Testes de Compatibilidade

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Testes de Compatibilidade

Mensagempor Maffeis » 29 Out 2013 07:45

Como eu poderia testar uma placa contra ruídos irradiados conduzidos.

Gostaria de gerar esses ruídos, já ouvi falar de radio amador, acendedor de fogão, alguma coisa de bobina enrolada na alimentação para conduzido.

Alguma sugestão.

Teria alguma maneira de medir esse ruído?

Obrigado.
Maffeis
Word

Re: Testes de Compatibilidade

Mensagempor tcpipchip » 29 Out 2013 08:00

Furadeira ligando e desligando na mesma bancada
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor brasilma » 29 Out 2013 08:30

Nossa...!!! É bastante provável que o teste não tenha muita significância*, pois as condições reais de aplicação são bastante precisas, antena dipolo, polarização vertical e horizontal por todos os lados, distância (não me lembro) e potência padrão de emissão (3V ou 10V /m (depende do tipo de instrumento)), frequência senoidal de 1kHz, câmara anecoica.

*Já fiz isso após ter ensaiado o equipamento oficialmente (sabia qual era a intensidade da interferência), então peguei um HT e fui ajustando as condições distância, posição da antena, potência, até causar uma interferência similar. Depois fui trabalhando no equipamento e refazendo os testes.

Gabinete metalizado. De uma forma geral precisa vedar qualquer fresta com material condutivo, o mais utilizado são fitas de cobre adesivas, a entrada de alimentação deve possuir um ferrite o mais próximo da entrada (coloque um outro logo após a entrada dentro). Cuidado com o display e teclado, devem ter ferrite nos cabos. O sistema pode até sentir a interferência, porem quando cessar deve retornar ao valor anterior.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor pbernardi » 29 Out 2013 08:47

Olá Maffeis,

Bom vamos esclarecer alguns pontos:

Você pode testar seu equipamento com testes de emissão radiada, e testes de emissão conduzida. Logo, um teste de ruídos "irradiados conduzidos" não faz sentido.

Outra detalhe são que nos testes de emissão, são medidos o efeito do seu equipamento do ambiente (ou seja, o ruído que o seu equipamento causa ao redor).

Assim, acredito que o teste que você procura seja o de imunidade (entre os principais estão a imunidade conduzida, imunidade radiada e imunidade a ESD) - que testa o efeito de ruídos ao seu equipamento. Procurando por testes de imunidade no google vai lhe trazer resultados mais concretos. Uma boa referência em português sobre esses testes pode ser encontrado aqui:

É sempre bom ver que as pessoas querem melhorar seus equipamentos, é um bom sinal. Mas, como o Brasilma disse, os testes de EMI são bem específicos. Fazer testes caseiros pode melhorar funcionalmente o seu produto, mas não vai lhe trazer certificações e não garante 100% o bom funcionamento.
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Mensagempor Maffeis » 29 Out 2013 09:15

ah sim

queria alguma coisa que eu pudesse simular esses testes, 100% eu sei que eu não vou conseguir fazer em casa.

esses testes são caros demais
Maffeis
Word

Mensagempor Maffeis » 30 Out 2013 09:17

brasilma

nunca entendi direito essa historia de 3V 10V 20V/m jah ouvi falar q automobilística usa 600V/m
Maffeis
Word

Mensagempor Milhoci » 05 Ago 2014 11:06

Os ensaios de imunidade eletromagnética são feitos para ver quanto de interferência o equipamento aguenta sem apresentar problemas. Os valores para imunidade irradiada para a área médica são 3V/m e 10V/m para equipamentos de suporte a vida. A frequencia de ensaio eu acho que é de 80MHz a 3GHz com modulação de 1KHz AM.
Se for algum produto importante, recomendo que você pegue 4 horas de ensaio no IBEC para brincar um pouco na camara semi anecóica, é bem divertido hehe. Lá você consegue testar vários circuitos e ver qual se comporta melhor.
Ah, para imunidade a norma é a 61000-4-3.

Att,
Bruno Milhoci
Milhoci
Byte

Mensagempor MOR_AL » 05 Ago 2014 18:29

Em 19 e antigamente (início da década de 80), fiz um equipamento para testar equipamentos devido a EMI.
Não era coisa simples e nem barata. Os testes ocorriam dentro de uma Gaiola de Faraday (aprox. 4m x 3m), que além de cara exigia um local apropriado para ficar.
Me baseei nas normas da BEAMA.
Apesar disso, o equipamento montado não era homologado. Servia apenas para se ter uma ideia do quão suscetível era o equipamento sob teste. Servia para você ir descobrindo os pontos fracos do seu equipamento e ir melhorando, até ele poder ser enviado para testes em empresas homologadas. Estes sim com garantias.
Pesquise no Google.
Na página principal ( http://www.beama.org.uk/ ) procura por "guide_to_surge_protection.pdf".
Em "More Publications" tem muito mais coisas...
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Voltar para Assuntos Gerais