Botões para PCI no Painel Frontal do Equipamento

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Botões para PCI no Painel Frontal do Equipamento

Mensagempor MOR_AL » 26 Fev 2014 11:13

Estou montando um não tão pequeno circuito.
Ele possui alguns botões, daqueles que são soldados nas PCI.
Mas quero colocar o circuito dentro de uma caixa, para ficar mais apresentável e mais confiável. Esses botões ficariam localizados na superfície SUPERIOR da caixa, junto com um mostrador LCD 16x2.
Devido a pequena altura destes botões, cerca de 0,5cm, até pensei em coloca-los em outra placa e esta na parte interior (ou mesmo no exterior) da face SUPERIOR do equipamento.
O problema é que esta placa seria ligada por fios em conectores.
Para poder conectar as duas placas, seria necessário um cabo maior que a distância final, quando as duas placas ficarem instaladas. Por experiência, sei que com o tempo alguns fios sempre rebentam.
Já pensei em colocar a placa dos botões conectada diretamente na placa principal, mas aí além do problema da altura exata (precisão de menos de um milímetro em um espaço de 3 a 4 cm), a placa principal tem conectores BNCs a serem conectados na face FRONTAL. Aí a precisão teria que ser em dois planos. FRONTAL E SUPERIOR.
Para complicar ainda mais, a caixa teria que ter furos para deixar passar tanto os conectores como os botões e sabemos que nunca há total coincidência dos furos com os componentes. Não em uma montagem caseira.

Alguém já passou por essa experiência?
Como o problema foi resolvido?
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Re: Botões para PCI no Painel Frontal do Equipamento

Mensagempor longo.251272 » 26 Fev 2014 12:52

Já passei por varias tentativas e no final resolvi usar teclado de membrana por alguns motivos :

1 - As medidas da caixas plásticas, solda do componente nunca são as mesma, oque inviabiliza o uso das teclas;
2 - Tinha problema de entrar um tipo de óleo lubrificante que usam nas máquinas aqui e ele entrava na tecla e isolava os contatos;
3 - O custos da tecla que estava usando cada vez ficava mais caro;

Com a membrana as variações das medidas não interferem, não precisa fazer os furos onde vão as teclas e dificilmente entra óleo nelas. Ficou bem mais barato e fácil de substituir se houver algum dano, eu mando um frontal com a membrana já colada e o próprio cliente troca ela.
longo.251272
Byte

Mensagempor xultz » 26 Fev 2014 13:16

Já passei por isso.
A solução: modelei tudo no SolidWorks e roteei a P**** toda no Altium. O resultado é fantástico.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor MOR_AL » 26 Fev 2014 16:09

São apenas 4 teclas.
A única vantagem, no meu caso, para teclado de membrana, seria a precisão da furação da face superior da caixa. Fora isso ainda teria a conexão com a placa base via cabo ou filetes em membrana.
O ambiente é o do meu labor... ehrr, quartinho de eletrônica. É quase limpo.
SolidWorks, Altium? ... E depois. A montagem....

Bom.
De todos os problemas expostos, dois deles ficam solucionados. Colando os botões na face externa superior. Os furinhos suficientes para passar os terminais quase não aparecem.
1 - A face não fica com cortes que não coincidem com os botões. Os fios iriam a um conector colado na face interna superior e daí o tal cabo para a placa principal. Caso tivesse uma placa de CI dedicada aos botões na face externa superior, também não ficaria bonito.
2 - Não haveria mais a necessidade de coincidência das medidas das placas com os componentes nas duas faces (frontal e superior). Bom. O problema continua devido ao LCD.
Como desvantagem fica o tal cabo entre o conector colado na face interna superior e a placa de CI.

A menos que alguém tenha uma ideia melhor, parece que esta é a mais apropriada.

Quanto ao LCD, fiz uma meia boca. O corte na caixa não ficou muito coincidente com o LCD, então coloquei um cartão de visitas de plástico, cortado com mais precisão.
Neste vídeo aparece o tal cartão branco em volta do LCD. O LCD e os conectores ficaram todos fixos na placa mas a coincidência das medidas não ficou legal sem o cartão.
À partir do quinto minuto aparece a montagem definitiva.

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Voltar para Assuntos Gerais