dword

Mensagempor andre_luis » 09 Mar 2014 23:01

mastk escreveu:...Penso nos novatos que aparecem ocasionalmente e penso no conhecimento que tive que gerar nesses anos e começo a pensar se haverá muitos desenvolvedores com nos que unem software e hardware, lidando com todos os problemas de um processo de produção e partindo apenas da ideia de um empresário.

Você está pensando em resolver problemas atuais no contexto do passado

Realmente, aprendi muito apanhando dos bits e dos chips, mas numa época em que seria até factivel pensar em produto nacional competivo. Hoje, compra-se um kit de desenvolvimento de 32 bits, e com ele já podemos ter quase tudo pronto.

O fato é que os cores estão mais eficientes hoje em dia, comportando fazer pelo mesmo preço, com muito mais recursos do que os antigos 8 bits eram capazes de fazer, e bem mais rápido.

Para os que realmente pretendem desenvolver e produzir botoeiras, dimmers, alarmes, paineis e afins, realmente tem de aprender ASM e mexer com cores de 8 bits, mas o mercado de trabalho praqueles que se estagnaram por aí não é promissor, mas sempre haverão alguns novatos tão curiosos como nós por aí, que ironicamente são desencorajados a largar mão dos 8 bits em prol dos poderosos 32 bits ( parece até contraditório, não acha ? ).

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor mastk » 10 Mar 2014 08:17

Penso andre que para quem começa é importante dominar por completo algo, nenhuma pessoa é recomendada a começar em eletrônica fazendo um radio, o melhor é ascender um LED, fazer piscar e assim por diante.
Da mesma forma, como ocorre na faculdade com controle e outras matérias, a forma clássica de analisar e resolver os problemas deve ser abordada antes de se ensinar os softwares e métodos computadorizados de solução e analise dos problemas.
Resumindo, é bom que se comece com um processador de 8 bits mesmo, poucos periféricos, custando pouco e que se sinta bem, apôs isso sim, procurar os de 32 bits.
Olhando para o mercado amador de eletrônica veja se concorda:
O cara começa com um arduino uno.
Passa para um MEGA ou DUE.
E por fim se dedica a RASPBERRY ou similar.

É a mesma realidade do mercado só que um custo de R$500,00 aproximadamente e tocando em todos os níveis básicos dos embarcados atuais.
mastk
Dword

Mensagempor pbernardi » 10 Mar 2014 10:08

Você está pensando no ponto de vista do indivíduo mastk.

Quem vende processador não liga se você vai aprender do jeito certo ou não. Eles ligam para quem faz produtos e vende, pois gera caixa para eles.

Embora eu concorde que a *pessoa* aprenda mais dominando o ciclo de desenvolvimento completo, para produtos em massa o padrão hoje e pegar algo pronto (um AN, um código open-source) e fazer um delta em cima, para ter um time-to-market e custo de desenvolvimento baixo.

O mercado não liga se o desenvolvedor faz a coisa correta ou não. O mercado liga para quem produz.
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Mensagempor ze2 » 10 Mar 2014 10:14

Bom, isso é offtopic, e corroborando o amigo bernardi, gostaria de registrar minha experiência e ponto de vista profissional.
Permiti-me discordar das frases onde se encontra a palavra ASM e registrar algo prático que projetei que vendeu (alguns vendem até hoje). Apenas conhecendo as funções de alguns registros é suficiente fazer tudo em c. HC908,ATTINY,LPC são alguns ex. com projetos funcionais cujo contato com seus asm foi zero. Com relação ao pic,8051, um bom compilador (hitech-c) é capaz de otimizar o código de tal forma que o tamanho do "executável" chega a ficar como se tivesse sido feito por um ótimo programador asm.
Como sabemos que isso não vai levar a lugar algum, peço a gentileza de ignorar pois isso seria meio como como que a velha briga entre ciência e religião. Foi apenas opinião pessoal para registro e análise de algum navegante principiante errante. (aliás... herrar é umano)
ze2
Byte

Mensagempor mastk » 10 Mar 2014 11:02

Sim caros, os pontos de vista dos senhores é a realidade.
O que digo, é que é importante ter opções de aprendizado.
Vou dar um exemplo, ao estudar processadores de médio porte de 32 bits, haviam módulos que possuíam dezenas de registros e muitos formas de operação e chega ao ponto do modulo ser mais complexo em uso que a CPU, dado que o documentação dela é vasto e é possível se testar de forma pratica as instruções, já o comportamento do modulo é complicado.
Acho que todos devem concorda que é totalmente abstrato um processador até se passar de certas fases, só depois de um tempo, uma instrução ASM ou C se torna algo bem concreto.

E devo concordar que o fabricante de chips não deve ter o foco no iniciante, porem todos os que aqui se encontram vão morrer e vamos precisar de gente nova daqui a 80 anos fazendo produtos embarcados, seja lá como eles serão e os fundamentos, muito provavelmente serão os mesmos.
Dou um exemplo, o MC68000 é muito mais simples e amigável que o 8088, e creio, que por isso vi muito mais produtos com o primeiro.
mastk
Dword

Mensagempor andre_luis » 10 Mar 2014 20:03

mastk escreveu:...para quem começa é importante dominar por completo algo, nenhuma pessoa é recomendada a começar em eletrônica fazendo um radio, o melhor é ascender um LED, fazer piscar e assim por diante...

Concordo contigo, mas essa é a função da faculdade ou curso técnico: ensinar o fundamental. Achei que você estivesse se referindo á aplicações profissionais. No meu caso particularmente, aprendi Z80 na escola técnica, e Intel 286 na faculdade, ambos em assembly, e o PIC embora usado profissionalmente, pouco agregou de novos conhecimentos...no fundo é tudo MCU.

De qualquer modo, como o pbernardi mencionou implicitamente, estamos sugeitos á ditadura do mercado.

O fato é que esses conhecimentos adquiridos no mundo academico continuam guardados, latentes, no fundo da memória, e não creio que devido ao fato dos novos profissionais não terem passado por isso, não sejam capazes de resolver os mesmos problemas pelos quais passamos...eles apenas tem a sorte de não ter de passar por isso, já que que vem tudo pronto atualmente.

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor mastk » 10 Mar 2014 23:48

Dito isso Andre, sempre que aparecer um novato, eu vou recomendar um 8051, PIC ou Arduino, pelo o fundamento.
mastk
Dword

Mensagempor pbernardi » 10 Mar 2014 23:52

Não! Você não quer que o sujeito aprenda? :twisted: :roll:
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Voltar para Assuntos Gerais