Alimentação Pic

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Alimentação Pic

Mensagempor Moreto » 28 Nov 2013 15:08

Olá Srs...
Estou tendo um problema com meu projeto, e talvez a solução seja simples, mas eu não achei..
Nesse projeto, a 1º coisa que o Pic faz é selar a alimentação dele mesmo. E quando apertado o botão de liga/desliga de novo, ele quebra o selo e interrompe a própria alimentação. Mas eu implementei uma função a mais no projeto, onde o Pic fica monitorando a tensão das pilhas. Então tem uma linha ligando a saída das pilhas pra um Port do Pic.
O meu problema é que quando ele quebra o selo, o Pic continua rodando, porque ele se alimenta pelo Port que lê as pilhas.
Tem alguma configuração que impeça ele de fazer isso??
Eu tentei usar o Browout Reset, pra ele resetar quando a alimentação cair, e coloquei um If na hora de fazer o selo, garantindo que ele somente liga pelo aperto do botão, mas por algum motivo ele entra em um loop que deixa a tensão muito instável... E também ele fica consumindo, porque está rodando, só fica travado num loop que eu pus..
Se alguém tiver algo a acrescentar eu agradeço desde já...
Moreto
Bit

Re: Alimentação Pic

Mensagempor andre_luis » 28 Nov 2013 21:45

o PIC que você tá usando possui módulo de comparador analógico embutido ?

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor ze2 » 29 Nov 2013 14:59

o quê??! voce liga um pino do port no proprio no vcc dele?? (claro que não né).
Uma opção seria voce deixa-lo em sleep. é quase que o mesmo que desligar.
ze2
Byte

Mensagempor RobL » 30 Nov 2013 14:34

Coloque um Mosfet, ou qualquer coisa similar, em série com a bateria (ou pilha) de forma ao desligar, o gate (ou base do transistor) vai a zero e corte a linha da bateria para a porta.
RobL
Dword

Mensagempor andre_luis » 30 Nov 2013 16:02

Uma ilustração do que o RobL sugeriu está no circuito do link abaixo.
Basicamente, o uC se desliga pelo Mosfet de baixo, e o botão religa manualmente pelo Mosfet de cima :

http://circuit-diagram.hqew.net/Adding- ... 13348.html

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor Moreto » 02 Dez 2013 12:09

Pois é, eu tentei fazer essa "chave" com o transistor, mas era um BC337, e ele deu um aumento na tensão no emissor dele.
Mas acho que com o MOSFET dá certo...
O modo sleep também seria uma opção... Um pouco mais trabalhosa, mas eh uma opção.
Agradeço os toques...
Moreto
Bit

Mensagempor Moreto » 02 Dez 2013 12:10

andre_teprom escreveu:o PIC que você tá usando possui módulo de comparador analógico embutido ?

+++

Tem sim, é o 18F2550, ele tem o Módulo MCCP..
Moreto
Bit

Mensagempor Moreto » 03 Dez 2013 16:16

Srs. não tem como deixar um pino do Pic em tri state?? Acho que isso resolveria o problema...
Eu consegui usando o transistor como uma chave, mas se desse pra resolver só por software é vantajoso..
Moreto
Bit

Mensagempor RobL » 09 Dez 2013 10:23

Enquanto o chip estiver devidamente alimentado, tem com deixar em tristate. Quando ficar sem alimentação, um chip se transforma em um amontoado de junções PN, principalmente com o substrato. Por isso alguns chips tem um pino exclusivo para alimentação por baterias.
O jeito é estudar como fica sua porta quando desligada, ou seja, qual o circuito formado.
RobL
Dword

Mensagempor cfreund » 09 Dez 2013 13:10

O ze já cantou a bola:

Modo Sleep. Esse pic vai consumir 100nA.

Usa o botão para gerar interrupção e retomar as atividades.

Esquece transistor, mosfet e o kct a 4!
Cláudio F
cfreund
Word

Mensagempor RobL » 09 Dez 2013 15:12

O modo sleep também seria uma opção... Um pouco mais trabalhosa, mas eh uma opção.

Deve haver alguma dificuldade "ou mistério" pelo qual ainda não foi utilizado o modo sleep.
Coloque sua dificuldade por que o modo sleep lhe complica ou é mais trabalhoso .
RobL
Dword

Mensagempor Moreto » 11 Dez 2013 13:31

RobL escreveu:

Deve haver alguma dificuldade "ou mistério" pelo qual ainda não foi utilizado o modo sleep.
Coloque sua dificuldade por que o modo sleep lhe complica ou é mais trabalhoso .

Bom, não tem complicação na questão da programação. É que é um equipamento alimentado por uma bateria, então teria que averiguar qual seria o consumo no modo sleep, já que o equipamento pode passar dias sem ser ligado, e estaria no modo sleep, se isso seria suficiente para descarrega-lo.
Confesso que nunca usei essa função do PIC, então iria exigir um tempo pra pesquisar os registradores envolvidos, fazer uns testes e tal.
Mas é um conhecimento que se adquiri também.
Enfim...
Mas usando o transistor como uma chave dá certo. Eu tinha configurado errado da 1º vez. Colocando um pull-down no emissor do transistor, e o coletor pega direto da bateria.. Tem um aumento de milésimos de volts, mas é desconsiderável...
Moreto
Bit

Mensagempor cfreund » 11 Dez 2013 15:31

Esse pic que vc está usando, segundo o datasheet, irá consumir 100nA (nano Amperes por hora).

100nA = 2.4uA por dia ou 876uA por ano.

A bateria descarrega mais do que isso no vazio.

Se tiver consumo depois do microcontrolador, desligue através de um mosfet controlado pelo pic.
Cláudio F
cfreund
Word

Mensagempor Moreto » 13 Dez 2013 07:22

cfreund escreveu:Esse pic que vc está usando, segundo o datasheet, irá consumir 100nA (nano Amperes por hora).

100nA = 2.4uA por dia ou 876uA por ano.

A bateria descarrega mais do que isso no vazio.

Se tiver consumo depois do microcontrolador, desligue através de um mosfet controlado pelo pic.

cfreund, muito obrigado a disposição de pesquisar essa informação....
Vou testar colocar o pic em sleep, e depois posto os resultados aqui..
Valeuss....
Moreto
Bit

Voltar para PIC