Comunic. PIC x PIC via IR e PIC x PALM

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Comunic. PIC x PIC via IR e PIC x PALM

Mensagempor cristian » 14 Fev 2007 08:43

bom dia ,

ja rodei o forum atras desse topico ja li vairos postes mas nao me satisfez entao abri este . Se tiver errado me corrija

o problema é o seguinte comprei um palm E2 e peguei um programa que umas string via IR pra controle de cargas . A transm. é simples ex: C1L
carga 1 ligar.

coloquei um recptor de Ir que é usado em Video cassete mas nao deu certo o codigo sai todo maluco

deixei o palm de lado e fiz no pic este mesmo comando ele transmite C1L
via Ir ( coloquei um bc e um led Infra ca saida TX da usart ) pra o pc via Max 232 ->rs232 no Hiperterminal mas tb nao funcionou

dai fiz varias pesquisas e so se fala nesse tal de MCPxxxx , pra cod e dec os sinais IR

vi tb que nao se transmite o codigo direto do usart do pic tenho que modular em 38khz via PWM porta Nand

Coloquei o Osciloscopio na saida do rec IR e vi que ele recebe o codigo mesmo sem modular em 38Khz mas porque nao funciona ?

o que tenho de fazer pra receber este codigo do palm ou pic sem o uso do MCPxxxx?

com um acoplador optico aconteceria o mesmo?

depois vem o tal do protocolo IRda que no palm diz que usa o IRcomm

alguem teria uma informaçao a colaborar?
cristian
Word

Mensagempor caduhitec » 14 Fev 2007 11:15

Qual palm vc utiliza? Os mais antigos, eu uso o Palm 100, aceita o SIR, Serial Infra Red, de fácil implementação. Os Tungsten E e alguns outros não aceitam SIR, ai tem que partir para o IrComm, mais complicado. Eu aconselho usar o MCP2120 para SIR, ele faz todo o trabalho de modulação e demodulação da comunicação serial x SIR para vc.
caduhitec
Bit

Mensagempor 1c3-br34k » 14 Fev 2007 11:47

Olá...

Trabalhei com o MCP 2120 fazendo comunicação IR com o Palm... Funcionou bem utilizando o Palm m100 e Vx mas com os mais novos ainda não testei.

Na epoca que mexi... (3 anos atrás) a Microchip disponibilizava alguns CI's que cuidavam do protocolo Irda sem maiores preocupações, eram a linha MCP215x...

Toda a literatura que tem no próprio site da Microchip é completo e bem exaclarecedor... recomendo...

Até mais
Leonardo Moreira Alves

"Se os engenheiros lessem o manual, o mundo seria um lugar melhor."
Andrew S. Grove - CEO, Intel Corporation, 1999
linux user #333777
1c3-br34k

Mensagempor cristian » 14 Fev 2007 16:36

uso o palm Tugenstem E2 ele realmente é IrComm

acabei de fazer o pwm pra 38khz coloquei num 4011 (nand sem schmitt) e nao deu certo sera que pode ser o fato do ci nao ser o apropriado

a onda que ele gera e bem quadrada mas ao jogar no transistor ele deforma um pouco

o ci mcp2120 custa uns 7,00 + 30,00 sedex, farnell

estou usando baudrate de 9600bps esta bom?

vou achar uma forma de decodificar estes codigos
cristian
Word

Voltar para PIC