a intel pode ser uma bosta para projetar coisas, mas eles mandam bem nos negocios e nao colocam todos os ovos na mesma cesta (x86):
http://news.cnet.com/8301-1001_3-576098 ... -arm-chip/e isso explica pq eles nao fazem questao de caprichar nos x86: se os arms dominarem, eles vao ganhar ainda mais grana.
ah! e sobre o seu comentario xuxu, veja bem, nao eh por mah vontade minha, mas a maioria dos fabricantes de arm licencia o core pq nao tem capacidade de projetar um core por conta... soh que, entao, qual eh a capacidade dessas empresas de projetar os perifericos e integrar tudo isso? veio um cara da nxp aqui me oferecer um chip "estavel", que esta em producao faz tres anos, soh que o cara me mostra um datasheet cheio de TDBs. eu pergunto se tem alguma garantia por escrito para o fornecimento por dez anos, o cara ri e me diz q isso nao existe na industria. eu mostro no site da freescale uma garantia publica de fornecimento de 5, 10 e 15 anos...daih o cara simplesmente vai embora chorando sem falar uma palavra, pq a nxp nao consegue fazer algo basico, tipo produzir um 68000 por 30 anos seguidos. daih eu vou olhar o arm da ST, que faz tudo que eu preciso, mas descubro q eles consertam os defeitos no silicio removendo capitulos do datasheet, que comedia isso meo! da atmel eu tomei no zoio no primeiro arm que fui usar pq o controlador sdram nao funcionava e tinha q esperar uma revisao do chip que nunca vinha. e, finalmente, vou lah tocar um projeto com o maior fabricante de arms do mercado (nao vou citar nomes, mas todo mundo sabe q era a intel), escolho um arm que deixa os arms do steve jobs no chinelo e descubro da pior forma possivel que o maior fabricante de arms do mercado malemal sabe como o core funciona e demora 3 meses para resolver um bug realmente ridiculo! mas bom, nao dah para desanimar... e eu tenho visto uns fabricantes de grande credibilidade trabalhando com arm: apple, freescale, texas, xilinx, altera, etc. neh, se for raciocinar um pouco: eles nao sao a intel (os caras sao grandes, mas tem um longo historico de nao saberem o que estao fazendo e soh fazerem m****) e nao sao meros licenciadores de tecnologia (ironia do destino: antes de fabricar arms, a ST, nxp e atmel licenciaram cores 68000, ou seja, nao eh de hoje que preferem licenciar do que projetar). muito pelo contrario, apple, freescale, texas, xilinx, altera, etc tem historico de projetos bem feitos e projetos de grande complexidade, o que torna a integracao de um arm uma coisa trivial e confiavel... resta saber se estes fabricantes vao oferecer ferramentas decentes, pq se for para ficar sofrendo, melhor ficar sofrendo com o que jah tah tenho funcionando aqui!